Comportamento espaciotemporal e dimensão sensorial de experiência enoturística na Rota da Bairrada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30946 |
Resumo: | O comportamento espaciotemporal e as impressões sensoriais são duas dimensões inescapáveis da experiência turística, uma vez que não há turismo sem um movimento no espaço e no tempo, e sem perceção sensorial. A experiência enoturística em contexto rural tem uma dimensão de movimento particularmente evidente, pois numa rota enoturística os turistas tendem a incluir várias atrações no seu trajeto intradestino. Esta também contém um caráter sensorialmente acentuado, desde logo pela degustação de vinhos e de outros produtos associados, bem como pelos cheiros, cores, sons e texturas características do terroir. Assim, entender estes dois construtos torna-se crucial para garantir a qualidade da experiência, potenciando assim satisfação e lealdade ao destino por parte dos turistas. O objetivo desta dissertação consiste em explorar a potencial relação entre o comportamento espaciotemporal e as impressões sensoriais no contexto específico da experiência enoturística rural na Rota da Bairrada e enquadrado num projeto de investigação mais abrangente sobre a co-criação de experiências enoturísticas em três rotas de enoturismo na Região Centro (Projeto TWINE -PTDC/GES-GCE/32259/2017 - POCI-01-0145-FEDER-032259). O desenvolvimento desta pesquisa partiu de uma revisão da literatura sobre os construtos em questão que sustentou a construção do modelo de investigação, permitindo traçar diversas hipóteses, que foram testadas através dos resultados do estudo empírico. Até ao momento, é a primeira pesquisa que analisa a relação entre estes construtos, abordando, assim, uma lacuna na literatura e resultando na natureza inovadora do tema desta dissertação. Para a recolha de dados, foram utilizados como instrumentos de inquirição: o rastreamento através de um equipamento GPS e um inquérito por administração pessoal, aplicado a turistas com o propósito de lazer em duas unidades de alojamento na região da Bairrada (N = 116). A análise dos dados integra duas vertentes: espacial e estatística. O estudo a nível espacial foi efetuado através de conteúdo extraído do Garmin Connect e do Google Earth; foram ainda elaborados mapas no QGIS, que espelham a mobilidade dos turistas. A nível estatístico, os dados foram alvo de uma análise descritiva, exploratória e inferencial. Este método misto foi selecionado de modo a obter maior riqueza e rigor analítico. Com base nas hipóteses testadas, concluiu-se que, de facto, o comportamento espaciotemporal dos turistas influencia as impressões sensoriais e os resultados da experiência, observando-se igualmente que as impressões sensoriais têm um impacto significativo nos resultados da experiência. Esta investigação apresenta-se ainda como um contributo valioso para a otimização da experiência turística tendo em conta dimensões espaciotemporais e sensoriais do comportamento dos turistas, dando sugestões de ação aos agentes da oferta para facilitar a gestão da Rota da Bairrada, especialmente no que diz respeito à comunicação e sinalização de experiências enoturísticas em movimento. |
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O objetivo desta dissertação consiste em explorar a potencial relação entre o comportamento espaciotemporal e as impressões sensoriais no contexto específico da experiência enoturística rural na Rota da Bairrada e enquadrado num projeto de investigação mais abrangente sobre a co-criação de experiências enoturísticas em três rotas de enoturismo na Região Centro (Projeto TWINE -PTDC/GES-GCE/32259/2017 - POCI-01-0145-FEDER-032259). O desenvolvimento desta pesquisa partiu de uma revisão da literatura sobre os construtos em questão que sustentou a construção do modelo de investigação, permitindo traçar diversas hipóteses, que foram testadas através dos resultados do estudo empírico. Até ao momento, é a primeira pesquisa que analisa a relação entre estes construtos, abordando, assim, uma lacuna na literatura e resultando na natureza inovadora do tema desta dissertação. Para a recolha de dados, foram utilizados como instrumentos de inquirição: o rastreamento através de um equipamento GPS e um inquérito por administração pessoal, aplicado a turistas com o propósito de lazer em duas unidades de alojamento na região da Bairrada (N = 116). A análise dos dados integra duas vertentes: espacial e estatística. O estudo a nível espacial foi efetuado através de conteúdo extraído do Garmin Connect e do Google Earth; foram ainda elaborados mapas no QGIS, que espelham a mobilidade dos turistas. A nível estatístico, os dados foram alvo de uma análise descritiva, exploratória e inferencial. Este método misto foi selecionado de modo a obter maior riqueza e rigor analítico. Com base nas hipóteses testadas, concluiu-se que, de facto, o comportamento espaciotemporal dos turistas influencia as impressões sensoriais e os resultados da experiência, observando-se igualmente que as impressões sensoriais têm um impacto