Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Fernanda Margarida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5194
Resumo: Considerando a importância e responsabilidade que representa a educação das crianças em idade pré-escolar, releva-se a necessidade de uma reflexão aprofundada sobre as práticas educativas que vivenciam. É nesta linha de pensamento, que procuramos, no presente relatório, refletir de forma crítica e construtiva, a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças de quatro anos de idade, numa instituição enquadrada na rede privada de solidariedade social e situada em contexto urbano. A organização do ambiente educativo e das experiencias de aprendizagem assume particular relevo na criação de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, merecendo um continuado investimento. Procurámos apoiar esse processo em perspetivas de aprendizagem e desenvolvimento socio-construtivistas, no quadro de uma abordagem integrada e integradora. Neste sentido, todas as áreas e domínios de conteúdo foram tomados em consideração, embora o enfoque das experiências de aprendizagem selecionadas surja mais centrado em questões que se prendem com aprender a reutilizar materiais. Considering the importance and responsibility is the education of children of preschool age, stresses the need for further reflection on the educational practices they experience. It is this line of thought, we seek, in this report, reflect critically and constructively, we develop educational activities with a group of children aged pre-school, an institution framed in the private network of social solidarity and situated in urban context. The organization of the educational environment and learning experiences are of particular importance in creating opportunities for learning and development of children, meriting a continued investment. We have tried to support this process on perspectives learning and development socio-constructivist, within an integrative approach. In this sense, all areas and content areas were taken into account, although the focus of educational experiences selected appears more focused on issues concerning learning to reuse materials and products.
id RCAP_60cb1be16854c2f57e4328d121dba1b1
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarAprendizagem integradaAprender a reutilizarConsiderando a importância e responsabilidade que representa a educação das crianças em idade pré-escolar, releva-se a necessidade de uma reflexão aprofundada sobre as práticas educativas que vivenciam. É nesta linha de pensamento, que procuramos, no presente relatório, refletir de forma crítica e construtiva, a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças de quatro anos de idade, numa instituição enquadrada na rede privada de solidariedade social e situada em contexto urbano. A organização do ambiente educativo e das experiencias de aprendizagem assume particular relevo na criação de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, merecendo um continuado investimento. Procurámos apoiar esse processo em perspetivas de aprendizagem e desenvolvimento socio-construtivistas, no quadro de uma abordagem integrada e integradora. Neste sentido, todas as áreas e domínios de conteúdo foram tomados em consideração, embora o enfoque das experiências de aprendizagem selecionadas surja mais centrado em questões que se prendem com aprender a reutilizar materiais. Considering the importance and responsibility is the education of children of preschool age, stresses the need for further reflection on the educational practices they experience. It is this line of thought, we seek, in this report, reflect critically and constructively, we develop educational activities with a group of children aged pre-school, an institution framed in the private network of social solidarity and situated in urban context. The organization of the educational environment and learning experiences are of particular importance in creating opportunities for learning and development of children, meriting a continued investment. We have tried to support this process on perspectives learning and development socio-constructivist, within an integrative approach. In this sense, all areas and content areas were taken into account, although the focus of educational experiences selected appears more focused on issues concerning learning to reuse materials and products.Instituto Politécnico de BragançaSanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBCarvalho, Fernanda Margarida2012-06-15T11:29:32Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:14:30Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:53.672495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Carvalho, Fernanda Margarida
Educação pré-escolar
Aprendizagem integrada
Aprender a reutilizar
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Carvalho, Fernanda Margarida
author_facet Carvalho, Fernanda Margarida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Fernanda Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Aprendizagem integrada
Aprender a reutilizar
topic Educação pré-escolar
Aprendizagem integrada
Aprender a reutilizar
description Considerando a importância e responsabilidade que representa a educação das crianças em idade pré-escolar, releva-se a necessidade de uma reflexão aprofundada sobre as práticas educativas que vivenciam. É nesta linha de pensamento, que procuramos, no presente relatório, refletir de forma crítica e construtiva, a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças de quatro anos de idade, numa instituição enquadrada na rede privada de solidariedade social e situada em contexto urbano. A organização do ambiente educativo e das experiencias de aprendizagem assume particular relevo na criação de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, merecendo um continuado investimento. Procurámos apoiar esse processo em perspetivas de aprendizagem e desenvolvimento socio-construtivistas, no quadro de uma abordagem integrada e integradora. Neste sentido, todas as áreas e domínios de conteúdo foram tomados em consideração, embora o enfoque das experiências de aprendizagem selecionadas surja mais centrado em questões que se prendem com aprender a reutilizar materiais. Considering the importance and responsibility is the education of children of preschool age, stresses the need for further reflection on the educational practices they experience. It is this line of thought, we seek, in this report, reflect critically and constructively, we develop educational activities with a group of children aged pre-school, an institution framed in the private network of social solidarity and situated in urban context. The organization of the educational environment and learning experiences are of particular importance in creating opportunities for learning and development of children, meriting a continued investment. We have tried to support this process on perspectives learning and development socio-constructivist, within an integrative approach. In this sense, all areas and content areas were taken into account, although the focus of educational experiences selected appears more focused on issues concerning learning to reuse materials and products.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-15T11:29:32Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5194
url http://hdl.handle.net/10198/5194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135196027551744