Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Ernestina Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16388
Resumo: No âmbito do novo sistema de avaliação do desempenho docente, surge uma experiência de supervisão que desencadeou uma reflexão introspetiva e dinâmica sobre um percurso pessoal e profissional e sobre os quadros normativos e teóricos que sustentam e explicam o processo supervisivo. Neste sentido foram evocadas e comparadas em simultâneo duas experiências de supervisão com dois papéis diferentes: a supervisão na formação inicial (estágio) no papel de avaliada e a supervisão na avaliação do desempenho docente, no papel de avaliadora (relatora). Através de uma narrativa em estilo biográfico e à luz dos principais pressupostos teóricos sobre supervisão, relevo a importância do trabalho colegial e colaborativo, na partilha de experiências e saberes, bem como na reflexão contínua interpares de forma a que avaliação seja (re)pensada numa perspetiva mais de formação do que regulação (controlo). Finalmente, a escola é o espaço por excelência onde essa formação pode e deve ser desenvolvida em prol do desenvolvimento profissional de cada docente, da instituição e dos alunos. Uma escola em mudança é uma escola em formação permanente.
id RCAP_1fbbf8563782e68ad5739c70c55fe60b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16388
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica : uma experiência revisitadaSupervisãoReflexãoColaboraçãoFormaçãoAvaliaçãoSupervisionReflectionCooperative workDevelopmentEvaluationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito do novo sistema de avaliação do desempenho docente, surge uma experiência de supervisão que desencadeou uma reflexão introspetiva e dinâmica sobre um percurso pessoal e profissional e sobre os quadros normativos e teóricos que sustentam e explicam o processo supervisivo. Neste sentido foram evocadas e comparadas em simultâneo duas experiências de supervisão com dois papéis diferentes: a supervisão na formação inicial (estágio) no papel de avaliada e a supervisão na avaliação do desempenho docente, no papel de avaliadora (relatora). Através de uma narrativa em estilo biográfico e à luz dos principais pressupostos teóricos sobre supervisão, relevo a importância do trabalho colegial e colaborativo, na partilha de experiências e saberes, bem como na reflexão contínua interpares de forma a que avaliação seja (re)pensada numa perspetiva mais de formação do que regulação (controlo). Finalmente, a escola é o espaço por excelência onde essa formação pode e deve ser desenvolvida em prol do desenvolvimento profissional de cada docente, da instituição e dos alunos. Uma escola em mudança é uma escola em formação permanente.Under the new system of teacher performance assessment comes a supervisory experience which gave rise to a dynamic and introspective reflection on a personal and professional journey and on the normative and theoretical frameworks that underpin and explain the supervisory process. To that end two experiments with two different supervisory roles were simultaneously considered and compared: supervision during initial training (internship) as a trainee, and supervision as a teacher-trainer assessing teachers (supervisor). Using a biographical narrative and bearing in mind the main theoretical assumptions with regards to supervision, it is important to highlight mutually cooperative work, sharing experiences and knowledge, as well as a continuous debate so that the focus of evaluation can be shifted from mere supervision to proper professional development. In conclusion, the school is the obvious place for this training to promote teachers’ students’ and institutions’ development. A changing school is a developing school.Palmeirão, CristinaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Maria Ernestina Costa2015-01-27T12:12:07Z2014-07-2320142014-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16388TID:201498669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:35:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:35.797365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada
title Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada
spellingShingle Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada
Sousa, Maria Ernestina Costa
Supervisão
Reflexão
Colaboração
Formação
Avaliação
Supervision
Reflection
Cooperative work
Development
Evaluation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada
title_full Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada
title_fullStr Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada
title_sort Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada
author Sousa, Maria Ernestina Costa
author_facet Sousa, Maria Ernestina Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palmeirão, Cristina
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Ernestina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Reflexão
Colaboração
Formação
Avaliação
Supervision
Reflection
Cooperative work
Development
Evaluation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Supervisão
Reflexão
Colaboração
Formação
Avaliação
Supervision
Reflection
Cooperative work
Development
Evaluation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito do novo sistema de avaliação do desempenho docente, surge uma experiência de supervisão que desencadeou uma reflexão introspetiva e dinâmica sobre um percurso pessoal e profissional e sobre os quadros normativos e teóricos que sustentam e explicam o processo supervisivo. Neste sentido foram evocadas e comparadas em simultâneo duas experiências de supervisão com dois papéis diferentes: a supervisão na formação inicial (estágio) no papel de avaliada e a supervisão na avaliação do desempenho docente, no papel de avaliadora (relatora). Através de uma narrativa em estilo biográfico e à luz dos principais pressupostos teóricos sobre supervisão, relevo a importância do trabalho colegial e colaborativo, na partilha de experiências e saberes, bem como na reflexão contínua interpares de forma a que avaliação seja (re)pensada numa perspetiva mais de formação do que regulação (controlo). Finalmente, a escola é o espaço por excelência onde essa formação pode e deve ser desenvolvida em prol do desenvolvimento profissional de cada docente, da instituição e dos alunos. Uma escola em mudança é uma escola em formação permanente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-23
2014
2014-07-23T00:00:00Z
2015-01-27T12:12:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/16388
TID:201498669
url http://hdl.handle.net/10400.14/16388
identifier_str_mv TID:201498669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131813904384000