A formação de professores pós-Bolonha - A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4042 |
Resumo: | O Processo de Bolonha provocou uma remodelação no espaço europeu de ensino superior, pretendendo nivelar a formação, como tal é objetivo desta investigação analisar e comparar os sistemas de ensino e os cursos de formação de professores nos estados membros pertencentes à União Europeia. E, afunilando para o contexto português, a investigação realizada tem como objetivo aferir o grau de satisfação dos estudantes e docentes sobre a formação de professores pós- Bolonha, focando-se nos mestrados de formação de professores do nível da educação pré-escolar e 1º e 2º CEB. A partir de uma amostra de conveniência não probabilística utilizou-se, como técnica de recolha de dados, um inquérito por questionário aplicado a um total de 260 inquiridos (N=260), dos quais 210 são estudantes e 50 são docentes. Os resultados da investigação realizada apontam para a satisfação de estudantes e docentes em relação à nova formação de professores. |
id |
RCAP_1ff610cf7a2ae7c1005bb8ac2c6f2845 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/4042 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação de professores pós-Bolonha - A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.Processo de BolonhaFormação de ProfessoresSatisfação dos Estudantes e DocentesO Processo de Bolonha provocou uma remodelação no espaço europeu de ensino superior, pretendendo nivelar a formação, como tal é objetivo desta investigação analisar e comparar os sistemas de ensino e os cursos de formação de professores nos estados membros pertencentes à União Europeia. E, afunilando para o contexto português, a investigação realizada tem como objetivo aferir o grau de satisfação dos estudantes e docentes sobre a formação de professores pós- Bolonha, focando-se nos mestrados de formação de professores do nível da educação pré-escolar e 1º e 2º CEB. A partir de uma amostra de conveniência não probabilística utilizou-se, como técnica de recolha de dados, um inquérito por questionário aplicado a um total de 260 inquiridos (N=260), dos quais 210 são estudantes e 50 são docentes. Os resultados da investigação realizada apontam para a satisfação de estudantes e docentes em relação à nova formação de professores.Revista Vozes dos Vales: Publicações Académicas2018-07-08T21:06:44Z2018-07-082014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/4042http://hdl.handle.net/10314/4042por2238-6424Rodrigues, FlorbelaBrito, ElisabeteSimões, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:49Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:11.582365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores pós-Bolonha - A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal. |
title |
A formação de professores pós-Bolonha - A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal. |
spellingShingle |
A formação de professores pós-Bolonha - A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal. Rodrigues, Florbela Processo de Bolonha Formação de Professores Satisfação dos Estudantes e Docentes |
title_short |
A formação de professores pós-Bolonha - A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal. |
title_full |
A formação de professores pós-Bolonha - A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal. |
title_fullStr |
A formação de professores pós-Bolonha - A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal. |
title_full_unstemmed |
A formação de professores pós-Bolonha - A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal. |
title_sort |
A formação de professores pós-Bolonha - A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal. |
author |
Rodrigues, Florbela |
author_facet |
Rodrigues, Florbela Brito, Elisabete Simões, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Elisabete Simões, Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Florbela Brito, Elisabete Simões, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de Bolonha Formação de Professores Satisfação dos Estudantes e Docentes |
topic |
Processo de Bolonha Formação de Professores Satisfação dos Estudantes e Docentes |
description |
O Processo de Bolonha provocou uma remodelação no espaço europeu de ensino superior, pretendendo nivelar a formação, como tal é objetivo desta investigação analisar e comparar os sistemas de ensino e os cursos de formação de professores nos estados membros pertencentes à União Europeia. E, afunilando para o contexto português, a investigação realizada tem como objetivo aferir o grau de satisfação dos estudantes e docentes sobre a formação de professores pós- Bolonha, focando-se nos mestrados de formação de professores do nível da educação pré-escolar e 1º e 2º CEB. A partir de uma amostra de conveniência não probabilística utilizou-se, como técnica de recolha de dados, um inquérito por questionário aplicado a um total de 260 inquiridos (N=260), dos quais 210 são estudantes e 50 são docentes. Os resultados da investigação realizada apontam para a satisfação de estudantes e docentes em relação à nova formação de professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2018-07-08T21:06:44Z 2018-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/4042 http://hdl.handle.net/10314/4042 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/4042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2238-6424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Vozes dos Vales: Publicações Académicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Vozes dos Vales: Publicações Académicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136925214310400 |