A abordagem da saúde na educação física em Portugal: programas e manuais escolares, e perspectiva dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/14099 |
Resumo: | Este estudo visa analisar, numa perspectiva de educação para a saúde, a evolução dos programas nacionais de Educação Física nos diversos níveis de ensino, bem como a transposição didáctica para os manuais escolares e efectuada pelos professores. Verifica-se que os programas de Educação Física do 1º ciclo (6-9 anos de idade) não referem nenhum subtema dentro das categorias “Temas de saúde” e “ Saúde e qualidade de vida”. Esta não é contemplada nos programas do 2º ciclo (10-11 anos), mas o 3º ciclo (12-14 anos) e o ensino secundário (15-17 anos) referem os conteúdos relacionados com a “saúde”, “qualidade de vida”, “estilo de vida”, “promoção da saúde”, “factores de saúde e risco” e “sedentarismo”; e no programa do ensino secundário, é ainda referida a “educação para a saúde”. Nas entrevistas os professores dos diversos níveis de ensino consideram que o programa não relaciona a Educação Física com a Saúde, mas evidenciam não conhecerem adequadamente os programas e não saberem até que ponto a transposição didáctica para os manuais escolares é fiel aos programas. |
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A abordagem da saúde na educação física em Portugal: programas e manuais escolares, e perspectiva dos professoresSaúdeEducação físicaProgramas escolaresManuais escolaresLivros didáticosPercepção de professoresEste estudo visa analisar, numa perspectiva de educação para a saúde, a evolução dos programas nacionais de Educação Física nos diversos níveis de ensino, bem como a transposição didáctica para os manuais escolares e efectuada pelos professores. Verifica-se que os programas de Educação Física do 1º ciclo (6-9 anos de idade) não referem nenhum subtema dentro das categorias “Temas de saúde” e “ Saúde e qualidade de vida”. Esta não é contemplada nos programas do 2º ciclo (10-11 anos), mas o 3º ciclo (12-14 anos) e o ensino secundário (15-17 anos) referem os conteúdos relacionados com a “saúde”, “qualidade de vida”, “estilo de vida”, “promoção da saúde”, “factores de saúde e risco” e “sedentarismo”; e no programa do ensino secundário, é ainda referida a “educação para a saúde”. Nas entrevistas os professores dos diversos níveis de ensino consideram que o programa não relaciona a Educação Física com a Saúde, mas evidenciam não conhecerem adequadamente os programas e não saberem até que ponto a transposição didáctica para os manuais escolares é fiel aos programas.European project FP6 “Biohead-Citizen” CIT2-CT-2004-506015 Projecto da FCT “Análise de manuais escolares” (PTDC/CED/65224/2006). CIEC - unidade de investigação 317 da FCT.Editorial Skepsis.orgUniversidade do MinhoCarvalho, Graça Simões deGonçalves, Emília2011-072011-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14099por2177-9163http://www.academiaskepsis.org/app/revista/educacao/666667carvalhograca19011935.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:18.068426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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