Gênero e Infância: possibilidades educativas na relação família e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carina Teles [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215760
Resumo: Dentre as inúmeras discussões e polêmicas que fundamentam o trabalho com as questões de gênero na infância, esta pesquisa desdobrou-se em sua necessidade de compreensão, aprofundamento e desmistificação de olhares, para além dos muros da escola, pautando-se na discussão da articulação entre família e escola. Para tanto, este trabalho possui como cenário de desenvolvimento o contexto online de diálogo, abordando 23 famílias participantes e tendo como sujeitos de pesquisa não só crianças, essas entre 2 e 3 anos de idade, mas, também, seus familiares, os entendendo como indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem. Com tal intuito, nesta investigação utilizou-se a abordagem socio-cultural, por meio de uma pesquisa qualitativa, pelo método participante, caracterizando-se, assim, como um estudo empírico, uma vez que a mesma se deu pela relação entre professora-pesquisadora, alunos, pais e equipe gestora. No desenvolvimento desse processo, a coleta de dados, assim como a sua análise e a aplicação das propostas elaboradas pautaram-se nas observações e nos registros da docente, nos compartilhamentos de mídias, informações e vivências pelos familiares e em questionários online aplicados a eles e aos gestores. Todos os instrumentos contribuíram para a construção de um contexto favorável que respeitasse as realidades das famílias envolvidas, sendo assim, as propostas aplicadas abordaram três temas de discussão sobre gênero, com uma linguagem acessível, objetiva e explicativa às famílias, assim como o fornecimento de materiais, direcionamento pedagógico e suporte em caso de dúvidas. Os resultados mostraram-se proveitosos, tanto para a discussão sobre a necessidade de se fortalecer esse vínculo entre família e escola, como, também, as possibilidades que o mesmo pode ofertar. Diante dos alcances da pesquisa, observa-se que a emergência da discussão sobre o tema é evidente para a maioria dos envolvidos e o maior desafio, no entanto, é o tratamento das desigualdades de gênero nas posturas e pensamentos interiorizados, que naturalizam as discriminações e exemplificam a normalidade dos estereótipos de gênero, afetando e limitando as vivências, assim como os pensamentos em ser menino e ser menina, deixando em segundo o plano o ser criança. Finalmente, espera-se que a pesquisa tenha gerado inquietações aos seus envolvidos, possibilitando novas percepções e reflexões para o aprofundamento no assunto e o trabalho com o mesmo, de forma que as reflexões expostas possam ser aproveitadas no desenvolvimento do tema em outros contextos, espaços e perspectivas.
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Com tal intuito, nesta investigação utilizou-se a abordagem socio-cultural, por meio de uma pesquisa qualitativa, pelo método participante, caracterizando-se, assim, como um estudo empírico, uma vez que a mesma se deu pela relação entre professora-pesquisadora, alunos, pais e equipe gestora. No desenvolvimento desse processo, a coleta de dados, assim como a sua análise e a aplicação das propostas elaboradas pautaram-se nas observações e nos registros da docente, nos compartilhamentos de mídias, informações e vivências pelos familiares e em questionários online aplicados a eles e aos gestores. Todos os instrumentos contribuíram para a construção de um contexto favorável que respeitasse as realidades das famílias envolvidas, sendo assim, as propostas aplicadas abordaram três temas de discussão sobre gênero, com uma linguagem acessível, objetiva e explicativa às famílias, assim como o fornecimento de materiais, direcionamento pedagógico e suporte em caso de dúvidas. Os resultados mostraram-se proveitosos, tanto para a discussão sobre a necessidade de se fortalecer esse vínculo entre família e escola, como, também, as possibilidades que o mesmo pode ofertar. Diante dos alcances da pesquisa, observa-se que a emergência da discussão sobre o tema é evidente para a maioria dos envolvidos e o maior desafio, no entanto, é o tratamento das desigualdades de gênero nas posturas e pensamentos interiorizados, que naturalizam as discriminações e exemplificam a normalidade dos estereótipos de gênero, afetando e limitando as vivências, assim como os pensamentos em ser menino e ser menina, deixando em segundo o plano o ser criança. Finalmente, espera-se que a pesquisa tenha gerado inquietações aos seus envolvidos, possibilitando novas percepções e reflexões para o aprofundamento no assunto e o trabalho com o mesmo, de forma que as reflexões expostas possam ser aproveitadas no desenvolvimento do tema em outros contextos, espaços e perspectivas.Among the countless discussions and controversies that support the work with gender issues in childhood, this research unfolded in its need to understand, deepen and demystify looks, beyond the school walls, based on the discussion of the articulation between family and school. To this end, this work has the online context of dialogue as a development scenario, addressing 23 participating families and having as research subjects not only children, those between 2 and 3 years old, but also their families, understanding them as indispensable in the teaching-learning process. To this end, in this investigation the socio-cultural approach was used, through a qualitative research, by the participant method, thus characterizing itself as an empirical study, since it took place through the relationship between the teacher-researcher, the students, parents and the management team. In the development of this process, the collection of data, as well as its analysis and the application of the elaborated proposals were based on the observations and records of the teacher, in the sharing of media, information and experiences by family members and in online questionnaires applied to them and to managers. All instruments contributed to the construction of a favorable context that respected the realities of the families involved, therefore, the proposals applied addressed three themes of discussion on gender, with an accessible, objective and explanatory language to families, as well as the provision of materials, educational guidance and support in case of doubts. The results proved to be useful, both for the discussion about the need to strengthen this bond between family and school, as well as the possibilities that it can offer. Given the scope of the research, it is observed that the emergence of the discussion on the topic is evident for most of those involved and the biggest challenge, however, is the treatment of gender inequalities in internalized attitudes and thoughts, which naturalize discrimination and exemplify the normality of gender stereotypes, affecting and limiting the experiences, as well as the thoughts of being a boy and being a girl, leaving being a child in the background. Finally, it is expected that the research has generated concerns for its stakeholders, enabling new perceptions and reflections to deepen the subject and work with it, so that the reflections exposed can be used in the development of the theme in other contexts, spaces and prospectsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Favaro, Denise Maria Margonari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Carina Teles [UNESP]2022-01-06T17:35:10Z2022-01-06T17:35:10Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21576033004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215760Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:06:49.592233Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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