Gestão da indisciplina na escola de ensino fundamental: a percepção do professor sobre a indisciplina dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/7045 |
Resumo: | Analisa-se a Indisciplina escolar enquanto fenômeno presente na escola básica de ensino fundamental e como objeto de estudos de diversos especialistas da área educacional, notadamente Oliveira (2002), Charlot (2005), Damke (2007), Vasconcellos (2009), Patto (2010), Aquino (1996), Rego (1996), Souza (2003), Freire (1996), Gonzalez Rey (2005). Partimos do princípio de que qualquer fenômeno social presente na escola tem explicações empíricas que precisam ser fundamentadas cientificamente, dado que nos levaram a buscar conceituar esse fenômeno da indisciplina através da percepção dos professores que atuam na escola, seus alunos e os pais dos alunos envolvidos nesse projeto que culminou com a dissertação de mestrado. As causas da indisciplina a partir da percepção dos sujeitos implicados na investigação foram atribuídas à falta de motivação dos alunos, à falta de participação dos pais, à falta de infraestrutura da escola, ao despreparo do professor, a desestruturação familiar explicações que foram corroboradas e/ou refutadas pelos nossos interlocutores. Utilizamos a observação, a os registros de campo e a aplicação de questionários com vista a identificação das causas da indisciplina na escola bem como a quem cabe a responsabilidade de geri-la. Assumimos a metodologia de cunho qualitativo com ênfase no estudo de caso e utilizamos a observação, o registro de campo e a aplicação e questionários para orientar-nos através das falas dos sujeitos implicados no contexto escola investigado como definem, caracterizam e interpretam a indisciplina existente na escola. Os resultados apontaram que é difícil caracterizar a indisciplinar por conta de que as causas nem sempre são as mesmas, portanto a prevenção muda o contexto escolar muda, o aluno a cada dia é diferente do outro e os demais escolares também diferem diariamente, portanto este problema de indisciplina é quase impossível de caracterizar. |
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Gestão da indisciplina na escola de ensino fundamental: a percepção do professor sobre a indisciplina dos alunosIndisciplina EscolarProfessores do Ensino FundamentalPercepção da IndisciplinaSchool DisciplineTeachers of Elementary SchoolPerception of IndisciplineDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAnalisa-se a Indisciplina escolar enquanto fenômeno presente na escola básica de ensino fundamental e como objeto de estudos de diversos especialistas da área educacional, notadamente Oliveira (2002), Charlot (2005), Damke (2007), Vasconcellos (2009), Patto (2010), Aquino (1996), Rego (1996), Souza (2003), Freire (1996), Gonzalez Rey (2005). Partimos do princípio de que qualquer fenômeno social presente na escola tem explicações empíricas que precisam ser fundamentadas cientificamente, dado que nos levaram a buscar conceituar esse fenômeno da indisciplina através da percepção dos professores que atuam na escola, seus alunos e os pais dos alunos envolvidos nesse projeto que culminou com a dissertação de mestrado. As causas da indisciplina a partir da percepção dos sujeitos implicados na investigação foram atribuídas à falta de motivação dos alunos, à falta de participação dos pais, à falta de infraestrutura da escola, ao despreparo do professor, a desestruturação familiar explicações que foram corroboradas e/ou refutadas pelos nossos interlocutores. Utilizamos a observação, a os registros de campo e a aplicação de questionários com vista a identificação das causas da indisciplina na escola bem como a quem cabe a responsabilidade de geri-la. Assumimos a metodologia de cunho qualitativo com ênfase no estudo de caso e utilizamos a observação, o registro de campo e a aplicação e questionários para orientar-nos através das falas dos sujeitos implicados no contexto escola investigado como definem, caracterizam e interpretam a indisciplina existente na escola. Os resultados apontaram que é difícil caracterizar a indisciplinar por conta de que as causas nem sempre são as mesmas, portanto a prevenção muda o contexto escolar muda, o aluno a cada dia é diferente do outro e os demais escolares também diferem diariamente, portanto este problema de indisciplina é quase impossível de caracterizar.This paper analyzes the School Indiscipline as a phenomenon present in the basic elementary school and as an object of studies of several educational specialists, notably Oliveira (2002), Charlot (2005), Damke (2007), Vasconcellos (2009), Patto 2010), Aquino (1996), Rego (1996), Souza (2003), Freire (1996), Gonzalez Rey (2005). We assume that any social phenomenon present in the school has empirical explanations that need to be scientifically grounded, since they have led us to conceptualize this phenomenon of indiscipline through the perception of the teachers who work in the school, its students and the parents of the students involved in this phenomenon. Project culminating in the master's thesis. The causes of indiscipline from the perception of the subjects involved in the research were attributed to the students' lack of motivation, lack of parental involvement, lack of school infrastructure, teacher unpreparedness, family disintegration explanations that were corroborated and / or refuted by our interlocutors. We use observation, field records and the application of questionnaires in order to identify the causes of indiscipline in the school as well as who is responsible for managing it. We assume the qualitative methodology with emphasis in the case study and we use the observation, the field register and the application and questionnaires to guide us through the statements of the subjects involved in the investigated school context as they define, characterize and interpret the existing indiscipline in the school. The results pointed out that it is difficult to characterize the indiscipline because the causes are not always the same, therefore prevention changes the school context changes, the student each day is different from the other and the other students also differ daily, therefore this problem of indiscipline is almost impossible to characterize.Fonte, CarlaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRezende, Longuinha dos Santos2018-11-21T13:25:26Z2018-11-15T00:00:00Z2018-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7045porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:26Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:56.739928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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