A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vânia Raquel Vicente
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1500
Resumo: Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_2187bbabacb376f2b14b3318a16a72ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1500
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolarEstereótipos de géneroIgualdade de oportunidadesAtividade lúdicaEducação pré-escolarRelatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.Este estudo apoia-se no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e enquadra-se na temática da igualdade de género, cujo interesse e curiosidade surgiram após observadas as atitudes e os comportamentos diferenciados de género por parte do grupo de crianças. Desta forma definimos como objetivo central promover a igualdade de género recorrendo à atividade lúdica. Para melhor compreender a situação ocorrida e de forma a aprofundar mais e melhor a temática, realizamos diversas pesquisas. Recorremos à metodologia do estudo de caso e a diferentes técnicas e instrumentos de investigação, nomeadamente, a observação participante, onde observamos e registamos o jogo espontâneo das crianças nos diferentes espaços temáticos de aprendizagem, apoiando-nos numa grelha de observação, de modo a registar o essencial dos comportamentos e atitudes de acordo com os objetivos do estudo; as notas de campo que fomos recolhendo ao longo da investigação; e ainda entrevistas semiestruturadas que foram realizadas à Educadora de Infância e às crianças, no sentido de identificarmos as representações sobre os estereótipos de género. Mediante a aplicação e análise dos dados obtidos das técnicas e instrumentos, planificamos e implementamos atividades com o intuito de permitir às crianças vivenciarem diferentes papéis de modo a questionarem estereótipos de género. Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de nove crianças, sendo três do sexo masculino e seis do sexo feminino. Daqui selecionamos a amostra, de forma a integrarmos o mesmo número de sujeitos de cada sexo, sendo três meninos e três meninas. Recolhidos e analisados os dados, foi possível apurar que ainda existem estereótipos de género, não só nas crianças como também nos educadores de infância e, desta forma, permite-nos constatar que é necessário e importante promover a igualdade de género no Jardim de Infância para que as crianças, desde cedo, comecem a perceber e interiorizar que todos devemos ter a mesma igualdade de direitos e de oportunidades.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGomes, Vânia Raquel Vicente2012-11-06T15:17:45Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1500porGOMES, Vânia Raquel Vicente (2012) - A Promoção da Igualdade de Género com Recurso à Atividade Lúdica - uma experiência com crianças de Educação Pré-Escolar. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 182 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:49Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:56.717124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar
title A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar
spellingShingle A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar
Gomes, Vânia Raquel Vicente
Estereótipos de género
Igualdade de oportunidades
Atividade lúdica
Educação pré-escolar
title_short A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar
title_full A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar
title_fullStr A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar
title_full_unstemmed A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar
title_sort A promoção da igualdade de género com recurso à atividade lúdica - uma experiência com crianças de educação pré-escolar
author Gomes, Vânia Raquel Vicente
author_facet Gomes, Vânia Raquel Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Vânia Raquel Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Estereótipos de género
Igualdade de oportunidades
Atividade lúdica
Educação pré-escolar
topic Estereótipos de género
Igualdade de oportunidades
Atividade lúdica
Educação pré-escolar
description Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-06T15:17:45Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1500
url http://hdl.handle.net/10400.11/1500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GOMES, Vânia Raquel Vicente (2012) - A Promoção da Igualdade de Género com Recurso à Atividade Lúdica - uma experiência com crianças de Educação Pré-Escolar. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 182 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130787816144896