A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16992 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, e reflete o culminar das aprendizagens adquiridas durante a prática educativa destes últimos dois anos. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo contém uma caracterização da instituição escolhida para o estágio, o Conservatório de Música do Porto; o segundo capítulo descreve o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, abordando as aulas observadas e lecionadas; o terceiro e último capítulo consiste no projeto de intervenção, que tem por base o desenvolvimento de hábitos de estudo benéficos para uma prática individual efetiva, centrando-se na organização do estudo, conhecimento de metodologias de estudo e estratégias autorregulatórias. O plano de ação traduziu-se, primeiramente, na entrega de um plano de estudos elaborado por mim, com o objetivo de organizar a prática instrumental dos estudantes, e, posteriormente, no preenchimento por parte dos participantes, de um diário da prática individual, onde descrevem e refletem acerca de cada sessão de estudo. Esta experiência contou com a participação de doze alunos de duas instituições de ensino distintas. |
id |
RCAP_1f878e53f28698b65a0b76612bc75d77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16992 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudoPrática efetivaOrganização do estudoAutorregulaçãoMetacogniçãoEnsino da músicaEffective practiceStudy organizationSelf-regulationMetacognitionMusic teachingO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, e reflete o culminar das aprendizagens adquiridas durante a prática educativa destes últimos dois anos. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo contém uma caracterização da instituição escolhida para o estágio, o Conservatório de Música do Porto; o segundo capítulo descreve o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, abordando as aulas observadas e lecionadas; o terceiro e último capítulo consiste no projeto de intervenção, que tem por base o desenvolvimento de hábitos de estudo benéficos para uma prática individual efetiva, centrando-se na organização do estudo, conhecimento de metodologias de estudo e estratégias autorregulatórias. O plano de ação traduziu-se, primeiramente, na entrega de um plano de estudos elaborado por mim, com o objetivo de organizar a prática instrumental dos estudantes, e, posteriormente, no preenchimento por parte dos participantes, de um diário da prática individual, onde descrevem e refletem acerca de cada sessão de estudo. Esta experiência contou com a participação de doze alunos de duas instituições de ensino distintas.The present work was accomplished within the Master’s in Music Teaching at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto and reflects the culmination of the learning acquired during the educational practice of these last two years. This document is divided into three chapters: the first contains a description of the institution chosen for the internship, the Conservatório de Música do Porto; the second describes the course of Supervised Teaching Practice, addressing the observed and taught classes; the third and last chapter consists of the intervention project, which is based on the development of beneficial study habits for an effective individual practice, focusing on the organization of the study, knowledge of study methodologies and self-regulatory strategies. The action plan was translated, first, in the delivery of a study plan elaborated by me, with the objective of organizing the instrumental practice of the students, and, later, in the filling in by the participants, of an individual practice diary, where they describe and reflect on each study session. This experience had the participation of twelve students from two different educational institutions.Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro LimaVan Twillert, HendrikOliveira, RosaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Rui Miguel Vieira Morais da2021-02-15T16:01:32Z2021-01-282021-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16992TID:202635236porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:29.770393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo |
title |
A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo |
spellingShingle |
A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo Cunha, Rui Miguel Vieira Morais da Prática efetiva Organização do estudo Autorregulação Metacognição Ensino da música Effective practice Study organization Self-regulation Metacognition Music teaching |
title_short |
A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo |
title_full |
A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo |
title_fullStr |
A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo |
title_full_unstemmed |
A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo |
title_sort |
A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo |
author |
Cunha, Rui Miguel Vieira Morais da |
author_facet |
Cunha, Rui Miguel Vieira Morais da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima Van Twillert, Hendrik Oliveira, Rosa Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Rui Miguel Vieira Morais da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática efetiva Organização do estudo Autorregulação Metacognição Ensino da música Effective practice Study organization Self-regulation Metacognition Music teaching |
topic |
Prática efetiva Organização do estudo Autorregulação Metacognição Ensino da música Effective practice Study organization Self-regulation Metacognition Music teaching |
description |
O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, e reflete o culminar das aprendizagens adquiridas durante a prática educativa destes últimos dois anos. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo contém uma caracterização da instituição escolhida para o estágio, o Conservatório de Música do Porto; o segundo capítulo descreve o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, abordando as aulas observadas e lecionadas; o terceiro e último capítulo consiste no projeto de intervenção, que tem por base o desenvolvimento de hábitos de estudo benéficos para uma prática individual efetiva, centrando-se na organização do estudo, conhecimento de metodologias de estudo e estratégias autorregulatórias. O plano de ação traduziu-se, primeiramente, na entrega de um plano de estudos elaborado por mim, com o objetivo de organizar a prática instrumental dos estudantes, e, posteriormente, no preenchimento por parte dos participantes, de um diário da prática individual, onde descrevem e refletem acerca de cada sessão de estudo. Esta experiência contou com a participação de doze alunos de duas instituições de ensino distintas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-15T16:01:32Z 2021-01-28 2021-01-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16992 TID:202635236 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16992 |
identifier_str_mv |
TID:202635236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473529274368 |