significativo nos resultados da experiência. Esta investigação apresenta-se ainda como um contributo valioso para a otimização da experiência turística tendo em conta dimensões espaciotemporais e sensoriais do comportamento dos turistas, dando sugestões de ação aos agentes da oferta para facilitar a gestão da Rota da Bairrada, especialmente no que diz respeito à comunicação e sinalização de experiências enoturísticas em movimento.Spatiotemporal behaviour and sensory impressions are two inescapable dimensions of the tourist experience, as there is no tourism without movement in space and time, and without sensory perception. The wine tourism experience in a rural context has a particularly evident dimension of movement, as in a wine tourism route the tourists tend to include various attractions in their intradestination route. This also contains a sensorially accentuated character, first due to the tasting of wines and other associated products, as well as the smells, colours, sounds and textures characteristic of the terroir. Thus, understanding these two constructs is crucial to guarantee the quality of the experience, thus enhancing satisfaction and loyalty to the destination by tourists. The objective of this dissertation is to explore the potential relationship between spatiotemporal behaviour and sensory impressions in the specific context of the rural wine tourism experience on the Bairrada Route and as part of a more comprehensive research project on the co-creation of wine tourism experiences on three wine tourism routes in the Center Region (Project TWINE -PTDC / GES-GCE / 32259/2017 - POCI-01-0145-FEDER-032259). The development of this research started from a literature review on the constructs in question that supported the construction of the research model, allowing to outline several hypotheses, which were tested through the results of the empirical study. So far, it is the first research that analyses the relationship between these constructs, thus addressing a gap in the literature and resulting in the innovative nature of the theme of this dissertation. For the collection of data, the following instruments were used as a means of inquiry: tracking using GPS equipment and a survey to personal administration, applied to tourists for the purpose of leisure in two accommodation units in the Bairrada region (N = 116). Data analysis integrates two aspects: spatial and statistical. The spatial study was carried out using content extracted from Garmin Connect and Google Earth; maps were also prepared at QGIS, which reflect the mobility of tourists. At a statistical level, the data was subjected to a descriptive, exploratory, and inferential analysis. This mixed method was selected to obtain greater richness and analytical rigor. Based on the tested hypotheses, it was concluded that, in fact, the spatial-temporal behaviour of tourists influences the sensory impressions and the results of the experiment, observing also that the sensorial impressions have a significant impact on the results of the experiment. This investigation also presents itself as a valuable contribution to the optimization of the tourist experience considering spatial and temporal dimensions of the behaviour of tourists, giving suggestions for action to the agents of the offer to facilitate the management of the Route of Bairrada, especially regarding communication and signalling of wine tourism experiences in motion.Le comportement spatio-temporel et les impressions sensorielles sont deux dimensions incontournables de l'expérience touristique, car il n'y a pas de tourisme sans mouvement dans l'espace et dans le temps, et sans perception sensorielle. L'expérience oenotouristique dans un contexte rural à une dimension de mouvement particulièrement évidente, car dans une route oenotouristique, les touristes ont tendance à inclure diverses attractions dans leur itinéraire intradestination. Celui-ci contient également un caractère sensoriel accentué, tout d'abord dû à la dégustation de vins et autres produits associés, ainsi que les odeurs, couleurs, sons et textures caractéristiques du terroir. Ainsi, la compréhension de ces deux dimensions est cruciale pour garantir la qualité de l'expérience, augmentant ainsi la satisfaction et la fidélité à la destination des touristes. L'objectif de cette dissertation est d'explorer la relation potentielle entre le comportement spatio-temporel et les impressions sensorielles dans le contexte spécifique de l'expérience oenotouristique rurale sur la route de la Bairrada, dans le cadre d'un projet de recherche plus complet sur la co-création d'expériences oenotouristiques sur trois routes oenotouristiques dans la Région Centre (Projet TWINE -PTDC / GES-GCE / 32259/2017 - POCI-01-0145-FEDER-032259). Le développement de cette recherche est parti d'une revue de la littérature sur les construits en question qui a soutenu la construction du modèle de recherche, permettant de dégager plusieurs hypothèses, qui ont été testées à travers les résultats de l'étude empirique. Jusqu'à