O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14571 |
Resumo: | Este relatório, ao relacionar o Marketing, como ferramenta Relacional e Social, com o Ensino Profissional, mostra de forma clara a relação que existe entre aquele campo do saber e a Educação, baseada no Relacionamento. O objetivo do presente trabalho é mostrar que através dos conhecimentos e competências profissionais da candidata e respetivo enquadramento técnico e científico, caracterizar a relação entre o Marketing e o Ensino Profissional, permitindo compreender melhor a aplicabilidade deste aos Estabelecimentos de Ensino, quer na sua prática letiva, pela lecionação das disciplinas de Marketing, Comunicação, Relações Públicas e Publicidade, quer na utilização das ferramentas do Marketing-Mix, para a própria entidade. Assim, quer o Marketing Relacional quer o Marketing Institucional, são cada vez mais importantes na criação de valor, garantindo um valor de competitividade crescente e inovador, que garantem a Excelência nos de Estabelecimentos de Ensino, num mercado em constante ebulição; Abstract: The Marketing and the Professional Education Case Study: EPRAL This report, by relating Marketing, as a Relational and Social tool, with professional schools, shows clearly the connection with that area of knowledge and education, based on relationship. The purpose of this paper is to present the candidate’s knowledge and professional abilities and its technical and scientific framework, the relationship between Marketing and Professional Education, in order to enable a better understanding on the way marketing can be used in schools, in their teaching practice, either by having Marketing, Communication, Public Relations and Advertising subjects, or by using Marketing-Mix tools, in the school itself. Thus, both Relational Marketing and Institutional Marketing, are increasingly important in what value creation is concerned, ensuring a growing competitiveness and innovative value, which will lead to Excellence in Educational Institutions, in a market that is always growing. |
id |
RCAP_21602db5fd66568f98f97c298b7199c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14571 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O marketing e o ensino profissional: caso: EPRALEnsino profissionalMarketing e relacionamentoProfessional educationMarketing and relationshipEste relatório, ao relacionar o Marketing, como ferramenta Relacional e Social, com o Ensino Profissional, mostra de forma clara a relação que existe entre aquele campo do saber e a Educação, baseada no Relacionamento. O objetivo do presente trabalho é mostrar que através dos conhecimentos e competências profissionais da candidata e respetivo enquadramento técnico e científico, caracterizar a relação entre o Marketing e o Ensino Profissional, permitindo compreender melhor a aplicabilidade deste aos Estabelecimentos de Ensino, quer na sua prática letiva, pela lecionação das disciplinas de Marketing, Comunicação, Relações Públicas e Publicidade, quer na utilização das ferramentas do Marketing-Mix, para a própria entidade. Assim, quer o Marketing Relacional quer o Marketing Institucional, são cada vez mais importantes na criação de valor, garantindo um valor de competitividade crescente e inovador, que garantem a Excelência nos de Estabelecimentos de Ensino, num mercado em constante ebulição; Abstract: The Marketing and the Professional Education Case Study: EPRAL This report, by relating Marketing, as a Relational and Social tool, with professional schools, shows clearly the connection with that area of knowledge and education, based on relationship. The purpose of this paper is to present the candidate’s knowledge and professional abilities and its technical and scientific framework, the relationship between Marketing and Professional Education, in order to enable a better understanding on the way marketing can be used in schools, in their teaching practice, either by having Marketing, Communication, Public Relations and Advertising subjects, or by using Marketing-Mix tools, in the school itself. Thus, both Relational Marketing and Institutional Marketing, are increasingly important in what value creation is concerned, ensuring a growing competitiveness and innovative value, which will lead to Excellence in Educational Institutions, in a market that is always growing.Universidade de Évora2015-05-29T11:16:09Z2015-05-292014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14571http://hdl.handle.net/10174/14571TID:201180090porDepartamento de Gestãomatildejcosta@gmail.com256Costa, Matilde Maria Albino Júlioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:41.754707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL |
title |
O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL |
spellingShingle |
O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL Costa, Matilde Maria Albino Júlio Ensino profissional Marketing e relacionamento Professional education Marketing and relationship |
title_short |
O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL |
title_full |
O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL |
title_fullStr |
O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL |
title_full_unstemmed |
O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL |
title_sort |
O marketing e o ensino profissional: caso: EPRAL |
author |
Costa, Matilde Maria Albino Júlio |
author_facet |
Costa, Matilde Maria Albino Júlio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Matilde Maria Albino Júlio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino profissional Marketing e relacionamento Professional education Marketing and relationship |
topic |
Ensino profissional Marketing e relacionamento Professional education Marketing and relationship |
description |
Este relatório, ao relacionar o Marketing, como ferramenta Relacional e Social, com o Ensino Profissional, mostra de forma clara a relação que existe entre aquele campo do saber e a Educação, baseada no Relacionamento. O objetivo do presente trabalho é mostrar que através dos conhecimentos e competências profissionais da candidata e respetivo enquadramento técnico e científico, caracterizar a relação entre o Marketing e o Ensino Profissional, permitindo compreender melhor a aplicabilidade deste aos Estabelecimentos de Ensino, quer na sua prática letiva, pela lecionação das disciplinas de Marketing, Comunicação, Relações Públicas e Publicidade, quer na utilização das ferramentas do Marketing-Mix, para a própria entidade. Assim, quer o Marketing Relacional quer o Marketing Institucional, são cada vez mais importantes na criação de valor, garantindo um valor de competitividade crescente e inovador, que garantem a Excelência nos de Estabelecimentos de Ensino, num mercado em constante ebulição; Abstract: The Marketing and the Professional Education Case Study: EPRAL This report, by relating Marketing, as a Relational and Social tool, with professional schools, shows clearly the connection with that area of knowledge and education, based on relationship. The purpose of this paper is to present the candidate’s knowledge and professional abilities and its technical and scientific framework, the relationship between Marketing and Professional Education, in order to enable a better understanding on the way marketing can be used in schools, in their teaching practice, either by having Marketing, Communication, Public Relations and Advertising subjects, or by using Marketing-Mix tools, in the school itself. Thus, both Relational Marketing and Institutional Marketing, are increasingly important in what value creation is concerned, ensuring a growing competitiveness and innovative value, which will lead to Excellence in Educational Institutions, in a market that is always growing. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-05-29T11:16:09Z 2015-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14571 http://hdl.handle.net/10174/14571 TID:201180090 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14571 |
identifier_str_mv |
TID:201180090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão matildejcosta@gmail.com 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552551499792384 |