Educação física na educação de jovens e adultos: desafios e perspectivas nas escolas estaduais do Amapá-Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7266 |
Resumo: | A pesquisa objetivou o conhecimento das práticas pedagógicas vivenciadas, identificando os desafios encontrados pelos professores de Educação Física no desenvolvimentos da componente curricular da Educação Física, na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), e ainda suas perspectivas de contribuições na formação desses alunos nas escolas da rede estadual do Amapá, sendo documental e de campo, em que foram analisados documentos que regulamentam a Educação Física enquanto componente curricular da EJA na matriz curricular da educação básica no estado do Amapá. A pesquisa de campo foi desenvolvida em 50% (cinqüenta) dos maiores municípios do estado, e em cada município 50% (cinqüenta) das escolas que possuem turmas das séries finais do ensino fundamental e/ou ensino médio EJA na zona urbana; com aplicação de questionário aos professores de Educação Física e pedagogos que atendem a modalidade de EJA nas escolas. A Educação Física enquanto componente curricular da EJA oportuniza vivência de práticas que podem contribuir de maneira significativa na formação dos alunos, pois muitos não têm acesso a informações sobre atividade física, saúde, qualidade de vida, que são temas tão debatidos no contexto social de hoje, assim como as conseqüências que a falta de atividade física trás para as pessoas e sociedade em geral. Foram visitadas 30 (trinta) escolas em todo o estado, com a participação de 35 (trinta e cinco) profissionais da educação, sendo 30 (trinta) professores de educação física e 05 (cinco) pedagogos. Na pesquisa se constatou que a prática da Educação Física na EJA está presente nas escolas da rede estadual há aproximadamente 10 (dez) anos, embora apresentando lacunas em seu desenvolvimento; os professores encontram desafios diversos no desenvolvimento da componente curricular, como falta de estrutura física, faixa etária muito diversa na mesma turma, cansaço dos alunos, dentre outros; mas também se percebe que a partir das vivências na escola é possível estimular mudanças de hábitos saudáveis diários que podem favorecer na qualidade de vida dos alunos. A aplicabilidade na vida dos alunos é em longo prazo, mas os profissionais percebem em pequenas atitudes diárias que estão no caminho certo. |
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A pesquisa de campo foi desenvolvida em 50% (cinqüenta) dos maiores municípios do estado, e em cada município 50% (cinqüenta) das escolas que possuem turmas das séries finais do ensino fundamental e/ou ensino médio EJA na zona urbana; com aplicação de questionário aos professores de Educação Física e pedagogos que atendem a modalidade de EJA nas escolas. A Educação Física enquanto componente curricular da EJA oportuniza vivência de práticas que podem contribuir de maneira significativa na formação dos alunos, pois muitos não têm acesso a informações sobre atividade física, saúde, qualidade de vida, que são temas tão debatidos no contexto social de hoje, assim como as conseqüências que a falta de atividade física trás para as pessoas e sociedade em geral. Foram visitadas 30 (trinta) escolas em todo o estado, com a participação de 35 (trinta e cinco) profissionais da educação, sendo 30 (trinta) professores de educação física e 05 (cinco) pedagogos. Na pesquisa se constatou que a prática da Educação Física na EJA está presente nas escolas da rede estadual há aproximadamente 10 (dez) anos, embora apresentando lacunas em seu desenvolvimento; os professores encontram desafios diversos no desenvolvimento da componente curricular, como falta de estrutura física, faixa etária muito diversa na mesma turma, cansaço dos alunos, dentre outros; mas também se percebe que a partir das vivências na escola é possível estimular mudanças de hábitos saudáveis diários que podem favorecer na qualidade de vida dos alunos. A aplicabilidade na vida dos alunos é em longo prazo, mas os profissionais percebem em pequenas atitudes diárias que estão no caminho certo. The research aimed the knowledge of experienced pedagogical practices, identifying the challenges faced by the teachers of Physical education (PE) in the development of Physical Education (component of the grid of subjects), in the genre of EJA (Education of Youngsters and Adults), and also its perspectives of contributions in the formation of those students in the state schools of Amapá, being documental and also fielding, in which were analyzed documents which regulate the Physical Education as component of the grid of subjects of EJA in the main grid of subjects of the elementary education in the state of Amapá. The field research was developed in 50% (fifty) of the biggest municipalities of the state, and in each municipality 50% (fifty) of schools which possess classes (groups) of the last grades of the elementary and high school of EJA in the rural area; with the application of questionnaires to the Physical Education teachers and pedagogues who are in charge of EJA in the schools. The Physical Education while component of the grid of subjects of EJA allows the experiencing of practices which can contribute in a significantly way in the formation of the students, since many of them do not have access to information about physical activity, health, quality of life, which are so debated topics in today’s social context, as well as the bad consequences caused by the lack of physical activities to people and the society in general. 30 (thirty) schools were visited in the state, with the participation of 35 (thirty-five) professionals of education, being 30 (thirty) teachers of PE and 05 (five) pedagogues. The researched shows that the practice of PE at EJA has been happening for about 10 (ten) years, although presenting lapses in its development; teachers find several challenges in the development of the component of the grid of subjects, such as lack of physical structure, very diverse age band in the same class (group), among others; but it can also be seen that through the experiences at school it is possible to stimulate changes of healthy daily habits which can enhance the students’ life quality. The applicability in the life of students is in a long term, but the professionals of the area perceive, in small daily attitudes, that they are in the right track.2016-09-21T10:18:12Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7266TID:201340046pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedrosa, Raimunda Conceição Rosareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:07Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:11.879586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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