Relação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaião, Graça Aníbal
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/571
Resumo: Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007
id RCAP_1f7a301576350933d802d658534ddc48
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/571
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola modernaTesesEducação de infânciaEducadoresFamíliaMEMParticipaçãoPráticas educativasDissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007O estudo apresentado foi desenvolvido em torno da questão central: o modo como os educadores, que exercem as suas práticas segundo os princípios filosófico do MEM, concebem o trabalho com as famílias. A nível metodológico optou-se por uma perspectiva qualitativa e quantitativa, realizaram-se inquéritos por questionário em várias escolas modelo do MEM. A amostra é constituída por vinte e uma educadoras de infância que trabalham em escolas do MEM. Os questionários eram compostos por questões fechadas, semi-abertas, abertas, obteve-se assim um conjunto de dados que nos permitiram analisar de forma mais coerente e profunda o modo como os educadores do MEM concebem e constroem as relações com os pais. Conclui-se que estes educadores incentivam a família a participar activamente na vida do jardim de infância através de um conjunto de práticas educativas inerentes à filosofia do MEM, promovendo a assim o envolvimento da família na educação dos filhos.Cruz, Isabel Santana daSapientiaGaião, Graça Aníbal2011-09-07T16:05:02Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/571por373.2 GAI*Rel Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:21Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:55.000995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola moderna
title Relação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola moderna
spellingShingle Relação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola moderna
Gaião, Graça Aníbal
Teses
Educação de infância
Educadores
Família
MEM
Participação
Práticas educativas
title_short Relação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola moderna
title_full Relação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola moderna
title_fullStr Relação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola moderna
title_full_unstemmed Relação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola moderna
title_sort Relação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola moderna
author Gaião, Graça Aníbal
author_facet Gaião, Graça Aníbal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Isabel Santana da
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaião, Graça Aníbal
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação de infância
Educadores
Família
MEM
Participação
Práticas educativas
topic Teses
Educação de infância
Educadores
Família
MEM
Participação
Práticas educativas
description Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:05:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/571
url http://hdl.handle.net/10400.1/571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 373.2 GAI*Rel Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133149465149440