Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3453 |
Resumo: | A discussão das tendências de educação é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a coaprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento intelectual, social e profissional do cidadão do futuro. O principal objetivo da presente reflexão é: caracterizar as diversas formas de coaprendizagem em cenários virtuais de aprendizagem. Apresentamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões dos estudos realizados previamente Barros, et al (2012); Barros (2013); Moreira, Barros e Monteiro (2013); Sanchez (2013). Os resultados trazem assim um contributo para as estratégias pedagógicas emergentes para a educação tanto formal como informal realizadas nos diversos cenários e espaços online do ensino superior.Palavras-chave: cenários virtuais, coaprendizagem, |
id |
UFS-3_8fba18f179ff43ecabe0390db6c95227 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3453 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógicaA discussão das tendências de educação é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a coaprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento intelectual, social e profissional do cidadão do futuro. O principal objetivo da presente reflexão é: caracterizar as diversas formas de coaprendizagem em cenários virtuais de aprendizagem. Apresentamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões dos estudos realizados previamente Barros, et al (2012); Barros (2013); Moreira, Barros e Monteiro (2013); Sanchez (2013). Os resultados trazem assim um contributo para as estratégias pedagógicas emergentes para a educação tanto formal como informal realizadas nos diversos cenários e espaços online do ensino superior.Palavras-chave: cenários virtuais, coaprendizagem,Revista Tempos e Espaços em Educação2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/345310.20952/revtee.v0i0.3453Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 77-88Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 14 (2014): Setembro-Dezembro; 77-88Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 77-88Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 77-882358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3453/3016Barros, Daniela Melaré VieiraRomero, Cristina SánchezMoreira, José Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:06Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3453Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:06Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
title |
Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
spellingShingle |
Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica Barros, Daniela Melaré Vieira |
title_short |
Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
title_full |
Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
title_fullStr |
Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
title_full_unstemmed |
Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
title_sort |
Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica |
author |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_facet |
Barros, Daniela Melaré Vieira Romero, Cristina Sánchez Moreira, José Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Romero, Cristina Sánchez Moreira, José Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira Romero, Cristina Sánchez Moreira, José Antonio |
description |
A discussão das tendências de educação é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a coaprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento intelectual, social e profissional do cidadão do futuro. O principal objetivo da presente reflexão é: caracterizar as diversas formas de coaprendizagem em cenários virtuais de aprendizagem. Apresentamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões dos estudos realizados previamente Barros, et al (2012); Barros (2013); Moreira, Barros e Monteiro (2013); Sanchez (2013). Os resultados trazem assim um contributo para as estratégias pedagógicas emergentes para a educação tanto formal como informal realizadas nos diversos cenários e espaços online do ensino superior.Palavras-chave: cenários virtuais, coaprendizagem, |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3453 10.20952/revtee.v0i0.3453 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3453 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.3453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3453/3016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 77-88 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 14 (2014): Setembro-Dezembro; 77-88 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 77-88 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 77-88 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181033816064 |