présent, c'est la première recherche qui analyse la relation entre ces construits, comblant ainsi une lacune dans la littérature et se traduisant par le caractère innovant du thème de cette dissertation. Pour la collecte des données, les instruments suivants ont été utilisés: le repérage au moyen d'un équipement GPS et une enquête par l'administration personnelle, appliquée aux touristes de loisirs dans deux unités d'hébergement de la région de la Bairrada (N = 116). L'analyse des données intègre deux aspects: spatial et statistique. L'étude spatiale a été réalisée à l'aide de contenus extraits de Garmin Connect et de Google Earth; des cartes ont également été préparées à QGIS, qui reflètent la mobilité des touristes. Au niveau statistique, les données ont fait l'objet d'une analyse descriptive, exploratoire et inférentielle. Cette méthode mixte a été choisie afin d'obtenir une plus grande richesse et une plus grande rigueur analytique. Sur la base des hypothèses testées, il a été conclu que, en fait, le comportement spatio-temporel des touristes influence les impressions sensorielles et les résultats de l'expérience, observant également que les impressions sensorielles ont un impact significatif sur les résultats de l'expérience. Cette enquête se présente également comme une contribution précieuse à l'optimisation de l'expérience touristique en tenant compte des dimensions spatiales et temporelles du comportement des touristes, donnant des suggestions d'action aux agents de l'offre pour faciliter la gestion de la Route de la Bairrada, en particulier en matière de communication et de signalisation des expériences oenotouristiques en mouvement.2021-03-19T09:46:00Z2021-02-08T00:00:00Z2021-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30946porSilva, Alexia Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:49Zoai:ria.ua.pt:10773/30946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:57.755314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O comportamento espaciotemporal e as impressões sensoriais são duas dimensões inescapáveis da experiência turística, uma vez que não há turismo sem um movimento no espaço e no tempo, e sem perceção sensorial. A experiência enoturística em contexto rural tem uma dimensão de movimento particularmente evidente, pois numa rota enoturística os turistas tendem a incluir várias atrações no seu trajeto intradestino. Esta também contém um caráter sensorialmente acentuado, desde logo pela degustação de vinhos e de outros produtos associados, bem como pelos cheiros, cores, sons e texturas características do terroir. Assim, entender estes dois construtos torna-se crucial para garantir a qualidade da experiência, potenciando assim satisfação e lealdade ao destino por parte dos turistas. O objetivo desta dissertação consiste em explorar a potencial relação entre o comportamento espaciotemporal e as impressões sensoriais no contexto específico da experiência enoturística rural na Rota da Bairrada e enquadrado num projeto de investigação mais abrangente sobre a co-criação de experiências enoturísticas em três rotas de enoturismo na Região Centro (Projeto TWINE -PTDC/GES-GCE/32259/2017 - POCI-01-0145-FEDER-032259). O desenvolvimento desta pesquisa partiu de uma revisão da literatura sobre os construtos em questão que sustentou a construção do modelo de investigação, permitindo traçar diversas hipóteses, que foram testadas através dos resultados do estudo empírico. Até ao momento, é a primeira pesquisa que analisa a relação entre estes construtos, abordando, assim, uma lacuna na literatura e resultando na natureza inovadora do tema desta dissertação. Para a recolha de dados, foram utilizados como instrumentos de inquirição: o rastreamento através de um equipamento GPS e um inquérito por administração pessoal, aplicado a turistas com o propósito de lazer em duas unidades de alojamento na região da Bairrada (N = 116). A análise dos dados integra duas vertentes: espacial e estatística. O estudo a nível espacial foi efetuado através de conteúdo extraído do Garmin Connect e do Google Earth; foram ainda elaborados mapas no QGIS, que espelham a mobilidade dos turistas. A nível estatístico, os dados foram alvo de uma análise descritiva, exploratória e inferencial. Este método misto foi selecionado de modo a obter maior riqueza e rigor analítico. Com base nas hipóteses testadas, concluiu-se que, de facto, o comportamento espaciotemporal dos turistas influencia as impressões sensoriais e os resultados da experiência, observando-se igualmente que as impressões sensoriais têm um impacto significativo nos resultados da experiência. Esta investigação apresenta-se ainda como um contributo valioso para a otimização da experiência turística tendo em conta dimensões espaciotemporais e sensoriais do comportamento dos turistas, dando sugestões de ação aos agentes da oferta para facilitar a gestão da Rota da Bairrada, especialmente no que diz respeito à comunicação e sinalização de experiências enoturísticas em movimento. |
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