Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18041 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este relatório consiste na descrição e análise crítica e reflexiva do processo de formação profissional da mestranda, relevando o desenvolvimento de um plano de ação nos contextos de Educação Pré-Escolar com crianças de cinco e seis anos, e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com crianças de nove e dez anos. Realça-se que a prática no contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) não se desenvolveu conforme no contexto do 1.º CEB, tendo sido desenvolvidos apenas momentos pontuais de contacto à distância com as crianças, dadas as circunstâncias provenientes da pandemia que desolou Portugal e o Mundo. No decorrer de todo o trabalho, revelou-se uma enorme importância do trabalho colaborativo entre a equipa educativa, mais concretamente entre o par pedagógico, as supervisoras institucionais, as docentes cooperantes e o pessoal não docente da instituição de estágio, sendo esta colaboração uma base importantíssima na duração de toda a prática educativa. Para além disso, no decurso da prática educativa apresentou-se uma aproximação à metodologia de investigação-ação, nomeadamente as etapas de observação, planificação, avaliação e reflexão, vinculadas com referentes teóricos e legais, tal como, com a ação pedagógica da autora do presente relatório. Ressaltando a importância da reflexão contínua acerca da prática educativa, a mestranda evidencia ao longo do processo, a procura de uma postura indagadora e crítica que agilize não só o seu constante crescimento profissional, mas também a construção de aprendizagens por parte das crianças. |
id |
RCAP_b1760f95b021a0970ae5af890f5ac6b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18041 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioEducaçãoEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-AçãoEnsino à distânciaEducationPre-school1.º Cycle of Basic EducationAction researchDistance teachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este relatório consiste na descrição e análise crítica e reflexiva do processo de formação profissional da mestranda, relevando o desenvolvimento de um plano de ação nos contextos de Educação Pré-Escolar com crianças de cinco e seis anos, e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com crianças de nove e dez anos. Realça-se que a prática no contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) não se desenvolveu conforme no contexto do 1.º CEB, tendo sido desenvolvidos apenas momentos pontuais de contacto à distância com as crianças, dadas as circunstâncias provenientes da pandemia que desolou Portugal e o Mundo. No decorrer de todo o trabalho, revelou-se uma enorme importância do trabalho colaborativo entre a equipa educativa, mais concretamente entre o par pedagógico, as supervisoras institucionais, as docentes cooperantes e o pessoal não docente da instituição de estágio, sendo esta colaboração uma base importantíssima na duração de toda a prática educativa. Para além disso, no decurso da prática educativa apresentou-se uma aproximação à metodologia de investigação-ação, nomeadamente as etapas de observação, planificação, avaliação e reflexão, vinculadas com referentes teóricos e legais, tal como, com a ação pedagógica da autora do presente relatório. Ressaltando a importância da reflexão contínua acerca da prática educativa, a mestranda evidencia ao longo do processo, a procura de uma postura indagadora e crítica que agilize não só o seu constante crescimento profissional, mas também a construção de aprendizagens por parte das crianças.This report was written within the scope of the curricular unit of Supervised Educational Practice (PES), included in the course plan of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching, of the School of Education of the Polytechnic of Porto. This report consists of the description and critical and reflective analysis of the process of professional training of the master's student, highlighting the development of an action plan in the contexts of Pre-School Education with children aged five and six years, and Teaching in the 1.º Cycle of Basic Education (CEB) with children aged nine and ten years. It should be noted that the practice in the context of Pre-School Education (EPE) was not developed as in the context of Primary School, having been developed only occasional moments of distance contact with children, given the circumstances arising from the pandemic that devastated Portugal and the world. Throughout the work, it was revealed an enormous importance of collaborative work between the educational team, more specifically between the pedagogical pair, the institutional supervisors, the cooperating teachers and the non-teaching staff of the internship institution, this collaboration being an extremely important basis in the duration of the whole educational practice. Furthermore, during the educational practice, an approach to the action research methodology was presented, namely the stages of observation, planning, evaluation, and reflection, linked to theoretical and legal references, as well as to the master's student's pedagogical action. Highlighting the importance of continuous reflection on the educational practice, the student shows throughout the process, the search for an inquiring and critical attitude that speeds up not only her constant professional growth, but also the construction of learning on the part of the children.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSimões, Inês de Oliveira2021-06-11T13:23:46Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18041TID:202775283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:36.961194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Simões, Inês de Oliveira Educação Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Investigação-Ação Ensino à distância Education Pre-school 1.º Cycle of Basic Education Action research Distance teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Simões, Inês de Oliveira |
author_facet |
Simões, Inês de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Inês de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Investigação-Ação Ensino à distância Education Pre-school 1.º Cycle of Basic Education Action research Distance teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Investigação-Ação Ensino à distância Education Pre-school 1.º Cycle of Basic Education Action research Distance teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este relatório consiste na descrição e análise crítica e reflexiva do processo de formação profissional da mestranda, relevando o desenvolvimento de um plano de ação nos contextos de Educação Pré-Escolar com crianças de cinco e seis anos, e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com crianças de nove e dez anos. Realça-se que a prática no contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) não se desenvolveu conforme no contexto do 1.º CEB, tendo sido desenvolvidos apenas momentos pontuais de contacto à distância com as crianças, dadas as circunstâncias provenientes da pandemia que desolou Portugal e o Mundo. No decorrer de todo o trabalho, revelou-se uma enorme importância do trabalho colaborativo entre a equipa educativa, mais concretamente entre o par pedagógico, as supervisoras institucionais, as docentes cooperantes e o pessoal não docente da instituição de estágio, sendo esta colaboração uma base importantíssima na duração de toda a prática educativa. Para além disso, no decurso da prática educativa apresentou-se uma aproximação à metodologia de investigação-ação, nomeadamente as etapas de observação, planificação, avaliação e reflexão, vinculadas com referentes teóricos e legais, tal como, com a ação pedagógica da autora do presente relatório. Ressaltando a importância da reflexão contínua acerca da prática educativa, a mestranda evidencia ao longo do processo, a procura de uma postura indagadora e crítica que agilize não só o seu constante crescimento profissional, mas também a construção de aprendizagens por parte das crianças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-11T13:23:46Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18041 TID:202775283 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18041 |
identifier_str_mv |
TID:202775283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131466506960896 |