Atos de fala indiretos e implicaturas conversacionais: um estudo com alunos chineses de PLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wenyujie Zhang
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40416
Resumo: A presente dissertação concentra-se nos atos de fala indiretos e implicaturas conversacionais em pragmática. Com base no Princípio da Cooperação de Grice e na Teoria dos Atos de Fala de Austin e Searle, a presente dissertação analisa os objetivos e motivos dos locutores quando utilizam essas duas estratégias discursivas, a fim de ilustrar a importância da combinação do raciocínio lógico, do conhecimento cultural e do contexto concreto para inferir as verdadeiras intenções dos locutores. Num contexto de aprendizagem do português como língua estrangeira, os atos de fala indiretos e implicaturas conversacionais causam frequentemente dificuldades na compreensão das intenções reais dos falantes. Neste sentido, na presente dissertação, aplicar-se-á um teste a estudantes chineses de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Aveiro para estudar a compreensão das implicaturas conversacionais e dos atos de fala indiretos por parte de estudantes chineses na aprendizagem do português, analisá-los e resumi-los. Os dados obtidos revelam que os alunos, após exposição aos conceitos de atos de fala indiretos e de implicatura conversacional, são capazes de os reconhecer e de os interpretar, e que identificam os efeitos positivos destas estratégicas.
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