Das nossas raízes : o ensino das artes visuais e a abordagem interdisciplinar ao património cultural local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Maria de Fátima José Chaveiro de Faria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10351
Resumo: A história das sociedades traduz a evolução humana, da mesma forma que o património cultural descreve e contextualiza a história e cultura de um povo, constituindo-se como memória coletiva de uma determinada comunidade. A relação que se estabelece entre o indivíduo e o meio onde vive através da sua ação física ou concetual, é terreno fértil para o desenvolvimento de modos de perceção e fruição, aos quais se relacionam, simultaneamente, sentimentos de identificação e pertença. O ensino das artes visuais, pressupõe uma relação com a vida comunitária, na medida em que pode proporcionar diálogos entre o aluno e o património cultural, no entendimento e perceção das circunstâncias atuais, históricas e tradicionais e suas ideologias e valores culturais. O presente estudo de caráter exploratório e qualitativo, abordando questões relacionadas com o ensino das artes visuais, estabelece pontos de convergência com a educação patrimonial, com vista a investigar a memória cultural, o valor que tem em si e na sua representação para a comunidade. A “plasticidade” particular das disciplinas artísticas – neste caso Educação Visual – é uma mais-valia no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares que possam facilitar relações didáticas entre a escola e o meio. Através da metodologia de investigação-ação com duas turmas em Prática Supervisionada, esta pesquisa mostra-nos que ao conhecer, respeitar e valorizar as diferentes representações do património, especialmente as mais próximas da sua realidade pessoal, o aluno aperfeiçoa o espírito de pertença, de identidade, de cuidado e preservação, assim como a capacidade interventiva e o espírito crítico e criativo, contribuindo para uma cidadania ativa e consciente.
id RCAP_20575a93ea73979112a2aa061dfab210
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10351
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Das nossas raízes : o ensino das artes visuais e a abordagem interdisciplinar ao património cultural localMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISPATRIMÓNIO CULTURALINTERDISCIPLINARIDADEARTES VISUAISIDENTIDADE CULTURALMÉTODOS DE TRABALHOVISUAL ARTS TEACHINGCULTURAL HERITAGEINTERDISCIPLINARITYVISUAL ARTSCULTURAL IDENTITYWORKING METHODSA história das sociedades traduz a evolução humana, da mesma forma que o património cultural descreve e contextualiza a história e cultura de um povo, constituindo-se como memória coletiva de uma determinada comunidade. A relação que se estabelece entre o indivíduo e o meio onde vive através da sua ação física ou concetual, é terreno fértil para o desenvolvimento de modos de perceção e fruição, aos quais se relacionam, simultaneamente, sentimentos de identificação e pertença. O ensino das artes visuais, pressupõe uma relação com a vida comunitária, na medida em que pode proporcionar diálogos entre o aluno e o património cultural, no entendimento e perceção das circunstâncias atuais, históricas e tradicionais e suas ideologias e valores culturais. O presente estudo de caráter exploratório e qualitativo, abordando questões relacionadas com o ensino das artes visuais, estabelece pontos de convergência com a educação patrimonial, com vista a investigar a memória cultural, o valor que tem em si e na sua representação para a comunidade. A “plasticidade” particular das disciplinas artísticas – neste caso Educação Visual – é uma mais-valia no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares que possam facilitar relações didáticas entre a escola e o meio. Através da metodologia de investigação-ação com duas turmas em Prática Supervisionada, esta pesquisa mostra-nos que ao conhecer, respeitar e valorizar as diferentes representações do património, especialmente as mais próximas da sua realidade pessoal, o aluno aperfeiçoa o espírito de pertença, de identidade, de cuidado e preservação, assim como a capacidade interventiva e o espírito crítico e criativo, contribuindo para uma cidadania ativa e consciente.The history of societies reflects human evolution, in the same way that cultural heritage describes and contextualizes the history and culture of a people, constituting itself as the collective memory of a given community. The relationship that is established between the individual and the environment where he lives through his physical or conceptual action, is fertile ground for the development of modes of perception and enjoyment, to which feelings of identification and belonging are simultaneously related. The teaching of visual arts presupposes a relationship with community life, as it can provide dialogues between the student and cultural heritage, in the understanding and perception of current, historical and traditional circumstances and their ideologies and cultural values. This exploratory and qualitative study, addressing issues related to the teaching of visual