O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Matilde Maria Albino Júlio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14571
Resumo: Este relatório, ao relacionar o Marketing, como ferramenta Relacional e Social, com o Ensino Profissional, mostra de forma clara a relação que existe entre aquele campo do saber e a Educação, baseada no Relacionamento. O objetivo do presente trabalho é mostrar que através dos conhecimentos e competências profissionais da candidata e respetivo enquadramento técnico e científico, caracterizar a relação entre o Marketing e o Ensino Profissional, permitindo compreender melhor a aplicabilidade deste aos Estabelecimentos de Ensino, quer na sua prática letiva, pela lecionação das disciplinas de Marketing, Comunicação, Relações Públicas e Publicidade, quer na utilização das ferramentas do Marketing-Mix, para a própria entidade. Assim, quer o Marketing Relacional quer o Marketing Institucional, são cada vez mais importantes na criação de valor, garantindo um valor de competitividade crescente e inovador, que garantem a Excelência nos de Estabelecimentos de Ensino, num mercado em constante ebulição; Abstract: The Marketing and the Professional Education Case Study: EPRAL This report, by relating Marketing, as a Relational and Social tool, with professional schools, shows clearly the connection with that area of knowledge and education, based on relationship. The purpose of this paper is to present the candidate’s knowledge and professional abilities and its technical and scientific framework, the relationship between Marketing and Professional Education, in order to enable a better understanding on the way marketing can be used in schools, in their teaching practice, either by having Marketing, Communication, Public Relations and Advertising subjects, or by using Marketing-Mix tools, in the school itself. Thus, both Relational Marketing and Institutional Marketing, are increasingly important in what value creation is concerned, ensuring a growing competitiveness and innovative value, which will lead to Excellence in Educational Institutions, in a market that is always growing.
id RCAP_21602db5fd66568f98f97c298b7199c8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14571
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O marketing e o ensino profissional: caso: EPRALEnsino profissionalMarketing e relacionamentoProfessional educationMarketing and relationshipEste relatório, ao relacionar o Marketing, como ferramenta Relacional e Social, com o Ensino Profissional, mostra de forma clara a relação que existe entre aquele campo do saber e a Educação, baseada no Relacionamento. O objetivo do presente trabalho é mostrar que através dos conhecimentos e competências profissionais da candidata e respetivo enquadramento técnico e científico, caracterizar a relação entre o Marketing e o Ensino Profissional, permitindo compreender melhor a aplicabilidade deste aos Estabelecimentos de Ensino, quer na sua prática letiva, pela lecionação das disciplinas de Marketing, Comunicação, Relações Públicas e Publicidade, quer na utilização das ferramentas do Marketing-Mix, para a própria entidade. Assim, quer o Marketing Relacional quer o Marketing Institucional, são cada vez mais importantes na criação de valor, garantindo um valor de competitividade crescente e inovador, que garantem a Excelência nos de Estabelecimentos de Ensino, num mercado em constante ebulição; Abstract: The Marketing and the Professional Education Case Study: EPRAL This report, by relating Marketing, as a Relational and Social tool, with professional schools, shows clearly the connection with that area of knowledge and education, based on relationship. The purpose of this paper is to present the candidate’s knowledge and professional abilities and its technical and scientific framework, the relationship between Marketing and Professional Education, in order to enable a better understanding on the way marketing can be used in schools, in their teaching practice, either by having Marketing, Communication, Public Relations and Advertising subjects, or by using Marketing-Mix tools, in the school itself. Thus, both Relational Marketing and Institutional Marketing, are increasingly important in what value creation is concerned, ensuring a growing competitiveness and innovative value, which will lead to Excellence in Educational Institutions, in a market that is always growing.Universidade de Évora2015-05-29T11:16:09Z2015-05-292014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14571http://hdl.handle.net/10174/14571TID:201180090porDepartamento de Gestãomatildejcosta@gmail.com256Costa, Matilde Maria Albino Júlioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:41.754707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL
title O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL
spellingShingle O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL
Costa, Matilde Maria Albino Júlio
Ensino profissional
Marketing e relacionamento
Professional education
Marketing and relationship
title_short O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL
title_full O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL
title_fullStr O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL
title_full_unstemmed O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL
title_sort O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL
author Costa, Matilde Maria Albino Júlio
author_facet Costa, Matilde Maria Albino Júlio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Matilde Maria Albino Júlio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Marketing e relacionamento
Professional education
Marketing and relationship
topic Ensino profissional
Marketing e relacionamento
Professional education
Marketing and relationship
description Este relatório, ao relacionar o Marketing, como ferramenta Relacional e Social, com o Ensino Profissional, mostra de forma clara a relação que existe entre aquele campo do saber e a Educação, baseada no Relacionamento. O objetivo do presente trabalho é mostrar que através dos conhecimentos e competências profissionais da candidata e respetivo enquadramento técnico e científico, caracterizar a relação entre o Marketing e o Ensino Profissional, permitindo compreender melhor a aplicabilidade deste aos Estabelecimentos de Ensino, quer na sua prática letiva, pela lecionação das disciplinas de Marketing, Comunicação, Relações Públicas e Publicidade, quer na utilização das ferramentas do Marketing-Mix, para a própria entidade. Assim, quer o Marketing Relacional quer o Marketing Institucional, são cada vez mais importantes na criação de valor, garantindo um valor de competitividade crescente e inovador, que garantem a Excelência nos de Estabelecimentos de Ensino, num mercado em constante ebulição; Abstract: The Marketing and the Professional Education Case Study: EPRAL This report, by relating Marketing, as a Relational and Social tool, with professional schools, shows clearly the connection with that area of knowledge and education, based on relationship. The purpose of this paper is to present the candidate’s knowledge and professional abilities and its technical and scientific framework, the relationship between Marketing and Professional Education, in order to enable a better understanding on the way marketing can be used in schools, in their teaching practice, either by having Marketing, Communication, Public Relations and Advertising subjects, or by using Marketing-Mix tools, in the school itself. Thus, both Relational Marketing and Institutional Marketing, are increasingly important in what value creation is concerned, ensuring a growing competitiveness and innovative value, which will lead to Excellence in Educational Institutions, in a market that is always growing.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-05-29T11:16:09Z
2015-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14571
http://hdl.handle.net/10174/14571
TID:201180090
url http://hdl.handle.net/10174/14571
identifier_str_mv TID:201180090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
matildejcosta@gmail.com
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552551499792384