Relatório de Estágio de Raquel Alexandra Ferreira Gonçalves
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20740 |
Resumo: | O presente documento, inserido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, espelha o percurso formativo vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, pretendendo, assim, evidenciar o crescimento pessoal e profissional ocorrido, numa perspetiva da construção colaborativa dos saberes profissionais. Apresenta-se, portanto, o processo de construção de identidade profissional, no qual se reflete as competências desenvolvidas e as aprendizagens vivenciadas e alcançadas, integrando e construindo saberes experienciais e compreendendo uma reflexão crítica e contextualizada numa melhoria contínua do perfil profissional. Este processo formativo permitiu reunir os referenciais teóricos e legais compreendidos ao longo do estudo académico, mobilizando conhecimentos teóricos, científicos e pedagógicos, o que possibilitou a realização de práticas fundamentadas e reflexões críticas no processo de ensino e de aprendizagem das crianças e da própria díade, como o facto de valorizarem as suas diferenças e particularidades criando momentos de aprendizagens significativas para o crescimento dessas competências. O saber da praxis foi enriquecido sobretudo pelo trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais. Assim, as etapas da Metodologia de Investigação-Ação, numa sequência de observação, planificação, ação e reflexão, e o modelo socioconstrutivista, base da construção social do conhecimento profissional, contribuirão para o desenvolvimento de um perfil docente indagador e reflexivo, no qual se articulou a os fundamentos teóricos com a prática. Além disso, importa destacar o perfil duplo do docente, devendo, este, consciencializar e refletir acerca dos parâmetros educativos (Oliveira & Formosinho, 2016). |
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Relatório de Estágio de Raquel Alexandra Ferreira GonçalvesPrática educativa supervisionadaMetodologia de investigação-açãoEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoEducaçãoDocenteSupervised Educational PracticeAction-research methodologyPre-school Education1st Cycle of Basic EducationEducationTeacherDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento, inserido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, espelha o percurso formativo vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, pretendendo, assim, evidenciar o crescimento pessoal e profissional ocorrido, numa perspetiva da construção colaborativa dos saberes profissionais. Apresenta-se, portanto, o processo de construção de identidade profissional, no qual se reflete as competências desenvolvidas e as aprendizagens vivenciadas e alcançadas, integrando e construindo saberes experienciais e compreendendo uma reflexão crítica e contextualizada numa melhoria contínua do perfil profissional. Este processo formativo permitiu reunir os referenciais teóricos e legais compreendidos ao longo do estudo académico, mobilizando conhecimentos teóricos, científicos e pedagógicos, o que possibilitou a realização de práticas fundamentadas e reflexões críticas no processo de ensino e de aprendizagem das crianças e da própria díade, como o facto de valorizarem as suas diferenças e particularidades criando momentos de aprendizagens significativas para o crescimento dessas competências. O saber da praxis foi enriquecido sobretudo pelo trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais. Assim, as etapas da Metodologia de Investigação-Ação, numa sequência de observação, planificação, ação e reflexão, e o modelo socioconstrutivista, base da construção social do conhecimento profissional, contribuirão para o desenvolvimento de um perfil docente indagador e reflexivo, no qual se articulou a os fundamentos teóricos com a prática. Além disso, importa destacar o perfil duplo do docente, devendo, este, consciencializar e refletir acerca dos parâmetros educativos (Oliveira & Formosinho, 2016).This document, which is part of the Supervised Educational Practice Curricular Unit, reflects the formative journey experienced in the contexts of Pre-school Education and Primary School, and intends to highlight the personal and professional growth that occurred, from the perspective of the collaborative construction of professional knowledge. Therefore, the process of building professional identity is presented, in which the skills developed and the learning experienced and achieved are reflected, integrating and building experience knowledge and comprising a critical and contextualized reflection on a continuous improvement of the professional profile. This formative process allowed us to bring together the theoretical and legal references understood throughout the academic study, mobilizing theoretical, scientific, and pedagogical knowledge, which enabled us to carry out well-founded practices and critical reflections in the teaching and learning process of the children and the dyad itself, such as valuing their differences and particularities by creating significant learning moments for the growth of these skills. The knowledge of praxis was mainly improved by the collaborative work developed between the dyad, the cooperating teachers, the children and the institutional supervisors. In this way, the stages of the Action-Research Methodology, in a sequence of observation, planning, action and reflection, and the socioconstructivist model, the basis for the social construction of professional knowledge, will contribute to the development of an inquiring and reflective teacher profile, in which the theoretical foundations were articulated with practice. In addition, it is important to emphasize the dual profile of the teacher, who should be aware of and reflect on the educational parameters (Oliveira & Formosinho, 2016).Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, PaulaFérias, Ana RitaMota, Maria CândidaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Raquel Alexandra Ferreira2022-07-29T08:45:24Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20740TID:203090497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:49.884027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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