A qualidade da relação com o/a educador/a de infância e as competências sociais das crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Sara Filipa Mata Nazaré Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19945
Resumo: Atualmente, uma elevada percentagem de crianças entre os 3 e os 5 anos encontra-se inscrita na escola, gerando investigações a respeito das características estruturais e processuais associadas ao ajustamento das crianças. Considera-se como grande tarefa nos anos pré-escolares a entrada bem-sucedida no grupo de pares, alicerçada no desenvolvimento de competências sociais de relevo, lançando-se as bases para futuros relacionamentos. Todavia, existem crianças que manifestam padrões comportamentais desajustados, nomeadamente agressivos ou socialmente retraídos. Inúmeros estudos têm mostrado a importância do/a educador/a de infância nos relacionamentos entre pares. Assim, delineou-se como principais objetivos analisar o Ajustamento Social das crianças em idade pré-escolar, compreendendo, também, a sua associação com a Qualidade da Relação com o/a educador/a das crianças, tendo em conta variáveis das crianças, dos/as educadores/as e do grupo. Um total de oito educadoras de 80 crianças preencheram a “Social Competence and Behavior Evaluation Scale”, traduzida e adaptada por Echeverria, Rocha, Leite, Teixeira e Cruz (2016), bem como a “Student-Teacher Relationship Scale-short Form”, traduzida e adaptada por Patrício, Barata, Calheiros e Graça (2015). Os resultados mostram que, em geral, as crianças são ajustadas socialmente, e tendem a manter relacionamentos próximos com as educadoras, sendo que, quanto mais próximo for o relacionamento, maior a Competência Social, e menos retraídas se mostram as crianças. Quanto maior o Conflito, mais agressivas e menos competentes socialmente as crianças são consideradas, não tendo sido encontradas diferenças consoante o sexo das mesmas. Revela-se, assim, imprescindível dotar os/as educadores/as de conhecimentos que promovam interações de qualidade na sala de aula.
id RCAP_1f09fd37ab2d11d23fbba026c8cfba5b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19945
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A qualidade da relação com o/a educador/a de infância e as competências sociais das crianças em idade pré-escolarAjustamento socialQualidade da relaçãoEducador de infânciaPsicologia educacionalPsicologia do desenvolvimentoCriançaEducação pré-escolarCompetências sociaisComportamento socialPreschool-aged childrenSocial competenceQuality of relationshipKindergarten teacherAtualmente, uma elevada percentagem de crianças entre os 3 e os 5 anos encontra-se inscrita na escola, gerando investigações a respeito das características estruturais e processuais associadas ao ajustamento das crianças. Considera-se como grande tarefa nos anos pré-escolares a entrada bem-sucedida no grupo de pares, alicerçada no desenvolvimento de competências sociais de relevo, lançando-se as bases para futuros relacionamentos. Todavia, existem crianças que manifestam padrões comportamentais desajustados, nomeadamente agressivos ou socialmente retraídos. Inúmeros estudos têm mostrado a importância do/a educador/a de infância nos relacionamentos entre pares. Assim, delineou-se como principais objetivos analisar o Ajustamento Social das crianças em idade pré-escolar, compreendendo, também, a sua associação com a Qualidade da Relação com o/a educador/a das crianças, tendo em conta variáveis das crianças, dos/as educadores/as e do grupo. Um total de oito educadoras de 80 crianças preencheram a “Social Competence and Behavior Evaluation Scale”, traduzida e adaptada por Echeverria, Rocha, Leite, Teixeira e Cruz (2016), bem como a “Student-Teacher Relationship Scale-short Form”, traduzida e adaptada por Patrício, Barata, Calheiros e Graça (2015). Os resultados mostram que, em geral, as crianças são ajustadas socialmente, e tendem a manter relacionamentos próximos com as educadoras, sendo que, quanto mais próximo for o relacionamento, maior a Competência Social, e menos retraídas se mostram as crianças. Quanto maior o Conflito, mais agressivas e menos competentes socialmente as crianças são consideradas, não tendo sido encontradas diferenças consoante o sexo das mesmas. Revela-se, assim, imprescindível dotar os/as educadores/as de conhecimentos que promovam interações de qualidade na sala de aula.Nowadays, many children spend a substantial part of their lives in nonparental child care, particularly in kindergarten environment. This fact has led to many investigations about classroom features associated with children´s social development. In fact, the development of properly social skills to initiate and mantain positive peer relationships is the great task in preschool years, being the foundation for early social adjustment. However, there are children with behaviour patterns characterized by agressiveness and social withdrawal, which can compromise their current and future social relationships. Several studies have shown the importance of the kindergarten teacher as a source of support in classroom social interactions. The present work aims to analyse the Social Adjustment of preschool-aged children, and its association with the Quality of teacher-child relationships, taking into account some child, teacher and group