A importância da inteligência emocional para a educação positiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/29317 |
Resumo: | A Inteligência emocional é uma temática bastante falada que ainda necessita de ser mais trabalhada e valorizada. As emoções, são muitas vezes confundidas com os sentimentos, ou até mesmo, com os diferentes estados de humor, sendo assim necessário distingui-los para que cada indivíduo aprenda a conhecer-se emocionalmente, podendo trabalhar consoante o seu próprio ritmo e tempo de desenvolvimento. A educação positiva remete-nos para uma educação onde se permite à criança/jovem a exploração do mundo à sua volta, de forma, a incentivar o trabalho das suas habilidades para o bem-estar. No presente trabalho procurou-se saber de que forma e como é que os conceitos, referidos anteriormente, estavam presentes, ou não, na vida das crianças e jovens por influência e trabalho dos seus educadores, quer sejam eles, formais ou informais. A investigação foi realizada ao longo do ano letivo de 2022/2023, através de um questionário online, abrangendo um total de 52 participantes, sendo oito educadores formais, 13 educadores informais e, por fim, 31 participantes que se identificaram com os dois tipos (formal e informal). Todos os dados presentes nesta investigação foram recolhidos através de um questionário com características quantitativas e qualitativas, permitindo assim responder aos seguintes objetivos: compreender as práticas educativas dos participantes do estudo; perceber se os educadores que intervêm na educação dos seus educandos valorizam e trabalham a inteligência emocional através de uma educação positiva; percecionar a abertura dos educadores para a inteligência emocional e a educação positiva, e por fim, encontrar as possíveis “consequências” da educação implementada. Assim, por fim, são apresentados exemplos de conceitos contruídos pelos participantes, a importância que estas temáticas têm para eles, possíveis formas de trabalhar os conceitos em estudo, o interesse em aprofundar mais o conhecimento já adquirido e algumas limitações encontradas ao longo da realização deste trabalho, bem como indicações futuras. |
id |
RCAP_20657985d543744876ac83034e745a10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29317 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da inteligência emocional para a educação positivaInteligência emocionalEducação positivaPsicologia positivaCriançasJovensCiências da EducaçãoA Inteligência emocional é uma temática bastante falada que ainda necessita de ser mais trabalhada e valorizada. As emoções, são muitas vezes confundidas com os sentimentos, ou até mesmo, com os diferentes estados de humor, sendo assim necessário distingui-los para que cada indivíduo aprenda a conhecer-se emocionalmente, podendo trabalhar consoante o seu próprio ritmo e tempo de desenvolvimento. A educação positiva remete-nos para uma educação onde se permite à criança/jovem a exploração do mundo à sua volta, de forma, a incentivar o trabalho das suas habilidades para o bem-estar. No presente trabalho procurou-se saber de que forma e como é que os conceitos, referidos anteriormente, estavam presentes, ou não, na vida das crianças e jovens por influência e trabalho dos seus educadores, quer sejam eles, formais ou informais. A investigação foi realizada ao longo do ano letivo de 2022/2023, através de um questionário online, abrangendo um total de 52 participantes, sendo oito educadores formais, 13 educadores informais e, por fim, 31 participantes que se identificaram com os dois tipos (formal e informal). Todos os dados presentes nesta investigação foram recolhidos através de um questionário com características quantitativas e qualitativas, permitindo assim responder aos seguintes objetivos: compreender as práticas educativas dos participantes do estudo; perceber se os educadores que intervêm na educação dos seus educandos valorizam e trabalham a inteligência emocional através de uma educação positiva; percecionar a abertura dos educadores para a inteligência emocional e a educação positiva, e por fim, encontrar as possíveis “consequências” da educação implementada. Assim, por fim, são apresentados exemplos de conceitos contruídos pelos participantes, a importância que estas temáticas têm para eles, possíveis formas de trabalhar os conceitos em estudo, o interesse em aprofundar mais o conhecimento já adquirido e algumas limitações encontradas ao longo da realização deste trabalho, bem como indicações futuras.Emotions are often confused with feelings, or even with different mood states, making it necessary to distinguish them so that each individual learns to know themselves emotionally, being able to work according to their own rhythm and time of development. . Positive education takes us to an education where children/young people are allowed to explore the world around them, in order to encourage the use of their skills for well-being. In this work we sought to find out in what way and how the concepts mentioned above were present, or not, in the lives of children and young people due to the influence and work of their