Mobile learning na educação a distância : um estudo sobre a percepção dos professores em um curso piloto de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elton Vinicius
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12715
Resumo: A educação a distância (EaD) é uma modalidade fortemente impulsionada pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), no entanto, a utilização de dispositivos móveis nestes contextos educativos ainda é pouco explorada. A integração bem sucedida de m-learning na educação exige, principalmente, que a percepção dos professores seja determinada (Ozdamli & Uzunboylu, 2011, 2015). Nesse sentido, este estudo buscou identificar a percepção dos professores de cursos a distância sobre o uso de mobile learning na EaD, a partir das dimensões: concepção, atitude, aplicabilidade, benefícios e barreiras. Para isso, construiu-se um curso piloto de formação que foi aplicado a 21 professores de cursos a distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Por meio da análise de métodos mistos e de estatística inferencial, identificou-se que os professores tiveram mudanças estatisticamente significativas nas dimensões relativas a concepção e a aplicabilidade do m-learning. Além disso, os professores demonstraram uma atitude positiva em relação aos benefícios de utilizar o m-learning na Ead e, apontaram a falta de suporte institucional e a inexistência de cursos de formação para docentes como principais barreiras para sua adoção.
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Nesse sentido, este estudo buscou identificar a percepção dos professores de cursos a distância sobre o uso de mobile learning na EaD, a partir das dimensões: concepção, atitude, aplicabilidade, benefícios e barreiras. Para isso, construiu-se um curso piloto de formação que foi aplicado a 21 professores de cursos a distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Por meio da análise de métodos mistos e de estatística inferencial, identificou-se que os professores tiveram mudanças estatisticamente significativas nas dimensões relativas a concepção e a aplicabilidade do m-learning. Além disso, os professores demonstraram uma atitude positiva em relação aos benefícios de utilizar o m-learning na Ead e, apontaram a falta de suporte institucional e a inexistência de cursos de formação para docentes como principais barreiras para sua adoção.The distance education is strongly stimulated by Information and Communication Technologies (ICT). However, the use of mobile devices in these educational context is still little explored. Successful integration of m-learning in education requires primarily that the teachers’ perception is determined (Ozdamli & Uzunboylu, 2011, 2015). In this sense, this study identifies the teachers’ perception in distance learning on the use of mobile learning in distance education, based on the following dimensions: conception, attitude, applicability, benefits and barriers. Therefore, a pilot course was built and applied to 21 teachers of distance learning at the Federal Institution of Espirito Santo (IFES) in Brazil. Through the analysis of mixed methods and inferential statistics, it was found that the teachers had statistically significant changes in the dimensions of the conception and applicability of m-learning. In addition, the teachers demonstrated a positive attitude of the mlearning’s benefits in distance education and pointed at the lack of institutional support and the lack of training courses for teachers, main barriers to its adoption.L'enseignement à distance est fortement stimulée par les technologies de l'information et de la communication (TIC). Cependant, l'utilisation d'appareils mobiles dans ce contexte éducatif est encore peu exploré. L'intégration réussie de m-learning dans l'éducation exige principalement que la perception des enseignants soit déterminée (Ozdamli & Uzunboylu, 2011, 2015).C’est dans ce sens que cette étude a cherché à identifier la perception des enseignants dans l'enseignement à distance sur l'utilisation de l'apprentissage mobile dans l'enseignement à distance, à partir des dimensions suivantes: conception, l'attitude, l'applicabilité, les avantages et les barrières. Pour cela, un cours experimental a été construit et appliqué à 21 enseignants de cours d'apprentissage à distance à l'Institut Fédéral de Espírito Santo (IFES) au Brésil. Grâce à l'analyse des méthodes mixtes et des statistiques inférentielles, il a été constaté que les enseignants avaient des changements statistiquement significatifs dans les dimensions de la conception et l'applicabilité de m-learning. Deplus, les professeurs ont démontré une attitude positive des avantages de l'utilisation du m-learning dans l'enseignement à distance et, ont soulignés le manque de soutien institutionnel et le manque de cours de formation pour les enseignants, principaux obstacles à l’adoption du m-learning dans ce contexte.La educación a distância es una modalidad fuertemente impulsada por Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) y el uso de dispositivos móviles en estos entornos educativos, aunque desde la investigación educativa, aún está poco explorado. La integración exitosa del mlearning en educación requiere principalmente que la percepción de los profesores sea determinada (Ozdamli y Uzunboylu 2011, 2015). Este estudio tuvo como objetivo identificar la percepción de los profesores en los programas de educación a distância en el uso del aprendizaje móvil en la educación a distancia, a partir de las dimensiones: concepción, actitud, aplicabilidad, ventajas y barreras. Para esto, se ha construido un curso piloto de formación que se aplicó a 21 profesores de los cursos de aprendizaje a distância del Instituto Federal de Espírito Santo (Ifes). A través del análisis de métodos mixtos y la estadística inferencial, se encontró que los maestros mostraron diferencias estadísticamente significativas en las dimensiones relativas a la concepción y aplicación del mlearning. Además, demostraron una actitud positiva en los beneficios del uso del m-learning en educación a distancia, y destacaron que la falta de apoyo institucional y la falta de cursos de formación para los profesores son las principales barreras para su adopción.Sáez López, José ManuelDomínguez-Garrido, Maria ConcepciónRepositório da Universidade de LisboaSilva, Elton Vinicius2016-12-19T11:24:46Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12715pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:48.617378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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