Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Camila Batista
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Melo, José Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.16241
Resumo: No cotidiano escolar, comumente utilizado em vários componentes curriculares, o livro didático aparece como um dos materiais possíveis para auxiliar o exercício docente. Tal recurso, utilizado tanto para o docente quanto para o estudante, permite um encadeamento do que deve ser pauta nas relações educativas, através de propostas de atividades e textos que norteiam discussões, vivências e pesquisas. Foi no Estado do Paraná o pioneirismo na produção do livro didático público para a Educação Física escolar, uma iniciativa similar encontrada no Nordeste, é a publicação do Livro Público do Município de João Pessoa, capital da Paraíba.  A pesquisa tem o objetivo principal de analisar os livros didáticos para o ensino da Educação Física escolar desses dois sistemas públicos de ensino, que contemplam níveis de ensino diferentes e representativos para a área de atuação profissional, considerando as configurações das obras e seus conteúdos. Com o caráter qualitativo, a pesquisa se encaminha para as discussões a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011).  Por terem a característica da disponibilidade online podem servir de material de apoio para outros professores de outros sistemas de ensino, não exclusivamente para aquele espaço geográfico que foi primeiramente pensado e escrito.  
id RCAP_2094c0de4baa3d69c32bd5435b0cfdad
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do ParanáLivro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do ParanáOriginal ArticleNo cotidiano escolar, comumente utilizado em vários componentes curriculares, o livro didático aparece como um dos materiais possíveis para auxiliar o exercício docente. Tal recurso, utilizado tanto para o docente quanto para o estudante, permite um encadeamento do que deve ser pauta nas relações educativas, através de propostas de atividades e textos que norteiam discussões, vivências e pesquisas. Foi no Estado do Paraná o pioneirismo na produção do livro didático público para a Educação Física escolar, uma iniciativa similar encontrada no Nordeste, é a publicação do Livro Público do Município de João Pessoa, capital da Paraíba.  A pesquisa tem o objetivo principal de analisar os livros didáticos para o ensino da Educação Física escolar desses dois sistemas públicos de ensino, que contemplam níveis de ensino diferentes e representativos para a área de atuação profissional, considerando as configurações das obras e seus conteúdos. Com o caráter qualitativo, a pesquisa se encaminha para as discussões a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011).  Por terem a característica da disponibilidade online podem servir de material de apoio para outros professores de outros sistemas de ensino, não exclusivamente para aquele espaço geográfico que foi primeiramente pensado e escrito.  In everyday scholastic life, generally used in many curricular components, the didactic book shows up like one of the possible materials to auxiliary the university professor. Such resource is used as well for university professor and student, allows the chaining of what will be the agenda in the education’s relations, through proposes of activities and texts that will guide discussions, life experiences, and search. Was in the State of Paraná the pioneering to produce the public didactic book for the scholar Physical Education, a similar initiative found on Nordeste, it is the publication of the Public Book of the City of João Pessoa, Paraiba’s capital. The searching has the main objective of analyses the didactic books for the teaching of the scholar Physical Education of these two teaching public systems, that contemplates different levels of teaching and representatives for the professional field, considering the work configurations and his contents. With the qualitative character, the searching route to the discussions starting from the analysis of content proposed by Bardin (2011). For having the online available characteristic, they could be used as a support material to other professors of another teaching systemsEdições Sílabas Didáticas2018-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.16241por2182-29721646-107XCarlos, Camila BatistaMelo, José Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:07.575631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná
Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná
title Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná
spellingShingle Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná
Carlos, Camila Batista
Original Article
title_short Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná
title_full Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná
title_fullStr Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná
title_full_unstemmed Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná
title_sort Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná
author Carlos, Camila Batista
author_facet Carlos, Camila Batista
Melo, José Pereira
author_role author
author2 Melo, José Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Camila Batista
Melo, José Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description No cotidiano escolar, comumente utilizado em vários componentes curriculares, o livro didático aparece como um dos materiais possíveis para auxiliar o exercício docente. Tal recurso, utilizado tanto para o docente quanto para o estudante, permite um encadeamento do que deve ser pauta nas relações educativas, através de propostas de atividades e textos que norteiam discussões, vivências e pesquisas. Foi no Estado do Paraná o pioneirismo na produção do livro didático público para a Educação Física escolar, uma iniciativa similar encontrada no Nordeste, é a publicação do Livro Público do Município de João Pessoa, capital da Paraíba.  A pesquisa tem o objetivo principal de analisar os livros didáticos para o ensino da Educação Física escolar desses dois sistemas públicos de ensino, que contemplam níveis de ensino diferentes e representativos para a área de atuação profissional, considerando as configurações das obras e seus conteúdos. Com o caráter qualitativo, a pesquisa se encaminha para as discussões a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011).  Por terem a característica da disponibilidade online podem servir de material de apoio para outros professores de outros sistemas de ensino, não exclusivamente para aquele espaço geográfico que foi primeiramente pensado e escrito.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.16241
url https://doi.org/10.6063/motricidade.16241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130168622579712