A abordagem da saúde na educação física em Portugal: programas e manuais escolares, e perspectiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Graça Simões de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gonçalves, Emília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14099
Resumo: Este estudo visa analisar, numa perspectiva de educação para a saúde, a evolução dos programas nacionais de Educação Física nos diversos níveis de ensino, bem como a transposição didáctica para os manuais escolares e efectuada pelos professores. Verifica-se que os programas de Educação Física do 1º ciclo (6-9 anos de idade) não referem nenhum subtema dentro das categorias “Temas de saúde” e “ Saúde e qualidade de vida”. Esta não é contemplada nos programas do 2º ciclo (10-11 anos), mas o 3º ciclo (12-14 anos) e o ensino secundário (15-17 anos) referem os conteúdos relacionados com a “saúde”, “qualidade de vida”, “estilo de vida”, “promoção da saúde”, “factores de saúde e risco” e “sedentarismo”; e no programa do ensino secundário, é ainda referida a “educação para a saúde”. Nas entrevistas os professores dos diversos níveis de ensino consideram que o programa não relaciona a Educação Física com a Saúde, mas evidenciam não conhecerem adequadamente os programas e não saberem até que ponto a transposição didáctica para os manuais escolares é fiel aos programas.
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