Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/53705 |
Resumo: | O texto retoma questões deslocadas de uma investigação histórica maior, cujo enfoque se centra na construção social da área curricular de educação artística. Toma para análise a disciplina de Educação Visual e Plástica numa fase particular da sua trajectória escolar, quando esta se inscreveu na cultura escolar da época sob a denominação de Desenho Linear. Numa perspectiva da história das disciplinas escolares, incido o olhar sobre alguns aspectos que atravessam a “génese” da disciplina. Questiono o papel dos livros e dos manuais escolares de desenho no processo da construção disciplinar no sentido de perceber como estes se constituíram como dispositivos de enunciação da própria disciplina |
id |
RCAP_219f24100b3b2487e310859321f0e8c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53705 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linearDisciplina escolarManuais escolaresDesenhoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO texto retoma questões deslocadas de uma investigação histórica maior, cujo enfoque se centra na construção social da área curricular de educação artística. Toma para análise a disciplina de Educação Visual e Plástica numa fase particular da sua trajectória escolar, quando esta se inscreveu na cultura escolar da época sob a denominação de Desenho Linear. Numa perspectiva da história das disciplinas escolares, incido o olhar sobre alguns aspectos que atravessam a “génese” da disciplina. Questiono o papel dos livros e dos manuais escolares de desenho no processo da construção disciplinar no sentido de perceber como estes se constituíram como dispositivos de enunciação da própria disciplinaFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562; CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)Universidade do MinhoDias, Maria Flor20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53705por1645-7668info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:38.606145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear |
title |
Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear |
spellingShingle |
Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear Dias, Maria Flor Disciplina escolar Manuais escolares Desenho Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear |
title_full |
Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear |
title_fullStr |
Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear |
title_full_unstemmed |
Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear |
title_sort |
Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear |
author |
Dias, Maria Flor |
author_facet |
Dias, Maria Flor |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Maria Flor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina escolar Manuais escolares Desenho Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Disciplina escolar Manuais escolares Desenho Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O texto retoma questões deslocadas de uma investigação histórica maior, cujo enfoque se centra na construção social da área curricular de educação artística. Toma para análise a disciplina de Educação Visual e Plástica numa fase particular da sua trajectória escolar, quando esta se inscreveu na cultura escolar da época sob a denominação de Desenho Linear. Numa perspectiva da história das disciplinas escolares, incido o olhar sobre alguns aspectos que atravessam a “génese” da disciplina. Questiono o papel dos livros e dos manuais escolares de desenho no processo da construção disciplinar no sentido de perceber como estes se constituíram como dispositivos de enunciação da própria disciplina |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/53705 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/53705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-7668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132415558418432 |