Mobile-banking e os fatores que influenciam a sua adoção em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15288 |
Resumo: | Mestrado em Análise Financeira |
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Mobile-banking e os fatores que influenciam a sua adoção em PortugalSetor bancárioTecnologiasMobile-bankingFatoresAdoçãoRegressão logísticaBanking sectorTechnologiesFactorsAdoptionLogistic regressionMestrado em Análise FinanceiraÉ comum dizer-se que as tecnologias apareceram para revolucionar o mundo e auxiliar as pessoas em todo o tipo de tarefas. Contudo, tal como acontece um pouco com toda a inovação que vem surgindo, não se deve descurar os seus pontos negativos. Nos últimos anos, também o setor bancário tem apostado em tecnologias que possibilitam os seus clientes a usufruírem dos seus serviços de uma forma mais cómoda e rápida, como é o caso do mobile-banking. E é precisamente neste ponto que esta investigação incide, sendo que tem como principal foco estudar quais os fatores que influenciam ou não a adoção desta ferramenta em Portugal. O ponto de partida desta investigação passa por analisar os principais resultados das pesquisas efetuadas a este tema, e posteriormente é feito um questionário, onde são inquiridas 316 pessoas residentes em Portugal continental e ilhas, com o propósito de identificar quais os fatores que influenciam a adoção desta aplicação. Para este estudo, é criada a variável dependente MOBUSE, e oito variáveis independentes: a utilidade, a facilidade, a interação pessoal, o risco, a qualidade, o valor, o uso e o MBWay. Após a recolha e limpeza dos dados, é aplicada a regressão logística e estes foram trabalhados no software STATA. Por último, conclui-se que o uso do mobile-banking é influenciado positivamente pela utilidade, facilidade de uso, qualidade do serviço, valor e o seu uso, sendo que o MBWay também mostra ter alguma influência pois algumas pessoas revelam usar este serviço dentro da aplicação do seu banco. Por outro lado, a variável risco mostra ser uma barreira à adoção deste serviço, sendo que a variável da necessidade de interação pessoal também, pois está de alguma forma ligada ao risco.It is common to say that technologies appeared to revolutionize the world and help people in all kinds of tasks. However, as happens a little with all the innovation that has been emerging, its negative points should not be overlooked. In recent years, the banking sector has also invested in technologies that enable its customers to use its services in a more convenient and faster way, as is the case with mobile banking. And it is precisely at this point that this investigation focuses, and its main focus is to study which factors influence or not the adoption of this tool in Portugal. The starting point of this investigation is to analyze the main results of research carried out on this topic, and subsequently a questionnaire is made, in which 316 people residing in mainland Portugal and islands are surveyed, in order to identify which factors influence adoption of this application. For this study, the dependent variable MOBUSE and eight independent variables are created: utility, ease, personal interaction, risk, quality, value, use and MBWay. After collecting and cleaning the data, logistic regression is applied and these were worked on in the STATA software. Finally, it is concluded that the use of mobile-banking is positively influenced by utility, ease of use, personal interaction, quality of service, and its use, and MBWay also shows some influence as some people reveal that they use this service within of your bank’s application. On the other hand, the variable risk shows to be a barrier to the adoption of this service, and the variable of the need for personal interaction also, as it is somehow linked to risk.ISCALSacadura, José NunoRCIPLFernandes, Marta Isabel Isidoro2023-01-10T12:20:30Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:59.162844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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