Ensino da "Energia" em contexto CTSA : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Évora, Cátia Quitério
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4065
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_add8d43c73fb5d02e8c840d87412c89c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da "Energia" em contexto CTSA : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridadeLiteracia científicaEnsino da físicaEnsino da químicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011As Orientações Curriculares contemplam a importância da interacção CTSA no ensino das ciências, perspectivando o desenvolvimento de competências essenciais para a promoção da literacia científica. Na sequência destas finalidades curriculares o presente estudo pretendeu conhecer como reagem os alunos à implementação de estratégias de ensino que fomentam a interacção CTSA, durante a abordagem ao tema “Energia”. Pretendeu-se, desta forma, compreender as dificuldades enfrentadas e as aprendizagens realizadas pelos alunos quando envolvidos neste tipo de estratégias e, ainda, conhecer a avaliação que os alunos fazem em relação às tarefas que realizaram nas aulas. Para alcançar estas finalidades, participaram no estudo 29 alunos de uma turma do 7º ano, do 3º Ciclo do Ensino Básico. Utilizou-se, como metodologia, a investigação qualitativa, sendo os dados recolhidos a partir da observação participante, da entrevista em grupo focado e dos documentos escritos. Da análise de conteúdo emergiram as categorias e subcategorias do estudo que facilitaram a apresentação, interpretação e compreensão dos dados recolhidos. Os resultados revelaram que, à medida que as tarefas de cariz CTSA foram sendo realizadas, os alunos ultrapassaram nitidamente as dificuldades que enfrentaram, desenvolvendo competências ao nível do conhecimento substantivo e processual, da comunicação e das atitudes. Estas competências foram sobretudo desenvolvidas pela mobilização de conhecimentos na resolução de questões relacionadas com o quotidiano. Os resultados mostraram, ainda, que, desta forma, os alunos desenvolveram a capacidade de usar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Física e de Química na compreensão de assuntos abordados pelos meios de comunicação social e na resolução de problemas do seu dia-a-dia.The curricular guidelines address the importance of CTSA interaction in science education, putting into perspective the development of essential competences for scientific literacy promotion. Following these curriculum goals the present study aimed to understand how pupils react to the implementation of teaching strategies that promote CTSA interaction, during the approach to the "Energy" theme. Besides, the study also aimed to understand the difficulties found by the pupils, the learning they achieved and the evaluation made by them, relating to the use of these strategies. Twenty-nine pupils from one class of the 7th grade participated in this study. A methodology based in qualitative research with interpretative orientation was applied. Several instruments to collect data were used: naturalistic observation, focus group interview, and written documents. From the content analysis emerged the study categories and subcategories that facilitated the presentation, interpretation and understanding of the data collected. The results revealed that pupils clearly exceeded the difficulties felt during the CTSA tasks, allowing the development of competences related with different levels namely substantive and procedural knowledge, communication and attitudes. These competences were developed mainly from the active role of pupils in their learning process and the mobilization of knowledge in resolving problems related to everyday life. Also, the results revealed that pupils developed the ability to use the knowledge developed in physics and chemistry classes in the understanding of issues addressed by the media and in the solving of everyday life problems.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaÉvora, Cátia Quitério2011-09-09T15:05:33Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:47.640121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da "Energia" em contexto CTSA : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title Ensino da "Energia" em contexto CTSA : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
spellingShingle Ensino da "Energia" em contexto CTSA : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
Évora, Cátia Quitério
Literacia científica
Ensino da física
Ensino da química
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Ensino da "Energia" em contexto CTSA : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title_full Ensino da "Energia" em contexto CTSA : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title_fullStr Ensino da "Energia" em contexto CTSA : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Ensino da "Energia" em contexto CTSA : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
title_sort Ensino da "Energia" em contexto CTSA : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
author Évora, Cátia Quitério
author_facet Évora, Cátia Quitério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Évora, Cátia Quitério
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia científica
Ensino da física
Ensino da química
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Literacia científica
Ensino da física
Ensino da química
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-09T15:05:33Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4065
url http://hdl.handle.net/10451/4065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134183027638272