O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diva Isabel Gomes de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1080
Resumo: O presente estudo considera que no ensino da matemática, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, o Estilo do Adulto – empenho do Professor – é uma dimensão determinante na qualidade educativa, repercutindo-se nos níveis de implicação dos alunos e resultados escolares consequentes. Participam, neste estudo, oito professoras e respectivos alunos de idades compreendidas entre os seis e os dez anos, de um Agrupamento de Escolas do concelho de Oliveira de Azeméis. Junto desta amostra, aquando do ensino da matemática em sala de aula, utilizou-se uma grelha de observação do estilo de interacção adulta, através da utilização da versão adaptada do instrumento Adult Style Observation Schedule - ASOS (Laevers, Bertram & Pascal, 1995), que identifica as dimensões Sensibilidade, Estimulação e Autonomia, e a Escala de Envolvimento da Criança (The Leuven Involvement Scale for Young Children – LIS-YC de Ferre Laevers, 1994). Os dados obtidos indicam que os resultados escolares não se relacionam, apenas, com os níveis de Implicação e com o Estilo do Adulto, mas com outros factores, como o contexto familiar dos alunos, características individuais e a ecologia escolar. ABSTRACT: This study considers how in the teaching of Mathematics in the first four years of primary school, the adult’s style – the teacher’s commitment - is a crucial dimension in the quality of education, impacting upon the level of involvement of students and school performance activity. Eight teachers and their students aged between six and ten years affiliated to a grouping of schools in the municipality of Oliveira de Azeméis participate in this study. In this sample, we used a grid of observation adult style of interaction through the use of the adapted version of the instrument Adult Style Observation Schedule - ASOS (Laevers, Bertram & Pascal, 1995) teaching of mathematics in the classroom. This grid identifies the dimensions Sensitivity, Stimulation and Autonomy, and the Scale of Involvement of Children (The Leuven Involvement Scale for Young Children - LIS-YC of Laevers Ferre, 1994). The data indicate that school results are not related only with the level of implication and the style of adult, but with other factors such as the family background of the students, individual characteristics and school ecology.
id RCAP_1fa2c5978f0ef8ba474cdfb959858d79
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1080
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEBPsicologia da educaçãoEnsino básico 1º cicloEnsino da matemáticaPapel dos professoresMetodologia de ensinoO presente estudo considera que no ensino da matemática, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, o Estilo do Adulto – empenho do Professor – é uma dimensão determinante na qualidade educativa, repercutindo-se nos níveis de implicação dos alunos e resultados escolares consequentes. Participam, neste estudo, oito professoras e respectivos alunos de idades compreendidas entre os seis e os dez anos, de um Agrupamento de Escolas do concelho de Oliveira de Azeméis. Junto desta amostra, aquando do ensino da matemática em sala de aula, utilizou-se uma grelha de observação do estilo de interacção adulta, através da utilização da versão adaptada do instrumento Adult Style Observation Schedule - ASOS (Laevers, Bertram & Pascal, 1995), que identifica as dimensões Sensibilidade, Estimulação e Autonomia, e a Escala de Envolvimento da Criança (The Leuven Involvement Scale for Young Children – LIS-YC de Ferre Laevers, 1994). Os dados obtidos indicam que os resultados escolares não se relacionam, apenas, com os níveis de Implicação e com o Estilo do Adulto, mas com outros factores, como o contexto familiar dos alunos, características individuais e a ecologia escolar. ABSTRACT: This study considers how in the teaching of Mathematics in the first four years of primary school, the adult’s style – the teacher’s commitment - is a crucial dimension in the quality of education, impacting upon the level of involvement of students and school performance activity. Eight teachers and their students aged between six and ten years affiliated to a grouping of schools in the municipality of Oliveira de Azeméis participate in this study. In this sample, we used a grid of observation adult style of interaction through the use of the adapted version of the instrument Adult Style Observation Schedule - ASOS (Laevers, Bertram & Pascal, 1995) teaching of mathematics in the classroom. This grid identifies the dimensions Sensitivity, Stimulation and Autonomy, and the Scale of Involvement of Children (The Leuven Involvement Scale for Young Children - LIS-YC of Laevers Ferre, 1994). The data indicate that school results are not related only with the level of implication and the style of adult, but with other factors such as the family background of the students, individual characteristics and school ecology.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:31:25Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1080porCarvalho, Diva Isabel Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:29Zoai:ria.ua.pt:10773/1080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:51.019531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEB
title O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEB
spellingShingle O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEB
Carvalho, Diva Isabel Gomes de
Psicologia da educação
Ensino básico 1º ciclo
Ensino da matemática
Papel dos professores
Metodologia de ensino
title_short O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEB
title_full O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEB
title_fullStr O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEB
title_full_unstemmed O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEB
title_sort O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEB
author Carvalho, Diva Isabel Gomes de
author_facet Carvalho, Diva Isabel Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Diva Isabel Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação
Ensino básico 1º ciclo
Ensino da matemática
Papel dos professores
Metodologia de ensino
topic Psicologia da educação
Ensino básico 1º ciclo
Ensino da matemática
Papel dos professores
Metodologia de ensino
description O presente estudo considera que no ensino da matemática, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, o Estilo do Adulto – empenho do Professor – é uma dimensão determinante na qualidade educativa, repercutindo-se nos níveis de implicação dos alunos e resultados escolares consequentes. Participam, neste estudo, oito professoras e respectivos alunos de idades compreendidas entre os seis e os dez anos, de um Agrupamento de Escolas do concelho de Oliveira de Azeméis. Junto desta amostra, aquando do ensino da matemática em sala de aula, utilizou-se uma grelha de observação do estilo de interacção adulta, através da utilização da versão adaptada do instrumento Adult Style Observation Schedule - ASOS (Laevers, Bertram & Pascal, 1995), que identifica as dimensões Sensibilidade, Estimulação e Autonomia, e a Escala de Envolvimento da Criança (The Leuven Involvement Scale for Young Children – LIS-YC de Ferre Laevers, 1994). Os dados obtidos indicam que os resultados escolares não se relacionam, apenas, com os níveis de Implicação e com o Estilo do Adulto, mas com outros factores, como o contexto familiar dos alunos, características individuais e a ecologia escolar. ABSTRACT: This study considers how in the teaching of Mathematics in the first four years of primary school, the adult’s style – the teacher’s commitment - is a crucial dimension in the quality of education, impacting upon the level of involvement of students and school performance activity. Eight teachers and their students aged between six and ten years affiliated to a grouping of schools in the municipality of Oliveira de Azeméis participate in this study. In this sample, we used a grid of observation adult style of interaction through the use of the adapted version of the instrument Adult Style Observation Schedule - ASOS (Laevers, Bertram & Pascal, 1995) teaching of mathematics in the classroom. This grid identifies the dimensions Sensitivity, Stimulation and Autonomy, and the Scale of Involvement of Children (The Leuven Involvement Scale for Young Children - LIS-YC of Laevers Ferre, 1994). The data indicate that school results are not related only with the level of implication and the style of adult, but with other factors such as the family background of the students, individual characteristics and school ecology.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-04-19T13:31:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1080
url http://hdl.handle.net/10773/1080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137448087781376