O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Condinho, Mónica Sofia Gomes da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25519
Resumo: O presente relatório decorre do projeto de investigação realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A investigação em foco teve como objetivo principal modificar, no sentido da potencialização, dois contextos educativos de educação de infância – creche e jardim-de-infância – no que respeita os momentos de transição entre as rotinas diárias. O relatório descreve, de forma pormenorizada, a investigação realizada. Pretende, por um lado, mostrar e analisar as realidades observadas e vividas nas duas instituições e, por outro, refletir as possibilidades criadas pela implementação de estratégias facilitadoras dos momentos de transição para as crianças e para os elementos das equipas educativas das salas. Através das estratégias facilitadoras, implementadas nos contextos, destacam-se aspetos como: (i) o maior respeito pelo tempo da criança; (ii) a diminuição de conflitos entre as crianças e a acentuação de comportamentos positivos; (iii) a personalização dos cuidados prestados às crianças; (iv) a diminuição da tensão espelhada, por vezes, nas atitudes dos elementos das equipas pedagógicas; (v) a continuidade educativa entre os vários momentos da rotina, resultantes de transições harmoniosas, com intencionalidades pedagógicas subjacentes.
id RCAP_1fa0c9b8bb41967059ff3fd00393f08d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infânciaCriançaInfânciaTempoRotinasMomentos de transiçãoChildChildhoodTimeRoutinesTransitionsO presente relatório decorre do projeto de investigação realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A investigação em foco teve como objetivo principal modificar, no sentido da potencialização, dois contextos educativos de educação de infância – creche e jardim-de-infância – no que respeita os momentos de transição entre as rotinas diárias. O relatório descreve, de forma pormenorizada, a investigação realizada. Pretende, por um lado, mostrar e analisar as realidades observadas e vividas nas duas instituições e, por outro, refletir as possibilidades criadas pela implementação de estratégias facilitadoras dos momentos de transição para as crianças e para os elementos das equipas educativas das salas. Através das estratégias facilitadoras, implementadas nos contextos, destacam-se aspetos como: (i) o maior respeito pelo tempo da criança; (ii) a diminuição de conflitos entre as crianças e a acentuação de comportamentos positivos; (iii) a personalização dos cuidados prestados às crianças; (iv) a diminuição da tensão espelhada, por vezes, nas atitudes dos elementos das equipas pedagógicas; (v) a continuidade educativa entre os vários momentos da rotina, resultantes de transições harmoniosas, com intencionalidades pedagógicas subjacentes.The current report derives from the investigation project performed as an extent to the Supervised early years training for a Masters in pre-school education. The research main focus was to modify, with the aim to scope, two educational contexts of childhood education - nursery and kindergarten – in regard to the transitional moments/periods between daily routines. The report describes, in detail, the performed investigation. The aim is, in one hand, to show and analyze the reality of the target audience in both institutions, as well as, to reflect on the possibilities/facilities created by the implementation of facilitating strategies on those transitional moments/periods for the children and for the members of the educational team within the classroom. Through the facilitating strategies, implemented within the contexts, the following factors stand out: (i) the most respect for the time of the child; (ii) the reduction of conflicts amongst children and an increase on positive behavior; (iii) the personal care provided to the children; (iv) a reduction of visible tensions, sometimes, in the attitudes of members of the educational team; (v) the educational continuity amongst the several moments/episodes of routine, resulted from the harmonious transitions, with underlying pedagogical intentions.Pinheiro, AugustoRepositório ComumCondinho, Mónica Sofia Gomes da Silva2019-01-04T13:59:58Z2018-122019-012018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25519TID:202153410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:29.770315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância
title O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância
spellingShingle O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância
Condinho, Mónica Sofia Gomes da Silva
Criança
Infância
Tempo
Rotinas
Momentos de transição
Child
Childhood
Time
Routines
Transitions
title_short O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância
title_full O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância
title_fullStr O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância
title_full_unstemmed O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância
title_sort O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância
author Condinho, Mónica Sofia Gomes da Silva
author_facet Condinho, Mónica Sofia Gomes da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Augusto
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Condinho, Mónica Sofia Gomes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Infância
Tempo
Rotinas
Momentos de transição
Child
Childhood
Time
Routines
Transitions
topic Criança
Infância
Tempo
Rotinas
Momentos de transição
Child
Childhood
Time
Routines
Transitions
description O presente relatório decorre do projeto de investigação realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A investigação em foco teve como objetivo principal modificar, no sentido da potencialização, dois contextos educativos de educação de infância – creche e jardim-de-infância – no que respeita os momentos de transição entre as rotinas diárias. O relatório descreve, de forma pormenorizada, a investigação realizada. Pretende, por um lado, mostrar e analisar as realidades observadas e vividas nas duas instituições e, por outro, refletir as possibilidades criadas pela implementação de estratégias facilitadoras dos momentos de transição para as crianças e para os elementos das equipas educativas das salas. Através das estratégias facilitadoras, implementadas nos contextos, destacam-se aspetos como: (i) o maior respeito pelo tempo da criança; (ii) a diminuição de conflitos entre as crianças e a acentuação de comportamentos positivos; (iii) a personalização dos cuidados prestados às crianças; (iv) a diminuição da tensão espelhada, por vezes, nas atitudes dos elementos das equipas pedagógicas; (v) a continuidade educativa entre os vários momentos da rotina, resultantes de transições harmoniosas, com intencionalidades pedagógicas subjacentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-01-04T13:59:58Z
2019-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/25519
TID:202153410
url http://hdl.handle.net/10400.26/25519
identifier_str_mv TID:202153410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135370531569664