A comunicação intra e inter-departamental: o caso de Jupiter Algarve Hotel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rafael Alexandre Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15215
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Turismo, especialidade em Gestão Operacional pela Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo. Tem como objetivo a descrição de todo o processo de estágio, que decorreu de 10 de dezembro de 2018 a 31 de maio de 2019, nos departamentos de reservas, receção, F&B e hou-sekeeping unidade hoteleira Jupiter Algarve Hotel. Sendo o grupo Jupiter uma cadeia que está em ascensão, apresenta atualmente quatro unidades hoteleiras, Jupiter Algarve Hotel, Jupiter Marina Hotel, Jupiter Lisboa Hotel, nome-ado para o prémio publituris portugal travel awards 2019 e sua mais recente unidade, Jupiter Albufeira Hotel. Através do estágio no grupo supramencionado, foi possível estudar a interligação entre a comunicação intra e interdepartamental, e a sua gestão operacional. Na revisão de literatura no âmbito da comunicação intra e interdepartamental hoteleiro, serão apresentados três casos comunicacionais, que conduziram a obstáculos na tomada de de-cisão entre departamentos. Com a aprendizagem obtida no estágio curricular no Jupiter Algarve Hotel, foi possível identificar, desenvolver e apresentar recomendações para muitos dos desafios/divergências que um colaborador no setor hoteleiro se depara no seu dia-a-dia. Transversalmente, o presente estágio permitiu adquirir experiência operacional no âm-bito dos vários departamentos de uma unidade hoteleira, bem como uma aprendizagem e com-preensão das barreiras à comunicação interdepartamental, tendo-se criado neste contexto, um fluxograma de comunicação entre departamentos que identifica as principais barreiras à comu-nicação e apresenta propostas para a sua melhoria. No caso concreto do Hotel Jupiter destacam-se as seguintes barreiras, a sinergia entre departamentos e o manuseio do sistema informático, às quais se propõe uma melhoria na formação operacional e no processo de comunicação entre departamentos.
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