Avaliação das aprendizagens dos alunos do 1º CEB: impacte do programa de formação em ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1406 |
Resumo: | Dada a crescente relevância da Educação em Ciências no 1ºCEB e da necessidade do desenvolvimento de competências para garantir uma adequada integração dos indivíduos na sociedade do século XXI, torna-se necessário perspectivar uma avaliação que contemple essas mesmas competências. O presente trabalho resulta de um trabalho em rede entre duas investigadoras, cujo principal objectivo foi avaliar o impacte do Programa de Formação para Professores do 1ºCEB em Ensino Experimental das Ciências [PFEEC] nas aprendizagens efectivas desenvolvidas pelos alunos ao nível das capacidades de pensamento/processos científicos e das atitudes/valores. As questões a que se pretendeu dar resposta foram as seguintes: i) Como avaliar as aprendizagens dos alunos do 1ºCEB cujos professores frequentem o PFEEC?; ii) Quais as aprendizagens promovidas nos alunos como resultado do PFEEC? Para dar resposta a estas questões, a autora deste estudo desenvolveu quatro instrumentos de avaliação formativa (observação e inquérito), para aplicar a três turmas do 3º e 4º anos de escolaridade do 1ºCEB, cujos professores colaboradores estiveram a frequentar o PFEEC no ano lectivo 2007/08. A investigação incidiu numa abordagem do tipo qualitativo, assumindo um formato de estudo de caso de natureza descritivo/interpretativa. Os instrumentos de recolha de dados seleccionados foram os instrumentos de avaliação desenvolvidos (lista de verificação, escala classificada, inventário, questionário) e o inquérito por entrevista realizado aos professores colaboradores. A análise de conteúdo foi realizada utilizando um instrumento de caracterização das competências desenvolvidas pelos alunos ligadas ao trabalho científico do tipo experimental que permitiu aferir, através da triangulação dos dados recolhidos, as aprendizagens efectivas realizadas pelos alunos do 1ºCEB decorrentes da frequência dos seus professores no PFEEC. Os resultados obtidos apontaram para o desenvolvimento de capacidades ligadas ao trabalho científico do tipo experimental, em que os alunos são capazes de, por exemplo, explicitar a questão problema para investigação; fazer previsões relacionadas com a mesma ou saber planificar um ensaio com controlo de variáveis. Ao nível das atitudes/valores são capazes de aceitar responsabilidades; respeitar as opiniões dos colegas ou respeitar as normas de higiene e segurança na realização de uma actividade experimental. Tudo aponta, pois, para um impacte do PFEEC nas aprendizagens dos alunos envolvidos no estudo ao nível das suas capacidades de pensamento/processos científicos e das suas atitudes/valores sendo, no entanto, ao nível destas últimas que os alunos apresentaram um melhor desempenho. A revisão de literatura feita ao longo de todo o processo permite afirmar que o presente estudo representa um contributo, ainda que modesto, para o conhecimento sobre o modo de conceber, produzir e implementar instrumentos de avaliação capazes de avaliar competências ao nível das capacidades de pensamento/processos científicos e das atitudes/valores. ABSTRACT: The increasing relevance of Science Education in primary schools [students with 6 to 10 years] and the need for the development of competences that ensure an effective integration of individuals in the twenty-first century society make it necessary to implement an assessment model that has these competences in scope. This research study is the result of a network between two researchers, whose main aim was to evaluate the impact of the Training Teacher Education Program for Experimental Science Teaching in 1st Cycle (Programa de Formação para Professores do 1ªCEB em Ensino Experimental das Ciências [PFEEC]) on the students’ effective learning as far as skills/scientific process and attitudes/values are concerned. The research issues intended to be addressed were the following: i) How to assess the students’ learning outcomes whose teachers have been trained under the PFEEC?; ii) What kind of inputs have been provided to students as a result of the PFEEC? To answer these questions the author of this research developed four instruments of formative assessment (observation and inquiry) to be applied to three groups of students from primary schools, levels three and four, whose teachers had been trained under the PFEEC during the 2007/2008 school year. The research study focused on a qualitative type approach, taking on the format of a case study of descriptive/interpretative nature. The instruments of data collection selected were the assessment instruments previously developed (checklist, rating scale, inventory, questionnaire) and the survey interview made to the teachers collaborating in the research. The analysis of the content was carried out using an instrument to characterize the scientific skills for experimental work the students had developed. This instrument allowed us to assess, through the triangulation of the data collected, the actual learning outcomes achieved by the students of the 1st Cycle, as a result of their teachers’ attendance to the PFEEC training program. The results revealed that the students had developed skills related to scientific work of the experimental type, being able to, for example, formulate the scientific inquiry for investigation, to make predictions related to the inquiry or being able to plan out a test with control of variables. At the attitudes / values level they were able to take responsibilities; to respect their fellow students’ opinions; to abide by the rules of hygiene and security during the process of an experimental activity. The results showed that there was an impact of the PFEEC on the students’ learning outcomes as far as their thinking skills, process and their attitudes / values were concerned, the latter being the ones, however, where they achieved a better performance. The revision of literature carried out along the whole process allows us to assert that this research is a contribution, yet modest, for the knowledge on the way of conceiving, producing and implementing instruments of evaluation able to assess competences/skills at the level of skills/scientific process and attitudes/values. |
