Prevenir o cyberbullying
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1906 |
Resumo: | O cyberbullying é um tema relativamente recente e envolve o uso das tecnologias digitais por crianças e adolescentes com o intuito de promover constrangimento moral ou psicológico, sobretudo entre pares. No âmbito do projecto do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco pretendo caracterizar o comportamento cyberbullying e alertar sobre os riscos de tal prática no desenvolvimento e saúde física, social e psicológica de crianças e adolescentes, bem como consciencializar sobre a possível dimensão e alcance dessa prática. O presente projecto tem como objectivo explorar e definir as características do cyberbullying e os conhecimentos dos pais e de crianças do 2º ciclo face ao mesmo. Na sua componente teórica, é feita uma exploração dos conceitos de bullying, cibercultura e cyberbullying e também uma abordagem à prevenção e Intervenção em Portugal, neste sentido segue-se a implementação do projecto de investigação tendo em vista os pais das crianças de diferentes agrupamentos do 2º ciclo. |
id |
RCAP_21d0791c60feb23846dd5be56da0e8e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1906 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prevenir o cyberbullyingBullyingCyberbullyingCiberculturaEscolaParesPaisO cyberbullying é um tema relativamente recente e envolve o uso das tecnologias digitais por crianças e adolescentes com o intuito de promover constrangimento moral ou psicológico, sobretudo entre pares. No âmbito do projecto do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco pretendo caracterizar o comportamento cyberbullying e alertar sobre os riscos de tal prática no desenvolvimento e saúde física, social e psicológica de crianças e adolescentes, bem como consciencializar sobre a possível dimensão e alcance dessa prática. O presente projecto tem como objectivo explorar e definir as características do cyberbullying e os conhecimentos dos pais e de crianças do 2º ciclo face ao mesmo. Na sua componente teórica, é feita uma exploração dos conceitos de bullying, cibercultura e cyberbullying e também uma abordagem à prevenção e Intervenção em Portugal, neste sentido segue-se a implementação do projecto de investigação tendo em vista os pais das crianças de diferentes agrupamentos do 2º ciclo.The cyberbullying is a relatively recent and involves the use of digital technologies by children and adolescents with the aim of promoting moral or psychological embarrassment, especially among peers. Under the draft of the Master in Psychosocial Intervention with Children and Youth at Risk cyberbullying intend to characterize the behavior and warn of the risks of such practice in the development and physical health, social and psychological care of children and adolescents as well as raise awareness about the possible size and scope of this practice. This project aims to explore and define the characteristics of cyberbullying and knowledge of parents and children from the 2nd cycle over the same. In its theoretical component, is made an exploration of the concepts of bullying, cyberbullying and cyber culture and also an approach to prevention and intervention in Portugal, in this sense it follows the implementation of the research project aimed at parents of children from different groups of 2 cycle.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRego, BelmiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, Elisa Maria de Oliveira2013-11-20T09:33:42Z2011-052011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1906porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:11Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:11.763010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevenir o cyberbullying |
title |
Prevenir o cyberbullying |
spellingShingle |
Prevenir o cyberbullying Pinto, Elisa Maria de Oliveira Bullying Cyberbullying Cibercultura Escola Pares Pais |
title_short |
Prevenir o cyberbullying |
title_full |
Prevenir o cyberbullying |
title_fullStr |
Prevenir o cyberbullying |
title_full_unstemmed |
Prevenir o cyberbullying |
title_sort |
Prevenir o cyberbullying |
author |
Pinto, Elisa Maria de Oliveira |
author_facet |
Pinto, Elisa Maria de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rego, Belmiro Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Elisa Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Cyberbullying Cibercultura Escola Pares Pais |
topic |
Bullying Cyberbullying Cibercultura Escola Pares Pais |
description |
O cyberbullying é um tema relativamente recente e envolve o uso das tecnologias digitais por crianças e adolescentes com o intuito de promover constrangimento moral ou psicológico, sobretudo entre pares. No âmbito do projecto do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco pretendo caracterizar o comportamento cyberbullying e alertar sobre os riscos de tal prática no desenvolvimento e saúde física, social e psicológica de crianças e adolescentes, bem como consciencializar sobre a possível dimensão e alcance dessa prática. O presente projecto tem como objectivo explorar e definir as características do cyberbullying e os conhecimentos dos pais e de crianças do 2º ciclo face ao mesmo. Na sua componente teórica, é feita uma exploração dos conceitos de bullying, cibercultura e cyberbullying e também uma abordagem à prevenção e Intervenção em Portugal, neste sentido segue-se a implementação do projecto de investigação tendo em vista os pais das crianças de diferentes agrupamentos do 2º ciclo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05 2011-05-01T00:00:00Z 2013-11-20T09:33:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1906 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130877405429760 |