A importância da inteligência emocional para a educação positiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Leonor Angélico
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29317
Resumo: A Inteligência emocional é uma temática bastante falada que ainda necessita de ser mais trabalhada e valorizada. As emoções, são muitas vezes confundidas com os sentimentos, ou até mesmo, com os diferentes estados de humor, sendo assim necessário distingui-los para que cada indivíduo aprenda a conhecer-se emocionalmente, podendo trabalhar consoante o seu próprio ritmo e tempo de desenvolvimento. A educação positiva remete-nos para uma educação onde se permite à criança/jovem a exploração do mundo à sua volta, de forma, a incentivar o trabalho das suas habilidades para o bem-estar. No presente trabalho procurou-se saber de que forma e como é que os conceitos, referidos anteriormente, estavam presentes, ou não, na vida das crianças e jovens por influência e trabalho dos seus educadores, quer sejam eles, formais ou informais. A investigação foi realizada ao longo do ano letivo de 2022/2023, através de um questionário online, abrangendo um total de 52 participantes, sendo oito educadores formais, 13 educadores informais e, por fim, 31 participantes que se identificaram com os dois tipos (formal e informal). Todos os dados presentes nesta investigação foram recolhidos através de um questionário com características quantitativas e qualitativas, permitindo assim responder aos seguintes objetivos: compreender as práticas educativas dos participantes do estudo; perceber se os educadores que intervêm na educação dos seus educandos valorizam e trabalham a inteligência emocional através de uma educação positiva; percecionar a abertura dos educadores para a inteligência emocional e a educação positiva, e por fim, encontrar as possíveis “consequências” da educação implementada. Assim, por fim, são apresentados exemplos de conceitos contruídos pelos participantes, a importância que estas temáticas têm para eles, possíveis formas de trabalhar os conceitos em estudo, o interesse em aprofundar mais o conhecimento já adquirido e algumas limitações encontradas ao longo da realização deste trabalho, bem como indicações futuras.
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