Aprendizagem implícita em adultos e crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar: evidência a partir de um paradigma de aprendizagem de gramática artificial com estímulos não-linguísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61558 |
Resumo: | Este estudo integra-se no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-028212 financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do acordo Portugal 2020. |
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Aprendizagem implícita em adultos e crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar: evidência a partir de um paradigma de aprendizagem de gramática artificial com estímulos não-linguísticosImplicit learning in portuguese adults and children at preschool and school years: evidence from an artificial learning grammar paradigm with non-linguistic stimuliAprendizagem implícitaAprendizagem gramática artificialDiferenças desenvolvimentaisGramática artificialArtificial grammar learningArtificial grammarDevelopmental differencesImplicit learningCiências Sociais::PsicologiaEste estudo integra-se no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-028212 financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do acordo Portugal 2020.A capacidade de extrair de forma automática e não intencional as regularidades do meio que nos circunda é uma capacidade fundamental do nosso sistema cognitivo, que desempenha um papel significativo na aquisição de uma ampla gama de habilidades, desde capacidades mais percetivas e motoras até à aquisição de diversos aspetos da linguagem regidos por regras. Contudo, saber se esta capacidade, designada por aprendizagem implícita, sofre alterações ao longo do ciclo de vida e até que ponto o desempenho em tarefas desenhadas para avaliar tal competência é afetado pelas características superficiais do tipo de estímulos usados, é algo controverso que permanece por esclarecer na literatura. Este estudo teve como objetivo analisar se há evidências de aprendizagem implícita em adultos, e em crianças portuguesas em idade pré-escolar (4/5 anos de idade) e escolarizadas (6/7 anos de idade). Para isso, recorremos a uma tarefa de Aprendizagem de Gramática Artificial (AGA) com estímulos visuais não-linguísticos (cores). Os resultados mostraram que não existem evidências claras de aprendizagem implícita em nenhum dos grupos, embora as crianças do primeiro ano de escolaridade tenham revelado alguma capacidade para discriminar entre sequências que obedeciam às regras apresentadas nos exemplares usados na fase de treino (itens gramaticais) e sequências que não obedeciam a tais regras (itens não-gramaticais) na tarefa de julgamento de gramaticalidade usada na fase de teste. Os resultados são discutidos à luz dos modelos desenvolvimentais de aprendizagem implícita.The ability to extract, automatically and non-intentionally, the regularities from the world around us is a crucial ability of our cognitive system that plays a significant role in the acquisition of a wide range of capabilities, from more perceptual and motor skills to the acquisition of several rule-based aspects of language. However, the questions of whether this ability, known as implicit learning, undergoes changes through the life cycle and to what extent the performance in tasks designed to assess this ability is affected by the superficial characteristics of the used stimuli, is controversial and remain open in the literature. The main aim of this study was to analyze whether there is evidence of implicit learning in Portuguese adults and preschool (4/5-year-olds) and school-aged children (6/7-year-olds). To this end, we used an Artificial Grammar Learning task (AGL) with non-linguistic stimuli (colors). The results showed no clear evidence of implicit learning in all groups, although first-grade children revealed some ability to discriminate between sequences that followed the rules presented by the stimuli during the training phase (grammatical items) and the sequences that did not obey these rules (ungrammatical items) in the grammatical judgement task used in the test phase. The results are discussed in light of the developmental models of implicit learning.Soares, Ana PaulaJimenéz, LuísUniversidade do MinhoSilva, Rosa Maria Ferreira da20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61558por202269914info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:35.985172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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