variables. Eight teachers of 80 children completed the "Social Competence and Behavior Evaluation Scale", translated and adapted by Echeverria et al., (2016), as well as the "Student-Teacher Relationship Scale-short Form" translated and adapted by Patrício et al., (2015). The results show that, in general, children are socially adjusted, and tend to maintain close relationships with teachers. Moreover, the Closer the relationship, the greater the Social Competence, and the less withdrawn children are. On the other hand, the greater the Conflict, the more aggressive and less socially competent the children are considered. No differences were found depending on their gender. It is therefore essential to increase teacher´s abilities to improve the quality of the classroom environment.2020-09-25T00:00:00Z2019-09-26T00:00:00Z2019-09-262019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/19945TID:202288730porEsteves, Sara Filipa Mata Nazaré Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:49Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:10.051111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade da relação com o/a educador/a de infância e as competências sociais das crianças em idade pré-escolar
title A qualidade da relação com o/a educador/a de infância e as competências sociais das crianças em idade pré-escolar
spellingShingle A qualidade da relação com o/a educador/a de infância e as competências sociais das crianças em idade pré-escolar
Esteves, Sara Filipa Mata Nazaré Pinheiro
Ajustamento social
Qualidade da relação
Educador de infância
Psicologia educacional
Psicologia do desenvolvimento
Criança
Educação pré-escolar
Competências sociais
Comportamento social
Preschool-aged children
Social competence
Quality of relationship
Kindergarten teacher
title_short A qualidade da relação com o/a educador/a de infância e as competências sociais das crianças em idade pré-escolar
title_full A qualidade da relação com o/a educador/a de infância e as competências sociais das crianças em idade pré-escolar
title_fullStr A qualidade da relação com o/a educador/a de infância e as competências sociais das crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed A qualidade da relação com o/a educador/a de infância e as competências sociais das crianças em idade pré-escolar
title_sort A qualidade da relação com o/a educador/a de infância e as competências sociais das crianças em idade pré-escolar
author Esteves, Sara Filipa Mata Nazaré Pinheiro
author_facet Esteves, Sara Filipa Mata Nazaré Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Sara Filipa Mata Nazaré Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ajustamento social
Qualidade da relação
Educador de infância
Psicologia educacional
Psicologia do desenvolvimento
Criança
Educação pré-escolar
Competências sociais
Comportamento social
Preschool-aged children
Social competence
Quality of relationship
Kindergarten teacher
topic Ajustamento social
Qualidade da relação
Educador de infância
Psicologia educacional
Psicologia do desenvolvimento
Criança
Educação pré-escolar
Competências sociais
Comportamento social
Preschool-aged children
Social competence
Quality of relationship
Kindergarten teacher
description Atualmente, uma elevada percentagem de crianças entre os 3 e os 5 anos encontra-se inscrita na escola, gerando investigações a respeito das características estruturais e processuais associadas ao ajustamento das crianças. Considera-se como grande tarefa nos anos pré-escolares a entrada bem-sucedida no grupo de pares, alicerçada no desenvolvimento de competências sociais de relevo, lançando-se as bases para futuros relacionamentos. Todavia, existem crianças que manifestam padrões comportamentais desajustados, nomeadamente agressivos ou socialmente retraídos. Inúmeros estudos têm mostrado a importância do/a educador/a de infância nos relacionamentos entre pares. Assim, delineou-se como principais objetivos analisar o Ajustamento Social das crianças em idade pré-escolar, compreendendo, também, a sua associação com a Qualidade da Relação com o/a educador/a das crianças, tendo em conta variáveis das crianças, dos/as educadores/as e do grupo. Um total de oito educadoras de 80 crianças preencheram a “Social Competence and Behavior Evaluation Scale”, traduzida e adaptada por Echeverria, Rocha, Leite, Teixeira e Cruz (2016), bem como a “Student-Teacher Relationship Scale-short Form”, traduzida e adaptada por Patrício, Barata, Calheiros e Graça (2015). Os resultados mostram que, em geral, as crianças são ajustadas socialmente, e tendem a manter relacionamentos próximos com as educadoras, sendo que, quanto mais próximo for o relacionamento, maior a Competência Social, e menos retraídas se mostram as crianças. Quanto maior o Conflito, mais agressivas e menos competentes socialmente as crianças são consideradas, não tendo sido encontradas diferenças consoante o sexo das mesmas. Revela-se, assim, imprescindível dotar os/as educadores/as de conhecimentos que promovam interações de qualidade na sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26T00:00:00Z
2019-09-26
2019-06
2020-09-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19945
TID:202288730
url http://hdl.handle.net/10071/19945
identifier_str_mv TID:202288730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134892962873344