A importância da relação pedagógica na gestão do grupo de crianças: relato de uma construção em jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Inês Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9442
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_20bee55a7d67b9da57ef7f42251d2ece
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da relação pedagógica na gestão do grupo de crianças: relato de uma construção em jardim de infânciaJardim de infânciaRelação pedagógicaGestão do grupoPapel do educadorPreschool educationPedagogical relationshipManagement of the groupRole of the educatorRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório consiste na exposição e análise do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II que decorreu durante um período de 13 semanas, num contexto de Jardim de Infância. Os principais objetivos são, portanto, apresentar de forma reflexiva, fundamentada e documentada todo o percurso desenvolvido no decorrer da prática profissional, nomeadamente, caracterizar o meio e o contexto socioeducativo, descrever o processo de planeamento, ação e avaliação da intervenção e ainda, apresentar um trabalho de investigação, abordando uma problemática emergente do contexto. Em educação de infância, o relacionamento entre educador e criança é a base para o sucesso das aprendizagens. Esta relação vai sendo construída, tendo como base inúmeros alicerces, sendo que eu me debrucei sobre a hipótese de ser a relação pedagógica o ponto de partida para a gestão do grupo de crianças. Do ponto de vista metodológico, optei por uma abordagem qualitativa, sendo a minha investigação um estudo de caso. No sentido de recolher dados empíricos, realizei observações de forma direta e continuada, com o objetivo de perceber de que forma a relação pedagógica pode facilitar a gestão do grupo e a manutenção de um clima harmonioso na sala de atividades. Como resultados desta investigação, posso afirmar que, no contexto onde estive integrada, é através de uma relação de afeto entre adultos e crianças que se abrem as portas para a exploração, de forma ativa e participada. Ou seja, é a partir da relação pedagógica que se consegue um clima democrático com as crianças.ABSTRACT This report consists on the presentation and analysis of the work carried out in the scope of Supervised Professional Practice II, which took place over a period of 13 weeks in a preschool education facility. The main objectives are to present in a reflective, informed and documented way all the work developed during my practice, namely, characterize the environment and the socio-educational context, describe the process of planning, action and evaluation of my intervention and present a research process, addressing an issue that emerged from the context. In childhood education, the relationship between educator and child is the basis for the success of learning. This relationship is built, based on innumerable foundations, in my research work, I focused on the hypothesis that the pedagogical relationship is the starting point for the management of the group of children. From the methodological point of view, I opted for a qualitative approach, wich makes my research a case-study. In order to collect empirical information, I´ve made observations in a direct and continuous way, with the objective of perceiving how the pedagogical relationship, can facilitate the management of the group and the maintenance of a harmonious living in the kindergarten. As result of this research, I can affirm that, in the context where I have been integrated, it is through a relationship of affection between adults and children that the doors to the exploration are opened in an active and participated way. As so, I believe that it is through the pedagogical relationship that we (educators) can achieve a democratic living with the children.Brito, RitaRCIPLPaulo, Inês Pinheiro2019-02-06T11:36:46Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9442TID:202030350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:07Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:00.948842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da relação pedagógica na gestão do grupo de crianças: relato de uma construção em jardim de infância
title A importância da relação pedagógica na gestão do grupo de crianças: relato de uma construção em jardim de infância
spellingShingle A importância da relação pedagógica na gestão do grupo de crianças: relato de uma construção em jardim de infância
Paulo, Inês Pinheiro
Jardim de infância
Relação pedagógica
Gestão do grupo
Papel do educador
Preschool education
Pedagogical relationship
Management of the group
Role of the educator
title_short A importância da relação pedagógica na gestão do grupo de crianças: relato de uma construção em jardim de infância
title_full A importância da relação pedagógica na gestão do grupo de crianças: relato de uma construção em jardim de infância
title_fullStr A importância da relação pedagógica na gestão do grupo de crianças: relato de uma construção em jardim de infância
title_full_unstemmed A importância da relação pedagógica na gestão do grupo de crianças: relato de uma construção em jardim de infância
title_sort A importância da relação pedagógica na gestão do grupo de crianças: relato de uma construção em jardim de infância
author Paulo, Inês Pinheiro
author_facet Paulo, Inês Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Inês Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Relação pedagógica
Gestão do grupo
Papel do educador
Preschool education
Pedagogical relationship
Management of the group
Role of the educator
topic Jardim de infância
Relação pedagógica
Gestão do grupo
Papel do educador
Preschool education
Pedagogical relationship
Management of the group
Role of the educator
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-26
2018-04-26T00:00:00Z
2019-02-06T11:36:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9442
TID:202030350
url http://hdl.handle.net/10400.21/9442
identifier_str_mv TID:202030350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443830841344