O impacto das estratégias de Massclusivity na imagem de marca das marcas de moda de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Rita Curião Dominguez de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33716
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal compreender o impacto das campanhas de massclusivity na imagem da marca das marcas de moda de luxo bem como na sua possível diluição. A presente investigação tem na sua composição a exposição e a análise do conceito de luxo e a sua perceção, do perfil do consumidor de luxo, do conceito de marcas de luxo e marcas de luxo no setor da moda e ainda feita a devida distinção entre marcas de moda de luxo e marcas de produção em massa, foram ainda clarificados e analisados os conceitos: masstige, massclusivity, imagem da marca e diluição da marca. Foi realizada uma entrevista a uma amostra de 23 consumidores de luxo com o intuito de compreender melhor a sua dinâmica e até opinião e sentimentos acerca de vários tópicos como é o caso da sua perceção do que é o luxo, da importância que as campanhas das marcas de luxo têm para si, da sua imagem da marca Prada antes e após visualizarem uma Campanha de massclusivity feita pela mesma marca e ainda a perceção que o mesmo grupo tem deste tipo de campanhas, se é algo que afeta ou não a imagem da marca e até da categoria em que a mesma se insere: marcas de luxo. O presente estudo identifica possíveis impactos que poderão gerar implicações na atual visão da gestão das marcas de moda de luxo como também das marcas de moda e de luxo em geral. Apesar de os consumidores revelarem que de facto este tipo de campanhas tem impacto na sua imagem da marca, de forma negativa, quando é algo recorrente, pois isto é algo que fará com que a marca se torne mais acessível e com que a mesma inicie a sua diluição e afastamento dos seus normais consumidores, é também possível compreender que a maioria dos consumidores gosta deste tipo de campanhas quando é algo pontual e é algo que consideram normal, devido ao facto de já várias marcas o fazerem.
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