arts, establishes points of convergence with heritage education, with a view to investigating cultural memory, the value it has in itself and in representation for the community. The particular “plasticity” of artistic disciplines - in this case Visual Education - is an asset with regard to the development of interdisciplinary projects that can facilitate didactic relations between the school and the environment. Through the action-research methodology with two classes in Supervised Practice, this research shows us that by knowing, respecting and valuing the different representations of heritage, especially those closest to their personal reality, the student improves the spirit of belonging, of identity, care and preservation, as well as the intervention capacity and critical and creative spirit, contributing to an active and conscious citizenship2020-08-03T16:38:07Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10351TID:202503879porLobo, Maria de Fátima José Chaveiro de Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:36Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:46.176144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Das nossas raízes : o ensino das artes visuais e a abordagem interdisciplinar ao património cultural local
title Das nossas raízes : o ensino das artes visuais e a abordagem interdisciplinar ao património cultural local
spellingShingle Das nossas raízes : o ensino das artes visuais e a abordagem interdisciplinar ao património cultural local
Lobo, Maria de Fátima José Chaveiro de Faria
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
PATRIMÓNIO CULTURAL
INTERDISCIPLINARIDADE
ARTES VISUAIS
IDENTIDADE CULTURAL
MÉTODOS DE TRABALHO
VISUAL ARTS TEACHING
CULTURAL HERITAGE
INTERDISCIPLINARITY
VISUAL ARTS
CULTURAL IDENTITY
WORKING METHODS
title_short Das nossas raízes : o ensino das artes visuais e a abordagem interdisciplinar ao património cultural local
title_full Das nossas raízes : o ensino das artes visuais e a abordagem interdisciplinar ao património cultural local
title_fullStr Das nossas raízes : o ensino das artes visuais e a abordagem interdisciplinar ao património cultural local
title_full_unstemmed Das nossas raízes : o ensino das artes visuais e a abordagem interdisciplinar ao património cultural local
title_sort Das nossas raízes : o ensino das artes visuais e a abordagem interdisciplinar ao património cultural local
author Lobo, Maria de Fátima José Chaveiro de Faria
author_facet Lobo, Maria de Fátima José Chaveiro de Faria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Maria de Fátima José Chaveiro de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
PATRIMÓNIO CULTURAL
INTERDISCIPLINARIDADE
ARTES VISUAIS
IDENTIDADE CULTURAL
MÉTODOS DE TRABALHO
VISUAL ARTS TEACHING
CULTURAL HERITAGE
INTERDISCIPLINARITY
VISUAL ARTS
CULTURAL IDENTITY
WORKING METHODS
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
PATRIMÓNIO CULTURAL
INTERDISCIPLINARIDADE
ARTES VISUAIS
IDENTIDADE CULTURAL
MÉTODOS DE TRABALHO
VISUAL ARTS TEACHING
CULTURAL HERITAGE
INTERDISCIPLINARITY
VISUAL ARTS
CULTURAL IDENTITY
WORKING METHODS
description A história das sociedades traduz a evolução humana, da mesma forma que o património cultural descreve e contextualiza a história e cultura de um povo, constituindo-se como memória coletiva de uma determinada comunidade. A relação que se estabelece entre o indivíduo e o meio onde vive através da sua ação física ou concetual, é terreno fértil para o desenvolvimento de modos de perceção e fruição, aos quais se relacionam, simultaneamente, sentimentos de identificação e pertença. O ensino das artes visuais, pressupõe uma relação com a vida comunitária, na medida em que pode proporcionar diálogos entre o aluno e o património cultural, no entendimento e perceção das circunstâncias atuais, históricas e tradicionais e suas ideologias e valores culturais. O presente estudo de caráter exploratório e qualitativo, abordando questões relacionadas com o ensino das artes visuais, estabelece pontos de convergência com a educação patrimonial, com vista a investigar a memória cultural, o valor que tem em si e na sua representação para a comunidade. A “plasticidade” particular das disciplinas artísticas – neste caso Educação Visual – é uma mais-valia no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares que possam facilitar relações didáticas entre a escola e o meio. Através da metodologia de investigação-ação com duas turmas em Prática Supervisionada, esta pesquisa mostra-nos que ao conhecer, respeitar e valorizar as diferentes representações do património, especialmente as mais próximas da sua realidade pessoal, o aluno aperfeiçoa o espírito de pertença, de identidade, de cuidado e preservação, assim como a capacidade interventiva e o espírito crítico e criativo, contribuindo para uma cidadania ativa e consciente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-08-03T16:38:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10351
TID:202503879
url http://hdl.handle.net/10437/10351
identifier_str_mv TID:202503879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131254405201920