educators, whether formal or informal. The investigation was carried out throughout the 2022/2023 school year, through an online questionnaire, covering a total of 52 participants, eight formal educators, 13 informal educators and, finally, 31 participants who identified with both types ( formal and informal). All data present in this investigation were collected through a questionnaire with quantitative and qualitative characteristics, thus allowing us to respond to the following objectives: understanding the educational practices of the study participants; understand whether the educators who intervene in the education of their students value and work on emotional intelligence through positive education; perceive the openness of educators to emotional intelligence and positive education, and finally, find the possible “consequences” of the implemented education. Thus, finally, examples of concepts constructed by the participants are presented, the importance that these themes have for them, possible ways of working the concepts under study, the interest in deepening the knowledge already acquired and some limitations found throughout the realization of this work, as well as future indications.Alves, António RibeiroBiblioteca Digital do IPBFerreira, Ana Leonor Angélico2024-01-24T11:10:31Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29317TID:203473906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:19:13Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:56.490896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da inteligência emocional para a educação positiva |
title |
A importância da inteligência emocional para a educação positiva |
spellingShingle |
A importância da inteligência emocional para a educação positiva Ferreira, Ana Leonor Angélico Inteligência emocional Educação positiva Psicologia positiva Crianças Jovens Ciências da Educação |
title_short |
A importância da inteligência emocional para a educação positiva |
title_full |
A importância da inteligência emocional para a educação positiva |
title_fullStr |
A importância da inteligência emocional para a educação positiva |
title_full_unstemmed |
A importância da inteligência emocional para a educação positiva |
title_sort |
A importância da inteligência emocional para a educação positiva |
author |
Ferreira, Ana Leonor Angélico |
author_facet |
Ferreira, Ana Leonor Angélico |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, António Ribeiro Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Leonor Angélico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência emocional Educação positiva Psicologia positiva Crianças Jovens Ciências da Educação |
topic |
Inteligência emocional Educação positiva Psicologia positiva Crianças Jovens Ciências da Educação |
description |
A Inteligência emocional é uma temática bastante falada que ainda necessita de ser mais trabalhada e valorizada. As emoções, são muitas vezes confundidas com os sentimentos, ou até mesmo, com os diferentes estados de humor, sendo assim necessário distingui-los para que cada indivíduo aprenda a conhecer-se emocionalmente, podendo trabalhar consoante o seu próprio ritmo e tempo de desenvolvimento. A educação positiva remete-nos para uma educação onde se permite à criança/jovem a exploração do mundo à sua volta, de forma, a incentivar o trabalho das suas habilidades para o bem-estar. No presente trabalho procurou-se saber de que forma e como é que os conceitos, referidos anteriormente, estavam presentes, ou não, na vida das crianças e jovens por influência e trabalho dos seus educadores, quer sejam eles, formais ou informais. A investigação foi realizada ao longo do ano letivo de 2022/2023, através de um questionário online, abrangendo um total de 52 participantes, sendo oito educadores formais, 13 educadores informais e, por fim, 31 participantes que se identificaram com os dois tipos (formal e informal). Todos os dados presentes nesta investigação foram recolhidos através de um questionário com características quantitativas e qualitativas, permitindo assim responder aos seguintes objetivos: compreender as práticas educativas dos participantes do estudo; perceber se os educadores que intervêm na educação dos seus educandos valorizam e trabalham a inteligência emocional através de uma educação positiva; percecionar a abertura dos educadores para a inteligência emocional e a educação positiva, e por fim, encontrar as possíveis “consequências” da educação implementada. Assim, por fim, são apresentados exemplos de conceitos contruídos pelos participantes, a importância que estas temáticas têm para eles, possíveis formas de trabalhar os conceitos em estudo, o interesse em aprofundar mais o conhecimento já adquirido e algumas limitações encontradas ao longo da realização deste trabalho, bem como indicações futuras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-24T11:10:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/29317 TID:203473906 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/29317 |
identifier_str_mv |
TID:203473906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137073408507904 |