A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1500 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_2187bbabacb376f2b14b3318a16a72ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1500 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolarEstereótipos de géneroIgualdade de oportunidadesAtividade lúdicaEducação pré-escolarRelatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.Este estudo apoia-se no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e enquadra-se na temática da igualdade de género, cujo interesse e curiosidade surgiram após observadas as atitudes e os comportamentos diferenciados de género por parte do grupo de crianças. Desta forma definimos como objetivo central promover a igualdade de género recorrendo à atividade lúdica. Para melhor compreender a situação ocorrida e de forma a aprofundar mais e melhor a temática, realizamos diversas pesquisas. Recorremos à metodologia do estudo de caso e a diferentes técnicas e instrumentos de investigação, nomeadamente, a observação participante, onde observamos e registamos o jogo espontâneo das crianças nos diferentes espaços temáticos de aprendizagem, apoiando-nos numa grelha de observação, de modo a registar o essencial dos comportamentos e atitudes de acordo com os objetivos do estudo; as notas de campo que fomos recolhendo ao longo da investigação; e ainda entrevistas semiestruturadas que foram realizadas à Educadora de Infância e às crianças, no sentido de identificarmos as representações sobre os estereótipos de género. Mediante a aplicação e análise dos dados obtidos das técnicas e instrumentos, planificamos e implementamos atividades com o intuito de permitir às crianças vivenciarem diferentes papéis de modo a questionarem estereótipos de género. Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de nove crianças, sendo três do sexo masculino e seis do sexo feminino. Daqui selecionamos a amostra, de forma a integrarmos o mesmo número de sujeitos de cada sexo, sendo três meninos e três meninas. Recolhidos e analisados os dados, foi possível apurar que ainda existem estereótipos de género, não só nas crianças como também nos educadores de infância e, desta forma, permite-nos constatar que é necessário e importante promover a igualdade de género no Jardim de Infância para que as crianças, desde cedo, comecem a perceber e interiorizar que todos devemos ter a mesma igualdade de direitos e de oportunidades.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGomes, Vânia Raquel Vicente2012-11-06T15:17:45Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1500porGOMES, Vânia Raquel Vicente (2012) - A Promoção da Igualdade de Género com Recurso à Atividade Lúdica - uma experiência com crianças de Educação Pré-Escolar. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 182 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:49Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:56.717124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar |
title |
A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar |
spellingShingle |
A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar Gomes, Vânia Raquel Vicente Estereótipos de género Igualdade de oportunidades Atividade lúdica Educação pré-escolar |
title_short |
A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar |
title_full |
A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar |
title_fullStr |
A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar |
title_sort |
A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar |
author |
Gomes, Vânia Raquel Vicente |
author_facet |
Gomes, Vânia Raquel Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Vânia Raquel Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estereótipos de género Igualdade de oportunidades Atividade lúdica Educação pré-escolar |
topic |
Estereótipos de género Igualdade de oportunidades Atividade lúdica Educação pré-escolar |
description |
Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-06T15:17:45Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1500 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GOMES, Vânia Raquel Vicente (2012) - A Promoção da Igualdade de Género com Recurso à Atividade Lúdica - uma experiência com crianças de Educação Pré-Escolar. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 182 f. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552697624100864 |