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Para dar resposta a estas questões, a autora deste estudo desenvolveu quatro instrumentos de avaliação formativa (observação e inquérito), para aplicar a três turmas do 3º e 4º anos de escolaridade do 1ºCEB, cujos professores colaboradores estiveram a frequentar o PFEEC no ano lectivo 2007/08. A investigação incidiu numa abordagem do tipo qualitativo, assumindo um formato de estudo de caso de natureza descritivo/interpretativa. Os instrumentos de recolha de dados seleccionados foram os instrumentos de avaliação desenvolvidos (lista de verificação, escala classificada, inventário, questionário) e o inquérito por entrevista realizado aos professores colaboradores. A análise de conteúdo foi realizada utilizando um instrumento de caracterização das competências desenvolvidas pelos alunos ligadas ao trabalho científico do tipo experimental que permitiu aferir, através da triangulação dos dados recolhidos, as aprendizagens efectivas realizadas pelos alunos do 1ºCEB decorrentes da frequência dos seus professores no PFEEC. Os resultados obtidos apontaram para o desenvolvimento de capacidades ligadas ao trabalho científico do tipo experimental, em que os alunos são capazes de, por exemplo, explicitar a questão problema para investigação; fazer previsões relacionadas com a mesma ou saber planificar um ensaio com controlo de variáveis. Ao nível das atitudes/valores são capazes de aceitar responsabilidades; respeitar as opiniões dos colegas ou respeitar as normas de higiene e segurança na realização de uma actividade experimental. Tudo aponta, pois, para um impacte do PFEEC nas aprendizagens dos alunos envolvidos no estudo ao nível das suas capacidades de pensamento/processos científicos e das suas atitudes/valores sendo, no entanto, ao nível destas últimas que os alunos apresentaram um melhor desempenho. A revisão de literatura feita ao longo de todo o processo permite afirmar que o presente estudo representa um contributo, ainda que modesto, para o conhecimento sobre o modo de conceber, produzir e implementar instrumentos de avaliação capazes de avaliar competências ao nível das capacidades de pensamento/processos científicos e das atitudes/valores. ABSTRACT: The increasing relevance of Science Education in primary schools [students with 6 to 10 years] and the need for the development of competences that ensure an effective integration of individuals in the twenty-first century society make it necessary to implement an assessment model that has these competences in scope. This research study is the result of a network between two researchers, whose main aim was to evaluate the impact of the Training Teacher Education Program for Experimental Science Teaching in 1st Cycle (Programa de Formação para Professores do 1ªCEB em Ensino Experimental das Ciências [PFEEC]) on the students’ effective learning as far as skills/scientific process and attitudes/values are concerned. The research issues intended to be addressed were the following: i) How to assess the students’ learning outcomes whose teachers have been trained under the PFEEC?; ii) What kind of inputs have been provided to students as a result of the PFEEC? To answer these questions the author of this research developed four instruments of formative assessment (observation and inquiry) to be applied to three groups of students from primary schools, levels three and four, whose teachers had been trained under the PFEEC during the 2007/2008 school year. 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The results revealed that the students had developed skills related to scientific work of the experimental type, being able to, for example, formulate the scientific inquiry for investigation, to make predictions related to the inquiry or being able to plan out a test with control of variables. At the attitudes / values level they were able to take responsibilities; to respect their fellow students’ opinions; to abide by the rules of hygiene and security during the process of an experimental activity. The results showed that there was an impact of the PFEEC on the students’ learning outcomes as far as their thinking skills, process and their attitudes / values were concerned, the latter being the ones, however, where they achieved a better performance. The revision of literature carried out along the whole process allows us to assert that this research is a contribution, yet modest, for the knowledge on the way of conceiving, producing and implementing instruments of evaluation able to assess competences/skills at the level of skills/scientific process and attitudes/values. |
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