Cores e sons: construindo padrões na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/14616 |
Resumo: | Este relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do mestrado de Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Este estudo de investigação emerge da interdisciplinaridade entre a matemática e a música, particularmente através da construção de padrões matemáticos repetitivos baseados em cores e sons, com crianças na educação pré-escolar. No enquadramento teórico é realçada a relevância destas áreas de conhecimento, no contexto da educação pré-escolar, bem como da sua inter-relação numa perspetiva de desenvolvimento global das crianças. O enquadramento metodológico deste estudo assenta numa investigação qualitativa, tendo por base questões de investigação direcionadas para o desempenho das crianças no contexto da interdisciplinaridade entre a matemática e a música. O estudo decorreu num jardim de infância com um grupo de vinte e cinco crianças dos quatro e cinco anos. Os dados foram recolhidos tendo por principal instrumento a observação direta das crianças, consubstanciada na gravação áudio e vídeo dos seus desempenhos, e a observação indireta através das suas produções matemáticas, concretamente visuais. No âmbito deste estudo, decorreu uma intervenção educativa sustentada na realização de quatro tarefas que conectam as duas áreas de conhecimento, concretamente as tarefas: da cor ao som, do som à cor, o jogo dos padrões e o meu padrão. Os resultados deste estudo apontam para uma crescente autonomia das crianças ao longo da realização das atividades referidas, nomeadamente no reconhecimento e construção de padrões repetitivos, tanto no âmbito da matemática, através da cor, como na música, através do som. As crianças foram capazes, individualmente e coletivamente, de construir padrões, reconhecer a sua regularidade e expressar o mesmo padrão por identificação do motivo baseado em cores ou símbolos e baseado na produção de sons decorrentes de ações com o seu próprio corpo. No âmbito deste estudo decorreu um significativo envolvimento das crianças e da comunidade escolar, particularmente na construção e apresentação coletiva do padrão de cada criança ao grupo, caracterizado por tradução do próprio nome em cores e sons. |
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O enquadramento metodológico deste estudo assenta numa investigação qualitativa, tendo por base questões de investigação direcionadas para o desempenho das crianças no contexto da interdisciplinaridade entre a matemática e a música. O estudo decorreu num jardim de infância com um grupo de vinte e cinco crianças dos quatro e cinco anos. Os dados foram recolhidos tendo por principal instrumento a observação direta das crianças, consubstanciada na gravação áudio e vídeo dos seus desempenhos, e a observação indireta através das suas produções matemáticas, concretamente visuais. No âmbito deste estudo, decorreu uma intervenção educativa sustentada na realização de quatro tarefas que conectam as duas áreas de conhecimento, concretamente as tarefas: da cor ao som, do som à cor, o jogo dos padrões e o meu padrão. Os resultados deste estudo apontam para uma crescente autonomia das crianças ao longo da realização das atividades referidas, nomeadamente no reconhecimento e construção de padrões repetitivos, tanto no âmbito da matemática, através da cor, como na música, através do som. As crianças foram capazes, individualmente e coletivamente, de construir padrões, reconhecer a sua regularidade e expressar o mesmo padrão por identificação do motivo baseado em cores ou símbolos e baseado na produção de sons decorrentes de ações com o seu próprio corpo. No âmbito deste estudo decorreu um significativo envolvimento das crianças e da comunidade escolar, particularmente na construção e apresentação coletiva do padrão de cada criança ao grupo, caracterizado por tradução do próprio nome em cores e sons.The following report is integrated within the framework of the Supervised Teaching Practice course, of the Master's degree on Preschool Education, in Escola Superior de Educação e Comunicação do Algarve. This research study emerges from the interdisciplinarity between mathematics and music, particularly through the construction of repetitive mathematical patterns based on colors and sounds, with children in preschool education. The theoretical framework emphasizes the relevance of these areas of knowledge in the context of pre-school education, as well as their interrelationship in the general development of children. The methodological framework of this study is based on a qualitative research, based on research questions directed to children's performance in the context of interdisciplinarity between mathematics and music. The study took place in a kindergarten with a group of twenty-five children, aged four and five. The data was collected while having as main instrument the direct observation of the children, substantiated in the audio and video recording of their performances, and the indirect observation through their mathematical productions, concretely visual. Through this study, an educational intervention was developed, sustained in the accomplishment of four tasks that connect the two areas of knowledge, namely the tasks of: color to sound, sound to color, the game of patterns and my pattern. The results of this study point to a growing autonomy of the children throughout the execution of the mentioned activities, namely in the recognition and construction of repetitive patterns, both in mathematics, through color, and in music, through sound. The children were able to, individually and collectively, construct patterns, recognize their regularity and express the same pattern by identifying the motif, based on colors or symbols and based on the production of sounds arising from actions with their own body. This study involved a significant involvement of children and the school community, particularly in the construction and collective presentation of each child's pattern to the group, characterized by the translation of his or her name into colors and sounds. This study involved a significant involvement of children and the school community, particularly in the construction and collective presentation of each child's pattern to the group, characterized by the translation of his or her name into colors and sounds.Guerreiro, AntónioCorreia, Maria Raquel de Almeida GodinhoSapientiaTeixeira, Ana Sofia Lança2020-08-06T10:18:25Z2020-01-152020-01-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/14616TID:202486346porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:26:56Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:37.775904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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