Coordenação pedagógica, funções e desafios de Supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Manuela Rangel da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11394
Resumo: O Projeto de investigação aqui apresentado pretendeu conhecer e compreender quais as funções de coordenação pedagógica na gestão dos processos educativos no contexto onde a investigadora desenvolve a sua prática pedagógica, com vista à sua transformação. Tendo verificado uma realidade onde prevalecia o conformismo profissional e ausência de estratégias promotoras de desenvolvimento das pessoas e do contexto, a investigadora procurou promover oportunidades para iniciar o processo de transformação desta realidade observada. Esta tomada de consciência levou a definir objetivos que nortearam o estudo, estando relacionados com a transformação da realidade que se pretendeu refletir, investigar e transformar. Pretendeu-se, essencialmente, caracterizar perceções sobre a coordenação dos processos pedagógicos, identificar necessidades de transformação, conceber e desenvolver estratégias de promoção de uma cultura reflexiva e identificar as potencialidades dessas estratégias na transformação de conceções e de práticas pedagógicas. Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativa envolveu a equipa pedagógica num plano de formação em que a metodologia seguiu estratégias reflexivas próprias da investigação ação configurando um estudo de caso. Assim, a investigadora recolheu os dados obtidos através de questionários às educadoras de infância, registos de observação e atas das reuniões pedagógicas e analisou-os, exercendo uma função de observadora participante. Através da triangulação de resultados e considerações finais foi possível destacar a importância do desenvolvimento da capacidade de refletir em equipa, possibilitando oportunidades a todos as envolvidas de se formarem e de enriquecerem as suas práticas supervisivas, de caráter pessoal e coletivo, sobre a ação pedagógica
id RCAP_b3717df433e90fc25ed5dbde25a79524
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11394
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Coordenação pedagógica, funções e desafios de SupervisãoSupervisãoCoordenação pedagógicaColaboraçãoReflexãoTransformaçãoSupervisionPedagogic coordinationCooperationReflectionTransformationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Projeto de investigação aqui apresentado pretendeu conhecer e compreender quais as funções de coordenação pedagógica na gestão dos processos educativos no contexto onde a investigadora desenvolve a sua prática pedagógica, com vista à sua transformação. Tendo verificado uma realidade onde prevalecia o conformismo profissional e ausência de estratégias promotoras de desenvolvimento das pessoas e do contexto, a investigadora procurou promover oportunidades para iniciar o processo de transformação desta realidade observada. Esta tomada de consciência levou a definir objetivos que nortearam o estudo, estando relacionados com a transformação da realidade que se pretendeu refletir, investigar e transformar. Pretendeu-se, essencialmente, caracterizar perceções sobre a coordenação dos processos pedagógicos, identificar necessidades de transformação, conceber e desenvolver estratégias de promoção de uma cultura reflexiva e identificar as potencialidades dessas estratégias na transformação de conceções e de práticas pedagógicas. Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativa envolveu a equipa pedagógica num plano de formação em que a metodologia seguiu estratégias reflexivas próprias da investigação ação configurando um estudo de caso. Assim, a investigadora recolheu os dados obtidos através de questionários às educadoras de infância, registos de observação e atas das reuniões pedagógicas e analisou-os, exercendo uma função de observadora participante. Através da triangulação de resultados e considerações finais foi possível destacar a importância do desenvolvimento da capacidade de refletir em equipa, possibilitando oportunidades a todos as envolvidas de se formarem e de enriquecerem as suas práticas supervisivas, de caráter pessoal e coletivo, sobre a ação pedagógicaThe purpose of this research project is to understand and transform the function of the pedagogic coordination in the management of educational processes where the researcher currently practices her pedagogic activity. Having witnessed professional conformism and the lack of strategies that promote people and context, the researcher sought to develop new opportunities to start the transformation process. This awareness led to defined objectives that guided the study and were related to the environment that we wished to debate, investigate and transform. Essentially we aimed to define perceptions about the coordination of pedagogic processes, identify the need for transformation, develop strategies for promoting a culture of reflection and identify the potential of these strategies in transforming pedagogic concepts and practices. This qualitative and interpretative research involved the pedagogic team in a plan where the methodology followed reflexive strategies suited to research featuring a case study. Therefore, we gathered data through surveys given to the kindergarten teachers, records of observation and pedagogic meeting minutes. The researcher was a participating observer. Through result triangulation and final considerations, it was possible to highlight the importance of developing the ability to think as a team, enabling all involved to develop and enrich their supervising techniques, both personal and collective, upon the pedagogic practiceInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Juliana Manuela Rangel da2018-04-18T14:05:31Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11394TID:201900785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:45.946260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Coordenação pedagógica, funções e desafios de Supervisão
title Coordenação pedagógica, funções e desafios de Supervisão
spellingShingle Coordenação pedagógica, funções e desafios de Supervisão
Silva, Juliana Manuela Rangel da
Supervisão
Coordenação pedagógica
Colaboração
Reflexão
Transformação
Supervision
Pedagogic coordination
Cooperation
Reflection
Transformation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Coordenação pedagógica, funções e desafios de Supervisão
title_full Coordenação pedagógica, funções e desafios de Supervisão
title_fullStr Coordenação pedagógica, funções e desafios de Supervisão
title_full_unstemmed Coordenação pedagógica, funções e desafios de Supervisão
title_sort Coordenação pedagógica, funções e desafios de Supervisão
author Silva, Juliana Manuela Rangel da
author_facet Silva, Juliana Manuela Rangel da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Manuela Rangel da
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Coordenação pedagógica
Colaboração
Reflexão
Transformação
Supervision
Pedagogic coordination
Cooperation
Reflection
Transformation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Supervisão
Coordenação pedagógica
Colaboração
Reflexão
Transformação
Supervision
Pedagogic coordination
Cooperation
Reflection
Transformation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Projeto de investigação aqui apresentado pretendeu conhecer e compreender quais as funções de coordenação pedagógica na gestão dos processos educativos no contexto onde a investigadora desenvolve a sua prática pedagógica, com vista à sua transformação. Tendo verificado uma realidade onde prevalecia o conformismo profissional e ausência de estratégias promotoras de desenvolvimento das pessoas e do contexto, a investigadora procurou promover oportunidades para iniciar o processo de transformação desta realidade observada. Esta tomada de consciência levou a definir objetivos que nortearam o estudo, estando relacionados com a transformação da realidade que se pretendeu refletir, investigar e transformar. Pretendeu-se, essencialmente, caracterizar perceções sobre a coordenação dos processos pedagógicos, identificar necessidades de transformação, conceber e desenvolver estratégias de promoção de uma cultura reflexiva e identificar as potencialidades dessas estratégias na transformação de conceções e de práticas pedagógicas. Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativa envolveu a equipa pedagógica num plano de formação em que a metodologia seguiu estratégias reflexivas próprias da investigação ação configurando um estudo de caso. Assim, a investigadora recolheu os dados obtidos através de questionários às educadoras de infância, registos de observação e atas das reuniões pedagógicas e analisou-os, exercendo uma função de observadora participante. Através da triangulação de resultados e considerações finais foi possível destacar a importância do desenvolvimento da capacidade de refletir em equipa, possibilitando oportunidades a todos as envolvidas de se formarem e de enriquecerem as suas práticas supervisivas, de caráter pessoal e coletivo, sobre a ação pedagógica
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2018-04-18T14:05:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11394
TID:201900785
url http://hdl.handle.net/10400.22/11394
identifier_str_mv TID:201900785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131411930677248