As implicações do processo de Bolonha na formação de professores: um estudo nas Escolas Superiores de Educação em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Elisabete
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rodrigues, Florbela, Simões, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4041
Resumo: Este trabalho resulta de uma investigação realizada sobre a criação dos novos cursos de Formação de Professores em Portugal. O objetivo foi analisar as implicações do rocesso de Bolonha na Formação de Professores existentes nas Escolas Superiores de Educação públicas portuguesas, a fim de aferir o modo como foram operacionalizadas essas mudanças, perceber os efeitos das mesmas nos nesses cursos e, consequentemente, no exercício futuro da profissão docente em Portugal. Metodologicamente foi realizada uma análise documental dos relatórios de concretização do processo de Bolonha dessas instituições do ensino superior politécnico que oferecem Formação de Professores. Concluiu-se que na criação destas formações houve um insuficiente amadurecimento na elaboração dos planos de estudos apressadamente apresentados, muito devido à tardia promulgação do enquadramento legal que os definiu, de que resultaram vários conflitos legislativos.
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