Educação física como meio facilitador de aprendizagens de padrões matemáticos em crianças de 3 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/17893 |
Resumo: | A educação física e a matemática, embora constituam domínios integrados numa mesma área de conteúdo da educação pré-escolar, a da área de expressão e comunicação, são muitas vezes utilizadas de forma desassociada pelos educadores, ou seja, ou abordam a matemática ou dinamizam sessões de educação física, não usufruindo da possível interligação entre estes domínios na sua intervenção pedagógica para potencializar as aprendizagens das crianças. Este estudo procura aprofundar o conhecimento sobre esta relação e propor formas de articulação que potenciem o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Este estudo de cariz qualitativo e quantitativo contou com a participação de vinte e quatro crianças de três anos de idade em contexto de Jardim de Infância. Como objetivo principal esta investigação pretende dar resposta à seguinte questão: “Será que a educação física promove aprendizagens de padrões matemáticos?”. Para tal, foi fulcral a utilização de diversos procedimentos metodológicos e instrumentos, tais como observação participante, notas de campo e entrevistas semiestruturadas, bem como averiguar se toda a intervenção educativa contextualizada teve algum impacto nas conceções das crianças acerca dos padrões de repetição. Os resultados demonstraram que tanto as sessões de educação física como as sessões de matemática, com padrões de repetição em contexto de sala de atividades, tiveram um valor acrescentado nas conceções das crianças e no desenvolvimento do conhecimento acerca dos padrões de repetição. Contudo, o grupo de crianças que realizou as sessões de educação física teve ainda uma maior facilidade na construção dos padrões de repetição. Os resultados realçam a importância da ligação entre diferentes áreas de conteúdo, neste caso entre a matemática e a educação física, bem como a exploração do jogo, no contexto das aprendizagens das crianças no Pré-escolar. |
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Educação física como meio facilitador de aprendizagens de padrões matemáticos em crianças de 3 anosEducação físicaEducação pré-escolarMatemáticaPadrões de repetiçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA educação física e a matemática, embora constituam domínios integrados numa mesma área de conteúdo da educação pré-escolar, a da área de expressão e comunicação, são muitas vezes utilizadas de forma desassociada pelos educadores, ou seja, ou abordam a matemática ou dinamizam sessões de educação física, não usufruindo da possível interligação entre estes domínios na sua intervenção pedagógica para potencializar as aprendizagens das crianças. Este estudo procura aprofundar o conhecimento sobre esta relação e propor formas de articulação que potenciem o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Este estudo de cariz qualitativo e quantitativo contou com a participação de vinte e quatro crianças de três anos de idade em contexto de Jardim de Infância. Como objetivo principal esta investigação pretende dar resposta à seguinte questão: “Será que a educação física promove aprendizagens de padrões matemáticos?”. Para tal, foi fulcral a utilização de diversos procedimentos metodológicos e instrumentos, tais como observação participante, notas de campo e entrevistas semiestruturadas, bem como averiguar se toda a intervenção educativa contextualizada teve algum impacto nas conceções das crianças acerca dos padrões de repetição. Os resultados demonstraram que tanto as sessões de educação física como as sessões de matemática, com padrões de repetição em contexto de sala de atividades, tiveram um valor acrescentado nas conceções das crianças e no desenvolvimento do conhecimento acerca dos padrões de repetição. Contudo, o grupo de crianças que realizou as sessões de educação física teve ainda uma maior facilidade na construção dos padrões de repetição. Os resultados realçam a importância da ligação entre diferentes áreas de conteúdo, neste caso entre a matemática e a educação física, bem como a exploração do jogo, no contexto das aprendizagens das crianças no Pré-escolar.Physical Education and Mathematics, although they constitute domains integrated in the same content area of pre-school education, the area of expression and communication are often used separately by educators, which means that they either address Mathematics or streamline sessions of Physical Education, not taking advantage of the possible interconnection between these domains in their pedagogical intervention to enhance children's learning. This study seeks to deepen the knowledge about this relationship and suggest articulated ways that enhance the development and learning of children. This qualitative and quantitative study included the participation of twenty-four three-year-old children in a kindergarten context. As main focus, this investigation intends to answer the following question: “Does Physical Education promote learning of mathematical patterns?”. To do so, it was crucial the use of various methodological procedures and instruments, such as participant observation, field notes and semistructured interviews, as well as verifying whether the entire contextualized educational intervention had any impact on the children's conceptions about repetition patterns. The results indicated that both Physical Education and Mathematics sessions, with repetition patterns in the context of an activity room, had an added value in the children's conceptions and in the development of knowledge about repetition patterns. However, the group of children who performed the Physical Education sessions had an even greater ease in constructing the repetition patterns. The results highlight the importance of connecting different content areas, in this case between Mathematics and Physical Education, as well as the development of the game, in the children's learning in Preschool context.Guerreiro, AntónioCorreia, VandaSapientiaGabadinho, Catarina Isabel Gonçalves2022-06-30T15:26:15Z2021-12-142021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/17893TID:202913678porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:08Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:07:45.991466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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