A importância do trabalho prático no ensino das ciências: um estudo com alunos do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Babo, Diva Tatiana Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7003
Resumo: O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, teve por base os Estágios pedagógicos realizados no Centro Escolar do Bairro S. Vicente de Paula e na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Monsenhor Jerónimo do Amaral e uma investigação realizada no âmbito das Ciências da Natureza. Estes Estágios foram realizados no âmbito de diversas disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio, no caso do 1.º CEB e Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza, no caso do 2.º CEB). A investigação foi realizada no 2º Ciclo do Ensino Básico mais concretamente ao nível do 5º ano. Tendo em conta a nossa temática de investigação, este relatório focaliza-se, predominantemente, na prática pedagógica realizada no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza do 2.º CEB. Pretende-se ao longo deste relatório refletir sobre a importância do trabalho prático no contexto de ensino-aprendizagem das ciências e no papel que o professor deve assumir neste âmbito. Deste modo, sustentamos esta reflexão na perspetiva construtivista do ensino-aprendizagem das ciências, tendo sido esta a base de escolha e fundamentação dos métodos, estratégias e recursos de ensino utilizados na nossa prática pedagógica. A principal finalidade do estudo realizado consistiu em compreender a importância da utilização do Trabalho Prático no desenvolvimento das competências específicas para a literacia científica dos alunos, no âmbito das competências presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico. Para este efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa segundo uma abordagem interpretativa e os dados foram recolhidos através da observação participante e de dois questionários. Os resultados permitem iluminar as alterações sobre as conceções dos alunos face a alguns aspetos da ciência. Este Relatório poderá também contribuir como instrumento de consulta para outros professores que pretendam realizar investigações nesta temática pois constitui uma preciosa ferramenta de aprendizagem, reflexão e avaliação pedagógica. Permitiu uma melhor e maior conscientização acerca do trabalho por nós realizado na prática pedagógica, bem como estudar e apresentar pistas para a melhoria da mesma no futuro, de uma forma clara, objetiva e concisa.
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Tendo em conta a nossa temática de investigação, este relatório focaliza-se, predominantemente, na prática pedagógica realizada no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza do 2.º CEB. Pretende-se ao longo deste relatório refletir sobre a importância do trabalho prático no contexto de ensino-aprendizagem das ciências e no papel que o professor deve assumir neste âmbito. Deste modo, sustentamos esta reflexão na perspetiva construtivista do ensino-aprendizagem das ciências, tendo sido esta a base de escolha e fundamentação dos métodos, estratégias e recursos de ensino utilizados na nossa prática pedagógica. A principal finalidade do estudo realizado consistiu em compreender a importância da utilização do Trabalho Prático no desenvolvimento das competências específicas para a literacia científica dos alunos, no âmbito das competências presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico. Para este efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa segundo uma abordagem interpretativa e os dados foram recolhidos através da observação participante e de dois questionários. Os resultados permitem iluminar as alterações sobre as conceções dos alunos face a alguns aspetos da ciência. Este Relatório poderá também contribuir como instrumento de consulta para outros professores que pretendam realizar investigações nesta temática pois constitui uma preciosa ferramenta de aprendizagem, reflexão e avaliação pedagógica. Permitiu uma melhor e maior conscientização acerca do trabalho por nós realizado na prática pedagógica, bem como estudar e apresentar pistas para a melhoria da mesma no futuro, de uma forma clara, objetiva e concisa.The present Internship Report, indispensable for the degree of Master of Education for the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, was based on the teaching internships performed in Centro Escolar do Bairro S. Vicente de Paula, Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Monsenhor Jerónimo do Amaral and an investigation within Natural Sciences. These stages were performed under various disciplines (Portuguese Language, Mathematics and Environmental Studies, in the case of the 1st CEB and Portuguese Language, History and Portugal Geography, Mathematics, Natural Sciences, in the case of 2nd CEB) . The research was performed in the 2nd Cycle of Basic Education more specifically the 5th grade level. Given the theme of our research, this report focuses predominantly on the teaching practice conducted within the discipline of Natural Sciences of 2nd CEB. It is intended in this report to reflect on the importance of practical work in the teaching-learning of science and the role that the teacher should take in this area. Thus, we argue that this reflection on constructivist perspective of teaching and learning science, has been the basis of choice and justification of the methods, strategies and teaching resources used in our pedagogical practice. The main purpose of the study was to understand the importance of using the Practical Work on the development of specific skills for scientific literacy of students, under the competent powers presented in the National Curriculum of Basic Education. For this purpose, we performed a qualitative study according to an interpretative approach and data were collected through participant observation and of two questionnaires. The results allow us to in light the changes on the conceptions of students facing some aspects of science. This Report may also contribute as a reference tool for other teachers who do research on this topic since it is a valuable tool for learning, reflection and pedagogical evaluation. It allowed a better and greater awareness of the work performed by us in the pedagogical practice, as well as study and present clues for improving the same in the future, in a clear, objective and concise way.2016-12-06T11:00:51Z2016-12-06T00:00:00Z2016-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7003porBabo, Diva Tatiana Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:31:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:45.403855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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