Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuambe, Célia Ismênia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7659
Resumo: Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização: Análise e Intervenção em Educação
id RCAP_c952b71f2c87e7919becb67985584ca2
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/7659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infânciaCriançasEducadores de infância.AutobiográficoPráticas educativasNarraçõesReflexõesDissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização: Análise e Intervenção em EducaçãoO presente estudo tem como principal objetivo descrever as reflexões do educador de infância e impato destas reflexões na sua prática educativa. Pretende igualmente descrever o processo de recuperação da instituição em estudo. Por outro lado, pretende compreender se as reflexões diárias influenciam para o melhoramento das práticas educativas do educador de infância. O presente estudo visa ainda identificar e fundamentar alguns dos factores internos e externos que influenciaram ou foram/são determinantes nas práticas educativas de um educador de infância. O trabalho será organizado em termos das grandes dimensões que sustentam o nosso estudo: As reflexões sobre as práticas educativas dos Educadores de Infância, os estudos autobiográficos e sobre as planificações e as reflexões dos educadores de infância. Relativamente aos participantes, foi constituído pela autora da presente dissertação, uma vez que se trata de um estudo autobiográfico. No entanto, a autora no seu estudo, teve a participação de vários elementos da comunidade educativa,na qual exerce as suas funções profissionais. Relativamente aos instrumentos utilizados, assentou na utilização de um método nuclear (narrativas) que se consignou com base nos registos diários acerca das práticas educativas da autora do estudo. A utilização das narrativas procurou, enriquecer a análise e permitiu a compreensão dos resultados obtidos. Importa frisar, que neste caso a investigadora é objeto de estudo, sendo muitas vezes difícil separar os factos da sua própria subjetividade. No entanto, a autora, teve que se distanciar das subjetividades, por forma a possibilitar uma maior objetividade do estudo. A recolha sistemática, permitiu o acompanhamento dos factos (acontecimentos) e da subjectividade (reflexões, decisões, dúvidas, emoções, sentimenots, questões, inquietações, sugestões, opiniões). O estudo incide numa abordagem descritiva, do tipo qualitativo. Inscreve-se no campo dos estudos autobiográficos. Como conclusões, constatou-se essencialmente que refletir sobre todo o processo educativo, permite ao educador questionar, avaliar, e melhorar as suas práticas educativas.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNCuambe, Célia Ismênia2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:44Zoai:run.unl.pt:10362/7659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:38.194866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infância
title Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infância
spellingShingle Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infância
Cuambe, Célia Ismênia
Crianças
Educadores de infância.
Autobiográfico
Práticas educativas
Narrações
Reflexões
title_short Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infância
title_full Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infância
title_fullStr Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infância
title_full_unstemmed Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infância
title_sort Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infância
author Cuambe, Célia Ismênia
author_facet Cuambe, Célia Ismênia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Cuambe, Célia Ismênia
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Educadores de infância.
Autobiográfico
Práticas educativas
Narrações
Reflexões
topic Crianças
Educadores de infância.
Autobiográfico
Práticas educativas
Narrações
Reflexões
description Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização: Análise e Intervenção em Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03
2012-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/7659
url http://hdl.handle.net/10362/7659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137823660441601