A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Rui Miguel Vieira Morais da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16992
Resumo: O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, e reflete o culminar das aprendizagens adquiridas durante a prática educativa destes últimos dois anos. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo contém uma caracterização da instituição escolhida para o estágio, o Conservatório de Música do Porto; o segundo capítulo descreve o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, abordando as aulas observadas e lecionadas; o terceiro e último capítulo consiste no projeto de intervenção, que tem por base o desenvolvimento de hábitos de estudo benéficos para uma prática individual efetiva, centrando-se na organização do estudo, conhecimento de metodologias de estudo e estratégias autorregulatórias. O plano de ação traduziu-se, primeiramente, na entrega de um plano de estudos elaborado por mim, com o objetivo de organizar a prática instrumental dos estudantes, e, posteriormente, no preenchimento por parte dos participantes, de um diário da prática individual, onde descrevem e refletem acerca de cada sessão de estudo. Esta experiência contou com a participação de doze alunos de duas instituições de ensino distintas.
id RCAP_1f878e53f28698b65a0b76612bc75d77
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudoPrática efetivaOrganização do estudoAutorregulaçãoMetacogniçãoEnsino da músicaEffective practiceStudy organizationSelf-regulationMetacognitionMusic teachingO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, e reflete o culminar das aprendizagens adquiridas durante a prática educativa destes últimos dois anos. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo contém uma caracterização da instituição escolhida para o estágio, o Conservatório de Música do Porto; o segundo capítulo descreve o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, abordando as aulas observadas e lecionadas; o terceiro e último capítulo consiste no projeto de intervenção, que tem por base o desenvolvimento de hábitos de estudo benéficos para uma prática individual efetiva, centrando-se na organização do estudo, conhecimento de metodologias de estudo e estratégias autorregulatórias. O plano de ação traduziu-se, primeiramente, na entrega de um plano de estudos elaborado por mim, com o objetivo de organizar a prática instrumental dos estudantes, e, posteriormente, no preenchimento por parte dos participantes, de um diário da prática individual, onde descrevem e refletem acerca de cada sessão de estudo. Esta experiência contou com a participação de doze alunos de duas instituições de ensino distintas.The present work was accomplished within the Master’s in Music Teaching at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto and reflects the culmination of the learning acquired during the educational practice of these last two years. This document is divided into three chapters: the first contains a description of the institution chosen for the internship, the Conservatório de Música do Porto; the second describes the course of Supervised Teaching Practice, addressing the observed and taught classes; the third and last chapter consists of the intervention project, which is based on the development of beneficial study habits for an effective individual practice, focusing on the organization of the study, knowledge of study methodologies and self-regulatory strategies. The action plan was translated, first, in the delivery of a study plan elaborated by me, with the objective of organizing the instrumental practice of the students, and, later, in the filling in by the participants, of an individual practice diary, where they describe and reflect on each study session. This experience had the participation of twelve students from two different educational institutions.Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro LimaVan Twillert, HendrikOliveira, RosaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Rui Miguel Vieira Morais da2021-02-15T16:01:32Z2021-01-282021-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16992TID:202635236porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:29.770393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo
title A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo
spellingShingle A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo
Cunha, Rui Miguel Vieira Morais da
Prática efetiva
Organização do estudo
Autorregulação
Metacognição
Ensino da música
Effective practice
Study organization
Self-regulation
Metacognition
Music teaching
title_short A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo
title_full A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo
title_fullStr A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo
title_full_unstemmed A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo
title_sort A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo
author Cunha, Rui Miguel Vieira Morais da
author_facet Cunha, Rui Miguel Vieira Morais da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima
Van Twillert, Hendrik
Oliveira, Rosa
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Rui Miguel Vieira Morais da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática efetiva
Organização do estudo
Autorregulação
Metacognição
Ensino da música
Effective practice
Study organization
Self-regulation
Metacognition
Music teaching
topic Prática efetiva
Organização do estudo
Autorregulação
Metacognição
Ensino da música
Effective practice
Study organization
Self-regulation
Metacognition
Music teaching
description O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, e reflete o culminar das aprendizagens adquiridas durante a prática educativa destes últimos dois anos. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo contém uma caracterização da instituição escolhida para o estágio, o Conservatório de Música do Porto; o segundo capítulo descreve o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, abordando as aulas observadas e lecionadas; o terceiro e último capítulo consiste no projeto de intervenção, que tem por base o desenvolvimento de hábitos de estudo benéficos para uma prática individual efetiva, centrando-se na organização do estudo, conhecimento de metodologias de estudo e estratégias autorregulatórias. O plano de ação traduziu-se, primeiramente, na entrega de um plano de estudos elaborado por mim, com o objetivo de organizar a prática instrumental dos estudantes, e, posteriormente, no preenchimento por parte dos participantes, de um diário da prática individual, onde descrevem e refletem acerca de cada sessão de estudo. Esta experiência contou com a participação de doze alunos de duas instituições de ensino distintas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-15T16:01:32Z
2021-01-28
2021-01-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16992
TID:202635236
url http://hdl.handle.net/10400.22/16992
identifier_str_mv TID:202635236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473529274368