Motivação para as aulas de educação física: estudo centrado no 3º ciclo do ensino básico e secundária de uma escola pública e privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victor Manuel Gomes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25259
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_9cccaa44a493559e78d0b75c868c9956
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para as aulas de educação física: estudo centrado no 3º ciclo do ensino básico e secundária de uma escola pública e privadaEstágioEnsinoEducação físicaMotivaçãoTraineeshipTeachingPhysical educationMotivation796:372.879.6372.879.6:796Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEste relatório final de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A prática de Ensino Supervisionada foi realizada numa escola do concelho da Maia no ano letivo 2011/2012 e tinha como objetivo explorar e vivenciar todo o contexto escolar na função de professor estagiário a fim de consolidar as aprendizagens geradas nos ciclos de estudo anteriores. O presente relatório procura sintetizar todos os momentos vivenciados ao longo do estágio, um caminho reflexivo e de aprendizagem guiada, que em muito contribuiu para uma melhoria profissional e pessoal. O documento encontra-se organizado em três grandes áreas de intervenção: i) organização e gestão do ensino e da aprendizagem; ii) participação na escola e relação com a comunidade; iii) investigação e desenvolvimento profissional. Na primeira área é primeiramente feita a caraterização geral do estágio, das turmas e da escola de acolhimento. Nesta área abordamos as planificações (anual, didática e aula) e ainda refletimos sobre a realização, onde se insere a instrução, gestão, clima e a disciplina. Por fim, exacerbamo-nos sobre a temática da avaliação procurando expor de que forma esta foi aplicada ao longo do estágio. Na área da participação na escola e relação com a comunidade é apresentada de forma sucinta a atividade por nós desenvolvida e as restantes atividades em que fomos participando, nomeadamente a festa de Natal. Na última área desenvolvida do presente relatório, investigação e desenvolvimento profissional, são apresentadas as conclusões do estudo “Motivação para as Aulas de Educação Física. Estudo centrado no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário de uma Escola Pública e Privada”. Para finalizar, apresentamos as nossas considerações finais em relação ao caminho percorrido no presente ano letivo que em muito contribuirão para uma futura intervenção de qualidade junto dos alunos.This report inserts itself in the curricular unit of Supervised Teaching Practice I and II from the second year of the Masters Degree on Teaching Physical Education on Elementary and High School, in the Education Institute of Minho’s University. The Supervised Teaching Practice was executed in held a school in the municipality of Maia during the 2011/2012 school year. The aim was to explore and experience the trainee teacher’s job/charge in a school context in order to consolidate all that was learned in the previous learning stages. The present report seeks to summarize all the experienced moments during the traineeship, it was a reflexive path and a guided apprenticeship that contributed to a great professional and personal improvement. This document is organized in three major fields of intervention: i) organization and management of teaching and learning; ii) school’s involvement and the relationship with the community; iii) investigation and professional development. The first field starts with the traineeship’s, classes and school’s general charaterization. In this area we approached the planning (annual, didactic and class) and a reflection on the practical realization, that includes instruction, management, climate and discipline. In conclusion we focused on the evaluation theme seaking to expose the way it was applied through the traineeship. In the field of school’s participation and relationship with the community it is presented in a very summarized way the activities we developed and other activities in which we participated, like the Christmas party. In the last field developed in the present report, investigation and personal development are presented the conclusions of the study “Motivation for classes of Physical Education. Study centered in the 3rd cycle of the elementary and secondary education of a Public and Private School”. In the end we present our final considerations regarding the path we took in the present school year that will contribute to a future great intervention among students.Pereira, Paulo Alberto da SilvaUniversidade do MinhoSilva, Victor Manuel Gomes da20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:30.752078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para as aulas de educação física: estudo centrado no 3º ciclo do ensino básico e secundária de uma escola pública e privada
title Motivação para as aulas de educação física: estudo centrado no 3º ciclo do ensino básico e secundária de uma escola pública e privada
spellingShingle Motivação para as aulas de educação física: estudo centrado no 3º ciclo do ensino básico e secundária de uma escola pública e privada
Silva, Victor Manuel Gomes da
Estágio
Ensino
Educação física
Motivação
Traineeship
Teaching
Physical education
Motivation
796:372.879.6
372.879.6:796
title_short Motivação para as aulas de educação física: estudo centrado no 3º ciclo do ensino básico e secundária de uma escola pública e privada
title_full Motivação para as aulas de educação física: estudo centrado no 3º ciclo do ensino básico e secundária de uma escola pública e privada
title_fullStr Motivação para as aulas de educação física: estudo centrado no 3º ciclo do ensino básico e secundária de uma escola pública e privada
title_full_unstemmed Motivação para as aulas de educação física: estudo centrado no 3º ciclo do ensino básico e secundária de uma escola pública e privada
title_sort Motivação para as aulas de educação física: estudo centrado no 3º ciclo do ensino básico e secundária de uma escola pública e privada
author Silva, Victor Manuel Gomes da
author_facet Silva, Victor Manuel Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Paulo Alberto da Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Victor Manuel Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Ensino
Educação física
Motivação
Traineeship
Teaching
Physical education
Motivation
796:372.879.6
372.879.6:796
topic Estágio
Ensino
Educação física
Motivação
Traineeship
Teaching
Physical education
Motivation
796:372.879.6
372.879.6:796
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/25259
url http://hdl.handle.net/1822/25259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132739669065728