Visualização espacial, raciocínio indutivo e rendimento acadêmico em desenho técnico
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100002 http://hdl.handle.net/11449/30274 |
Resumo: | As dificuldades de aprendizagem de Desenho Técnico que experimentam os estudantes de Engenharia relacionam-se com seu nível de aptidão. Para melhorar o processo didático, seria necessário detectar de imediato os estudantes que requerem mais apoio. Este estudo descreve a utilidade de um teste de Visualização Espacial e um teste de Raciocínio Indutivo para prever o rendimento dos estudantes em Desenho Técnico. A amostra foi composta por 484 estudantes do primeiro ano do Curso de Engenharia de quatro centros brasileiros de Educação Superior. Os dados foram analisados com o modelo de Rasch. Os resultados sugerem que a aptidão de Visualização Espacial é o melhor previsor. |
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Visualização espacial, raciocínio indutivo e rendimento acadêmico em desenho técnicoVisualización espacial, raciocinio inductivo y rendimiento académico en dibujo técnicoSpatial visualization, inductive reasoning, and technical drawingAptidãoRendimento acadêmicoUniversidadeAptitudRendimiento académicoUniversidadAbilityAcademic achievementUniversityAs dificuldades de aprendizagem de Desenho Técnico que experimentam os estudantes de Engenharia relacionam-se com seu nível de aptidão. Para melhorar o processo didático, seria necessário detectar de imediato os estudantes que requerem mais apoio. Este estudo descreve a utilidade de um teste de Visualização Espacial e um teste de Raciocínio Indutivo para prever o rendimento dos estudantes em Desenho Técnico. A amostra foi composta por 484 estudantes do primeiro ano do Curso de Engenharia de quatro centros brasileiros de Educação Superior. Os dados foram analisados com o modelo de Rasch. Os resultados sugerem que a aptidão de Visualização Espacial é o melhor previsor.Las dificultades de aprendizaje de dibujo técnico que vivencian los estudiantes de ingeniería se relacionan con su nivel de aptitud. Para mejorar el proceso didáctico seria necesario detectar inmediatamente a los estudiantes que precisan más apoyo. Este estudio describe la utilidad de un test de visualización espacial y un test de raciocinio inductivo para predecir el rendimiento de los estudiantes en dibujo técnico. La muestra ha sido formada por 484 estudiantes del primer año del curso de ingeniería de cuatro centros brasileños de educación superior. Los datos han sido analizados con el modelo de Rasch. Los resultados han sugerido que la aptitud de visualización espacial es el mejor previsor.The difficulties of First-Year Engineering students toward learning Technical Drawing are related with the aptitude level. In order to effectively plan the didactic process, it is necessary to detect early those students who require more attention and support. This study describes the utility of a Visualization test and a Reasoning test to predicting academic achievement in Technical Drawing. Both tests were applied to a sample of 484 Brazilian Engineering students. The data were analised by the Rasch Model. The results suggest that Visualization is the best predictor.Universidade de Salamanca Faculdade de PsicologiaUniversidade Estadual de São Paulo Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá Departamento de MecânicaAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Universidade de SalamancaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Prieto, GerardoVelasco, Angela Dias [UNESP]2014-05-20T15:17:00Z2014-05-20T15:17:00Z2006-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article11-20application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100002Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 10, n. 1, p. 11-20, 2006.1413-8557http://hdl.handle.net/11449/3027410.1590/S1413-85572006000100002S1413-85572006000100002S1413-85572006000100002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia Escolar e Educacional0,225info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-10T06:23:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-10T06:23:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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