A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Isabel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1388
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares Estágio I – Educação Pré-escolar e Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizados em unidades localizadas no distrito do Porto. Apresentamos primeiramente uma componente teórica que tem por base uma revisão bibliográfica sobre algumas das teorias públicas relativas aos dois contextos, e que ancoraram a nossa intervenção educativa, bem como os documentos orientadores para a Educação Pré-Escolar (EPE) e para o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Foi ainda feita uma recolha de dados de investigação, como registos de observação, grelhas, registos fotográficos, reflexões semanais, etc. Fazem também parte desta narrativa uma sequência detalhada de experiências da estagiária na sua intervenção educativa, que vão clarificar quais as estratégias tidas em conta na construção da sua profissionalidade. ABSTRACT The present report has been prepared in the context of curricular units “Estágio I – Educação Pré-escolar e Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico”, performed in units located in the district of Porto. We present first a theoretical element that is based on a review of the literature on some of the theories public concerning the two contexts, and who anchored to our educational intervention, as well as the guiding documents for “Educação Pré-Escolar (EPE)” and for “1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB)”. It was also made a collection of research data, such as records of observation, grilles, photographic registers, weekly reflections… Also form part of this narrative, a experiences sequence detailed from trainee in their educational intervention, which will clarify what strategies taken into account in the construction of his professionalism.
id RCAP_d3adfe0023a2f9cb0467ba4171c11792
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1388
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoIntervençãoO presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares Estágio I – Educação Pré-escolar e Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizados em unidades localizadas no distrito do Porto. Apresentamos primeiramente uma componente teórica que tem por base uma revisão bibliográfica sobre algumas das teorias públicas relativas aos dois contextos, e que ancoraram a nossa intervenção educativa, bem como os documentos orientadores para a Educação Pré-Escolar (EPE) e para o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Foi ainda feita uma recolha de dados de investigação, como registos de observação, grelhas, registos fotográficos, reflexões semanais, etc. Fazem também parte desta narrativa uma sequência detalhada de experiências da estagiária na sua intervenção educativa, que vão clarificar quais as estratégias tidas em conta na construção da sua profissionalidade. ABSTRACT The present report has been prepared in the context of curricular units “Estágio I – Educação Pré-escolar e Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico”, performed in units located in the district of Porto. We present first a theoretical element that is based on a review of the literature on some of the theories public concerning the two contexts, and who anchored to our educational intervention, as well as the guiding documents for “Educação Pré-Escolar (EPE)” and for “1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB)”. It was also made a collection of research data, such as records of observation, grilles, photographic registers, weekly reflections… Also form part of this narrative, a experiences sequence detailed from trainee in their educational intervention, which will clarify what strategies taken into account in the construction of his professionalism.2014-05-15T10:26:32Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1388TID:201459531porMorais, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.988393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo
title A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo
spellingShingle A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo
Morais, Ana Isabel
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção
title_short A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo
title_full A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo
title_fullStr A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo
title_full_unstemmed A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo
title_sort A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo
author Morais, Ana Isabel
author_facet Morais, Ana Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção
description O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares Estágio I – Educação Pré-escolar e Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizados em unidades localizadas no distrito do Porto. Apresentamos primeiramente uma componente teórica que tem por base uma revisão bibliográfica sobre algumas das teorias públicas relativas aos dois contextos, e que ancoraram a nossa intervenção educativa, bem como os documentos orientadores para a Educação Pré-Escolar (EPE) e para o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Foi ainda feita uma recolha de dados de investigação, como registos de observação, grelhas, registos fotográficos, reflexões semanais, etc. Fazem também parte desta narrativa uma sequência detalhada de experiências da estagiária na sua intervenção educativa, que vão clarificar quais as estratégias tidas em conta na construção da sua profissionalidade. ABSTRACT The present report has been prepared in the context of curricular units “Estágio I – Educação Pré-escolar e Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico”, performed in units located in the district of Porto. We present first a theoretical element that is based on a review of the literature on some of the theories public concerning the two contexts, and who anchored to our educational intervention, as well as the guiding documents for “Educação Pré-Escolar (EPE)” and for “1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB)”. It was also made a collection of research data, such as records of observation, grilles, photographic registers, weekly reflections… Also form part of this narrative, a experiences sequence detailed from trainee in their educational intervention, which will clarify what strategies taken into account in the construction of his professionalism.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15T10:26:32Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1388
TID:201459531
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1388
identifier_str_mv TID:201459531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621987713024