O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25519 |
Resumo: | O presente relatório decorre do projeto de investigação realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A investigação em foco teve como objetivo principal modificar, no sentido da potencialização, dois contextos educativos de educação de infância – creche e jardim-de-infância – no que respeita os momentos de transição entre as rotinas diárias. O relatório descreve, de forma pormenorizada, a investigação realizada. Pretende, por um lado, mostrar e analisar as realidades observadas e vividas nas duas instituições e, por outro, refletir as possibilidades criadas pela implementação de estratégias facilitadoras dos momentos de transição para as crianças e para os elementos das equipas educativas das salas. Através das estratégias facilitadoras, implementadas nos contextos, destacam-se aspetos como: (i) o maior respeito pelo tempo da criança; (ii) a diminuição de conflitos entre as crianças e a acentuação de comportamentos positivos; (iii) a personalização dos cuidados prestados às crianças; (iv) a diminuição da tensão espelhada, por vezes, nas atitudes dos elementos das equipas pedagógicas; (v) a continuidade educativa entre os vários momentos da rotina, resultantes de transições harmoniosas, com intencionalidades pedagógicas subjacentes. |
id |
RCAP_1fa0c9b8bb41967059ff3fd00393f08d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25519 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infânciaCriançaInfânciaTempoRotinasMomentos de transiçãoChildChildhoodTimeRoutinesTransitionsO presente relatório decorre do projeto de investigação realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A investigação em foco teve como objetivo principal modificar, no sentido da potencialização, dois contextos educativos de educação de infância – creche e jardim-de-infância – no que respeita os momentos de transição entre as rotinas diárias. O relatório descreve, de forma pormenorizada, a investigação realizada. Pretende, por um lado, mostrar e analisar as realidades observadas e vividas nas duas instituições e, por outro, refletir as possibilidades criadas pela implementação de estratégias facilitadoras dos momentos de transição para as crianças e para os elementos das equipas educativas das salas. Através das estratégias facilitadoras, implementadas nos contextos, destacam-se aspetos como: (i) o maior respeito pelo tempo da criança; (ii) a diminuição de conflitos entre as crianças e a acentuação de comportamentos positivos; (iii) a personalização dos cuidados prestados às crianças; (iv) a diminuição da tensão espelhada, por vezes, nas atitudes dos elementos das equipas pedagógicas; (v) a continuidade educativa entre os vários momentos da rotina, resultantes de transições harmoniosas, com intencionalidades pedagógicas subjacentes.The current report derives from the investigation project performed as an extent to the Supervised early years training for a Masters in pre-school education. The research main focus was to modify, with the aim to scope, two educational contexts of childhood education - nursery and kindergarten – in regard to the transitional moments/periods between daily routines. The report describes, in detail, the performed investigation. The aim is, in one hand, to show and analyze the reality of the target audience in both institutions, as well as, to reflect on the possibilities/facilities created by the implementation of facilitating strategies on those transitional moments/periods for the children and for the members of the educational team within the classroom. Through the facilitating strategies, implemented within the contexts, the following factors stand out: (i) the most respect for the time of the child; (ii) the reduction of conflicts amongst children and an increase on positive behavior; (iii) the personal care provided to the children; (iv) a reduction of visible tensions, sometimes, in the attitudes of members of the educational team; (v) the educational continuity amongst the several moments/episodes of routine, resulted from the harmonious transitions, with underlying pedagogical intentions.Pinheiro, AugustoRepositório ComumCondinho, Mónica Sofia Gomes da Silva2019-01-04T13:59:58Z2018-122019-012018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25519TID:202153410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:29.770315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância |
title |
O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância |
spellingShingle |
O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância Condinho, Mónica Sofia Gomes da Silva Criança Infância Tempo Rotinas Momentos de transição Child Childhood Time Routines Transitions |
title_short |
O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância |
title_full |
O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância |
title_fullStr |
O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância |
title_full_unstemmed |
O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância |
title_sort |
O tempo das transições: os momentos de transição entre as rotinas diárias na educação de infância |
author |
Condinho, Mónica Sofia Gomes da Silva |
author_facet |
Condinho, Mónica Sofia Gomes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Augusto Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Condinho, Mónica Sofia Gomes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Infância Tempo Rotinas Momentos de transição Child Childhood Time Routines Transitions |
topic |
Criança Infância Tempo Rotinas Momentos de transição Child Childhood Time Routines Transitions |
description |
O presente relatório decorre do projeto de investigação realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A investigação em foco teve como objetivo principal modificar, no sentido da potencialização, dois contextos educativos de educação de infância – creche e jardim-de-infância – no que respeita os momentos de transição entre as rotinas diárias. O relatório descreve, de forma pormenorizada, a investigação realizada. Pretende, por um lado, mostrar e analisar as realidades observadas e vividas nas duas instituições e, por outro, refletir as possibilidades criadas pela implementação de estratégias facilitadoras dos momentos de transição para as crianças e para os elementos das equipas educativas das salas. Através das estratégias facilitadoras, implementadas nos contextos, destacam-se aspetos como: (i) o maior respeito pelo tempo da criança; (ii) a diminuição de conflitos entre as crianças e a acentuação de comportamentos positivos; (iii) a personalização dos cuidados prestados às crianças; (iv) a diminuição da tensão espelhada, por vezes, nas atitudes dos elementos das equipas pedagógicas; (v) a continuidade educativa entre os vários momentos da rotina, resultantes de transições harmoniosas, com intencionalidades pedagógicas subjacentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2018-12-01T00:00:00Z 2019-01-04T13:59:58Z 2019-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/25519 TID:202153410 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/25519 |
identifier_str_mv |
TID:202153410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135370531569664 |