Entre o modelo magistral e a responsabilidade social
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/41057 |
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Entre o modelo magistral e a responsabilidade socialControvérsias em torno da avaliação dos professores e a concepção ‘justa’ do mandato docenteEstatuto da Carreira DocenteProfessoresSociologia PragmáticaUID/SOC/04647/2013O presente artigo debruça-se sobre as controvérsias em torno da reforma do Estatuto da Carreira Docente ocorrida em Portugal no ano de 2007, enquanto questão intimamente ligada à problemática dos juízos morais e políticos plurais em torno de o que é ser um bom profissional de ensino num contexto de incerteza. Esta reforma em particular tem como propósito central introduzir um modelo de avaliação mais diferenciador em termos de progressão na carreira, expondo dessa forma juízos distintos por parte destes profissionais de ensino relativamente ao modelo de profissionalidade e funções docentes. Uma vez que qualquer ato de avaliação pressupõe uma qualificação a partir de ordens de grandeza específicas, o propósito é então o de lançar um olhar sobre algumas das controvérsias que o modelo de avaliação suscita no seio da classe profissional através dos sentidos morais evidenciados pelos atores. Os dados recolhidos em cinco estabelecimentos de ensino públicos, com destaque particular para dados recolhidos de um questionário por cenários aplicado a professores do Ensino Básico e Secundário (Ensino Fundamental e Médio), fornecem o suporte empírico para uma análise a partir do quadro teórico de Boltanski e Thévenot.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNCaetano, Pedro Jorge da CostaGouveia, Luís2018-07-06T22:10:47Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article29application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/41057por2318-373XPURE: 4319937info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:22:14Zoai:run.unl.pt:10362/41057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:19.341131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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