Moda sem género: a abordagem das marcas de moda portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84280 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
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Moda sem género: a abordagem das marcas de moda portuguesasComunicaçãoModaSem géneroGénero fluídoCommunicationFashionGender fluidGenderlessHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaEste trabalho tem como principal foco a abordagem da temática sem género na moda em Portugal. Os avanços em torno de temas como a representatividade de género e diversidade abriram mais espaço para as roupas com o conceito genderless. Um movimento que, sem dúvida alguma, deita por terra a ideia, hoje considerada ultrapassada, de que as roupas são feitas para atender de forma distinta ao homem e a mulher. Atualmente, a moda sem género surge, em todo o mundo, com maior frequência encontrando-se já presente em várias coleções. Esta tendência de consumo e inclinação para a moda sem género está a fazer-se sentir pela existência de vários movimentos na sociedade na luta pela igualdade de género, pela desconstrução da binaridade de género e tudo que o envolve, sendo já reconhecidos mais de trinta tipos de género não binários. O objetivo principal da investigação é perceber a abordagem da temática sem género na moda em Portugal. Para isso torna-se necessário analisar as estratégias de comunicação das marcas nacionais sem género e os seus constituintes. Inicialmente foi realizada uma pesquisa de mercado na qual foram selecionadas quatro marcas de moda sem género para posterior análise. De seguida, foi realizado um questionário, com o propósito de apurar a visão da população portuguesa acerca da moda sem género. Por último foram analisadas as marcas relativamente à sua identidade visual, ao seu marketing mix e às estratégias de comunicação que realizam. Terminada a análise, as conclusões foram comparadas com as respostas do questionário com o intuito de perceber possíveis pensamentos comuns sobre a temática. Desta forma, concluiu-se que as marcas sem género estão em crescimento, algumas até já se encontram bem cimentadas em mercados internacionais e fazem questão de promover o conceito. Também com a evolução das gerações verifica-se um crescimento no que diz respeito à necessidade da existência da moda sem género. Por fim, foi possível verificar ainda que as marcas ainda fazem bastante referência aos géneros binários, apesar de se considerarem sem género, reforçando inconscientemente a binaridade, tal como no inquérito onde a população ainda refere o masculino e feminino em referências ao sem género.The main focus of this work is the approach to the genderless theme in fashion in Portugal. Advances around themes such as gender representation and diversity have opened up more space for clothing with the genderless concept. A movement that undoubtedly destroys the idea, now considered outdated, that clothes are made to suit men and women differently. Currently, genderless fashion appears, all over the world, with greater frequency and is already present in several collections. This trend of consumption and inclination towards genderless fashion is being felt by the existence of several movements in society in the struggle for gender equality, for the deconstruction of gender binarity and everything that involves it, with more than thirty types being recognized. non-binary gender The main objective of the investigation is to understand the approach to the genderless theme in fashion in Portugal. For this, it is necessary to analyze the communication strategies of genderless national brands and their constituents. Initially, a market research was carried out in which four genderless fashion brands were selected for further analysis. Then, a questionnaire was carried out, with the purpose of ascertaining the view of the Portuguese population about genderless fashion. Finally, the brands were analyzed in terms of their visual identity, their marketing mix and the communication strategies they carry out. After the analysis, the conclusions were compared with the answers to the questionnaire in order to perceive possible common thoughts on the subject. In this way, it was concluded that genderless brands are on the rise, some are even well established in international markets and are keen to promote the concept. Also with the evolution of the generations there is a growth with regard to the need for the existence of genderless fashion. Finally, it was also possible to verify that the brands still make a lot of reference to binary genders, despite considering themselves genderless, unconsciously reinforcing the binary, as in the survey where the population still refers to the masculine and feminine in references to the genderless.Amaral, Inês Castro Vasconcelos MartinsBroega, A. C.Universidade do MinhoRibeiro, Gabriela Filipa Sousa20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84280por203260171info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:42.418110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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