Avaliação da qualidade dos serviços públicos: aplicação do MoniQuOr.CAT.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, António José Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1371
Resumo: Em Portugal, os serviços de Saúde têm sofrido nos últimos anos uma pressão crescente decorrente de múltimos fatores económicos e sociais. Neste contexto, a melhoria da qualidade dos serviços públicos, em particular dos Serviços de Saúde, surge como uma prioridade dos governos dos países mais desenvolvidos, situação a que Portugal não é totalmente indeferente. Este relatório tem por objetivo demonstrar a importância que teve o Projeto MoniQuOr.CAT - Monitorização da Qualidade Organizacional, implementado nos Centros de Atendimento de Toxicodependentes da Direção Regional do Centro (IDT-DRC)) na profissão do autor. O MoniQuOr.CAT tendo por base o modelo de excelência da Eurpean Foundation for Quality Management (EFQM), originalment desenvolvido para o setor privado, e que tem vindo a ser progresssivamente adaptado e ensaido no setor público.Pareceu pois legítimo aproveitar os conhecimentos e experiências adquiridos com a aplicação do modelo da EFQM nos Centros de Saúde (MoniQuOr C.S.) e reconfigurá-lo para um programa de melhoria contínua da qualidade organizacionalnos Centros de Apoio e Tratamento a Toxicodepentes (CAT). Por via da aplicação da presente metodologia, constatou-se a necessidade de se atribuir mais importância à gestão dos fluxos de informação dentro e fora das equipas clínicas, por forma a assegiurar uma prestação de cuidados de Saúde de qualidade aos utentes, mas também, do comprimento da direção em torno do projeto. Assim, destes ensaios, pode inferir-se que existe um sinal satisfatório da tendência de melhoria da qualidade organizacional nestes estabelecimentos de Saúde e necessidade de evoluir para outros projetos na área da Gestão da Qualidade.
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