Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Flor
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/53705
Resumo: O texto retoma questões deslocadas de uma investigação histórica maior, cujo enfoque se centra na construção social da área curricular de educação artística. Toma para análise a disciplina de Educação Visual e Plástica numa fase particular da sua trajectória escolar, quando esta se inscreveu na cultura escolar da época sob a denominação de Desenho Linear. Numa perspectiva da história das disciplinas escolares, incido o olhar sobre alguns aspectos que atravessam a “génese” da disciplina. Questiono o papel dos livros e dos manuais escolares de desenho no processo da construção disciplinar no sentido de perceber como estes se constituíram como dispositivos de enunciação da própria disciplina
id RCAP_219f24100b3b2487e310859321f0e8c7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linearDisciplina escolarManuais escolaresDesenhoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO texto retoma questões deslocadas de uma investigação histórica maior, cujo enfoque se centra na construção social da área curricular de educação artística. Toma para análise a disciplina de Educação Visual e Plástica numa fase particular da sua trajectória escolar, quando esta se inscreveu na cultura escolar da época sob a denominação de Desenho Linear. Numa perspectiva da história das disciplinas escolares, incido o olhar sobre alguns aspectos que atravessam a “génese” da disciplina. Questiono o papel dos livros e dos manuais escolares de desenho no processo da construção disciplinar no sentido de perceber como estes se constituíram como dispositivos de enunciação da própria disciplinaFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562; CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)Universidade do MinhoDias, Maria Flor20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53705por1645-7668info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:38.606145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear
title Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear
spellingShingle Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear
Dias, Maria Flor
Disciplina escolar
Manuais escolares
Desenho
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear
title_full Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear
title_fullStr Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear
title_full_unstemmed Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear
title_sort Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear
author Dias, Maria Flor
author_facet Dias, Maria Flor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Flor
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina escolar
Manuais escolares
Desenho
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Disciplina escolar
Manuais escolares
Desenho
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O texto retoma questões deslocadas de uma investigação histórica maior, cujo enfoque se centra na construção social da área curricular de educação artística. Toma para análise a disciplina de Educação Visual e Plástica numa fase particular da sua trajectória escolar, quando esta se inscreveu na cultura escolar da época sob a denominação de Desenho Linear. Numa perspectiva da história das disciplinas escolares, incido o olhar sobre alguns aspectos que atravessam a “génese” da disciplina. Questiono o papel dos livros e dos manuais escolares de desenho no processo da construção disciplinar no sentido de perceber como estes se constituíram como dispositivos de enunciação da própria disciplina
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/53705
url http://hdl.handle.net/1822/53705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7668
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132415558418432