A formação de professores pós-Bolonha – A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Florbela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brito, Elisabete, Simões, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4040
Resumo: O Processo de Bolonha provocou uma remodelação no espaço europeu de ensino superior, pretendendo nivelar a formação, como tal é objetivo desta investigação analisar e comparar os sistemas de ensino e os cursos de formação de professores nos estados membros pertencentes à União Europeia. E, afunilando para o contexto português, a investigação realizada tem como objetivo aferir o grau de satisfação dos estudantes e docentes sobre a formação de professores pósBolonha, focando-se nos mestrados de formação de professores do nível da educação pré-escolar e 1º e 2º CEB. A partir de uma amostra de conveniência não probabilística utilizou-se, como técnica de recolha de dados, um inquérito por questionário aplicado a um total de 260 inquiridos (N=260), dos quais 210 são estudantes e 50 são docentes. Os resultados da investigação realizada apontam para a satisfação de estudantes e docentes em relação à nova formação de professores.
id RCAP_5d12c69fdb3a30dab1f81be601bcc876
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/4040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de professores pós-Bolonha – A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.Processo de BolonhaFormação de ProfessoresSatisfação dos Estudantes e DocentesO Processo de Bolonha provocou uma remodelação no espaço europeu de ensino superior, pretendendo nivelar a formação, como tal é objetivo desta investigação analisar e comparar os sistemas de ensino e os cursos de formação de professores nos estados membros pertencentes à União Europeia. E, afunilando para o contexto português, a investigação realizada tem como objetivo aferir o grau de satisfação dos estudantes e docentes sobre a formação de professores pósBolonha, focando-se nos mestrados de formação de professores do nível da educação pré-escolar e 1º e 2º CEB. A partir de uma amostra de conveniência não probabilística utilizou-se, como técnica de recolha de dados, um inquérito por questionário aplicado a um total de 260 inquiridos (N=260), dos quais 210 são estudantes e 50 são docentes. Os resultados da investigação realizada apontam para a satisfação de estudantes e docentes em relação à nova formação de professores.Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM2018-07-01T23:03:00Z2018-07-012014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/4040http://hdl.handle.net/10314/4040por2238-6424Rodrigues, FlorbelaBrito, ElisabeteSimões, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:49Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:11.495121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores pós-Bolonha – A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.
title A formação de professores pós-Bolonha – A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.
spellingShingle A formação de professores pós-Bolonha – A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.
Rodrigues, Florbela
Processo de Bolonha
Formação de Professores
Satisfação dos Estudantes e Docentes
title_short A formação de professores pós-Bolonha – A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.
title_full A formação de professores pós-Bolonha – A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.
title_fullStr A formação de professores pós-Bolonha – A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.
title_full_unstemmed A formação de professores pós-Bolonha – A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.
title_sort A formação de professores pós-Bolonha – A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.
author Rodrigues, Florbela
author_facet Rodrigues, Florbela
Brito, Elisabete
Simões, Fátima
author_role author
author2 Brito, Elisabete
Simões, Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Florbela
Brito, Elisabete
Simões, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de Bolonha
Formação de Professores
Satisfação dos Estudantes e Docentes
topic Processo de Bolonha
Formação de Professores
Satisfação dos Estudantes e Docentes
description O Processo de Bolonha provocou uma remodelação no espaço europeu de ensino superior, pretendendo nivelar a formação, como tal é objetivo desta investigação analisar e comparar os sistemas de ensino e os cursos de formação de professores nos estados membros pertencentes à União Europeia. E, afunilando para o contexto português, a investigação realizada tem como objetivo aferir o grau de satisfação dos estudantes e docentes sobre a formação de professores pósBolonha, focando-se nos mestrados de formação de professores do nível da educação pré-escolar e 1º e 2º CEB. A partir de uma amostra de conveniência não probabilística utilizou-se, como técnica de recolha de dados, um inquérito por questionário aplicado a um total de 260 inquiridos (N=260), dos quais 210 são estudantes e 50 são docentes. Os resultados da investigação realizada apontam para a satisfação de estudantes e docentes em relação à nova formação de professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01T00:00:00Z
2018-07-01T23:03:00Z
2018-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/4040
http://hdl.handle.net/10314/4040
url http://hdl.handle.net/10314/4040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2238-6424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136925211164672