Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9446 |
Resumo: | A discussão das tendências de educação é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a coaprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento intelectual, social e profissional do cidadão do futuro. O principal objetivo da presente reflexão é: caracterizar as diversas formas de coaprendizagem em cenários virtuais de aprendizagem. Apresentamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões dos estudos realizados previamente Barros, et al (2012); Barros (2013); Moreira, Barros e Monteiro (2013); Sanchez (2013). Os resultados trazem assim um contributo para as estratégias pedagógicas emergentes para a educação tanto formal como informal realizadas nos diversos cenários e espaços online do ensino superior. |
id |
RCAP_21c234615e63f99357bd03a6463155be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9446 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógicaCenários virtuaisCoaprendizagemEstratégias pedagógicasEnsino superiorVirtual settingsCo-learingTeaching strategiesHigher educationA discussão das tendências de educação é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a coaprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento intelectual, social e profissional do cidadão do futuro. O principal objetivo da presente reflexão é: caracterizar as diversas formas de coaprendizagem em cenários virtuais de aprendizagem. Apresentamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões dos estudos realizados previamente Barros, et al (2012); Barros (2013); Moreira, Barros e Monteiro (2013); Sanchez (2013). Os resultados trazem assim um contributo para as estratégias pedagógicas emergentes para a educação tanto formal como informal realizadas nos diversos cenários e espaços online do ensino superior.The discussion about trends in education is contextualized within the network society, where formal and informal co-learning are essential in intellectual, social and professional development of the citizen of the future. The main purpose of this analysis is to characterize the various forms of co-learning in virtual learning scenarios. We present a descriptive analysis supported by bibliographic references, reflections and discussions of previous studies: Barros, et al (2012); Barros (2013); Moreira Barros and Monteiro (2013); Sanchez (2013). The results show a contribution to the emerging pedagogical strategies in formal and informal education developed in various scenarios and online spaces in higher education.Repositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraRomero, Cristina SánchezMoreira, J. António2020-03-06T16:49:11Z20142020-03-05T10:57:36Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9446porcv-prod-1242733https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3453info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:32:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:14.279967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
title |
Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
spellingShingle |
Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica Barros, Daniela Melaré Vieira Cenários virtuais Coaprendizagem Estratégias pedagógicas Ensino superior Virtual settings Co-learing Teaching strategies Higher education |
title_short |
Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
title_full |
Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
title_fullStr |
Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
title_full_unstemmed |
Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
title_sort |
Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
author |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_facet |
Barros, Daniela Melaré Vieira Romero, Cristina Sánchez Moreira, J. António |
author_role |
author |
author2 |
Romero, Cristina Sánchez Moreira, J. António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira Romero, Cristina Sánchez Moreira, J. António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cenários virtuais Coaprendizagem Estratégias pedagógicas Ensino superior Virtual settings Co-learing Teaching strategies Higher education |
topic |
Cenários virtuais Coaprendizagem Estratégias pedagógicas Ensino superior Virtual settings Co-learing Teaching strategies Higher education |
description |
A discussão das tendências de educação é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a coaprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento intelectual, social e profissional do cidadão do futuro. O principal objetivo da presente reflexão é: caracterizar as diversas formas de coaprendizagem em cenários virtuais de aprendizagem. Apresentamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões dos estudos realizados previamente Barros, et al (2012); Barros (2013); Moreira, Barros e Monteiro (2013); Sanchez (2013). Os resultados trazem assim um contributo para as estratégias pedagógicas emergentes para a educação tanto formal como informal realizadas nos diversos cenários e espaços online do ensino superior. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2020-03-06T16:49:11Z 2020-03-05T10:57:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9446 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
cv-prod-1242733 https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135076831723520 |