Educação e animação sociocultural nos sites dos municípios: um estudo multicaso no Norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tânia Raquel Pires de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2797
Resumo: A presente investigação teve como finalidade analisar de que forma os sites das autarquias veiculam as políticas e as ações das respetivas autarquias na área da educação e da animação sociocultural, incluindo a animação socioeducativa. A revisão bibliográfica desenvolveu-se em torno dos seguintes tópicos: autarquias e educação, com enfâse nas novas competências das autarquias; animação sociocultural, com ênfase na animação socioeducativa; trabalho em rede em educação. A metodologia centrou-se na análise do conteúdo dos sites de seis autarquias do interior norte de Portugal. A análise de conteúdo realizada teve como principais objetivos perceber: quais as orientações patentes nos sites relativamente à educação; de que forma as atividades educativas/socioeducativas/de animação sociocultural promovidas pelas autarquias são referidas nos respetivos sites; perceber se é detetado algum tipo de trabalho em rede na área da educação e da animação sociocultural. Os resultados mostram que todos os sites das autarquias fazem abordagem à temática da educação de forma direta; abordam também, embora sem os identificarem como tal, objetivos e atividades que cabem dentro dos conceitos de animação socioeducativa e de animação sociocultural. Porém, cada um dos sites apresenta um discurso e espaços quantitativamente diferentes sobre estas temáticas. A principal conclusão é que, com base na análise de conteúdo dos sites das autarquias, a maioria destas parecem assumir o seu papel social na educação e são também, agentes de animação sociocultural e por consequência, agentes de desenvolvimento comunitário.
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