Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16388 |
Resumo: | No âmbito do novo sistema de avaliação do desempenho docente, surge uma experiência de supervisão que desencadeou uma reflexão introspetiva e dinâmica sobre um percurso pessoal e profissional e sobre os quadros normativos e teóricos que sustentam e explicam o processo supervisivo. Neste sentido foram evocadas e comparadas em simultâneo duas experiências de supervisão com dois papéis diferentes: a supervisão na formação inicial (estágio) no papel de avaliada e a supervisão na avaliação do desempenho docente, no papel de avaliadora (relatora). Através de uma narrativa em estilo biográfico e à luz dos principais pressupostos teóricos sobre supervisão, relevo a importância do trabalho colegial e colaborativo, na partilha de experiências e saberes, bem como na reflexão contínua interpares de forma a que avaliação seja (re)pensada numa perspetiva mais de formação do que regulação (controlo). Finalmente, a escola é o espaço por excelência onde essa formação pode e deve ser desenvolvida em prol do desenvolvimento profissional de cada docente, da instituição e dos alunos. Uma escola em mudança é uma escola em formação permanente. |
id |
RCAP_1fbbf8563782e68ad5739c70c55fe60b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16388 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão pedagógica : uma experiência revisitadaSupervisãoReflexãoColaboraçãoFormaçãoAvaliaçãoSupervisionReflectionCooperative workDevelopmentEvaluationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito do novo sistema de avaliação do desempenho docente, surge uma experiência de supervisão que desencadeou uma reflexão introspetiva e dinâmica sobre um percurso pessoal e profissional e sobre os quadros normativos e teóricos que sustentam e explicam o processo supervisivo. Neste sentido foram evocadas e comparadas em simultâneo duas experiências de supervisão com dois papéis diferentes: a supervisão na formação inicial (estágio) no papel de avaliada e a supervisão na avaliação do desempenho docente, no papel de avaliadora (relatora). Através de uma narrativa em estilo biográfico e à luz dos principais pressupostos teóricos sobre supervisão, relevo a importância do trabalho colegial e colaborativo, na partilha de experiências e saberes, bem como na reflexão contínua interpares de forma a que avaliação seja (re)pensada numa perspetiva mais de formação do que regulação (controlo). Finalmente, a escola é o espaço por excelência onde essa formação pode e deve ser desenvolvida em prol do desenvolvimento profissional de cada docente, da instituição e dos alunos. Uma escola em mudança é uma escola em formação permanente.Under the new system of teacher performance assessment comes a supervisory experience which gave rise to a dynamic and introspective reflection on a personal and professional journey and on the normative and theoretical frameworks that underpin and explain the supervisory process. To that end two experiments with two different supervisory roles were simultaneously considered and compared: supervision during initial training (internship) as a trainee, and supervision as a teacher-trainer assessing teachers (supervisor). Using a biographical narrative and bearing in mind the main theoretical assumptions with regards to supervision, it is important to highlight mutually cooperative work, sharing experiences and knowledge, as well as a continuous debate so that the focus of evaluation can be shifted from mere supervision to proper professional development. In conclusion, the school is the obvious place for this training to promote teachers’ students’ and institutions’ development. A changing school is a developing school.Palmeirão, CristinaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Maria Ernestina Costa2015-01-27T12:12:07Z2014-07-2320142014-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16388TID:201498669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:35:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:35.797365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada |
title |
Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada |
spellingShingle |
Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada Sousa, Maria Ernestina Costa Supervisão Reflexão Colaboração Formação Avaliação Supervision Reflection Cooperative work Development Evaluation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada |
title_full |
Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada |
title_fullStr |
Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada |
title_full_unstemmed |
Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada |
title_sort |
Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada |
author |
Sousa, Maria Ernestina Costa |
author_facet |
Sousa, Maria Ernestina Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palmeirão, Cristina Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Ernestina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Reflexão Colaboração Formação Avaliação Supervision Reflection Cooperative work Development Evaluation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Supervisão Reflexão Colaboração Formação Avaliação Supervision Reflection Cooperative work Development Evaluation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
No âmbito do novo sistema de avaliação do desempenho docente, surge uma experiência de supervisão que desencadeou uma reflexão introspetiva e dinâmica sobre um percurso pessoal e profissional e sobre os quadros normativos e teóricos que sustentam e explicam o processo supervisivo. Neste sentido foram evocadas e comparadas em simultâneo duas experiências de supervisão com dois papéis diferentes: a supervisão na formação inicial (estágio) no papel de avaliada e a supervisão na avaliação do desempenho docente, no papel de avaliadora (relatora). Através de uma narrativa em estilo biográfico e à luz dos principais pressupostos teóricos sobre supervisão, relevo a importância do trabalho colegial e colaborativo, na partilha de experiências e saberes, bem como na reflexão contínua interpares de forma a que avaliação seja (re)pensada numa perspetiva mais de formação do que regulação (controlo). Finalmente, a escola é o espaço por excelência onde essa formação pode e deve ser desenvolvida em prol do desenvolvimento profissional de cada docente, da instituição e dos alunos. Uma escola em mudança é uma escola em formação permanente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-23 2014 2014-07-23T00:00:00Z 2015-01-27T12:12:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/16388 TID:201498669 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/16388 |
identifier_str_mv |
TID:201498669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131813904384000 |