A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/20947 |
Resumo: | A prática de ensino supervisionada desenvolvida na Academia d’Artes de Cinfães, permitiu gerar e desenvolver o estudo de caso com o tema “A relação Escola/Família – Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical”, convertendo-se este numa Investigação-Ação. No que diz respeito à Investigação: procurámos dar resposta à problemática quanto à Ação: realizaram-se um conjunto de atividades com objetivo de promover um maior envolvimento dos encarregados de educação no processo da aprendizagem musical dos seus educandos. A Ação desenvolvida permitiu concluir que os Encarregados de Educação envolveram-se mais no desenvolvimento das aprendizagens musicais dos seus educandos ao mesmo tempo que percepcionaram a necessidade de um acompanhamento destes no que respeita ao Ensino Vocacional. A investigação permitiu perceber que a envolvência dos Encarregados de Educação no processo educativo dos educandos é maior nas idades mais baixas e que existiu uma evolução positiva desta envolvência desde o início do ano letivo e com o decorrer das ações realizadas. |
id |
RCAP_21d0f85572e437fe6fe1c0c9ba0eb744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20947 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de CinfãesIniciação Musical, Envolvimento, Encarregados de EducaçãoA prática de ensino supervisionada desenvolvida na Academia d’Artes de Cinfães, permitiu gerar e desenvolver o estudo de caso com o tema “A relação Escola/Família – Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical”, convertendo-se este numa Investigação-Ação. No que diz respeito à Investigação: procurámos dar resposta à problemática quanto à Ação: realizaram-se um conjunto de atividades com objetivo de promover um maior envolvimento dos encarregados de educação no processo da aprendizagem musical dos seus educandos. A Ação desenvolvida permitiu concluir que os Encarregados de Educação envolveram-se mais no desenvolvimento das aprendizagens musicais dos seus educandos ao mesmo tempo que percepcionaram a necessidade de um acompanhamento destes no que respeita ao Ensino Vocacional. A investigação permitiu perceber que a envolvência dos Encarregados de Educação no processo educativo dos educandos é maior nas idades mais baixas e que existiu uma evolução positiva desta envolvência desde o início do ano letivo e com o decorrer das ações realizadas.Andrade, AlexandreRepositório ComumVaz, Pedro2018-02-01T17:23:22Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20947TID:201840715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:12.145037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães |
title |
A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães |
spellingShingle |
A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães Vaz, Pedro Iniciação Musical, Envolvimento, Encarregados de Educação |
title_short |
A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães |
title_full |
A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães |
title_fullStr |
A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães |
title_full_unstemmed |
A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães |
title_sort |
A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães |
author |
Vaz, Pedro |
author_facet |
Vaz, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Alexandre Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação Musical, Envolvimento, Encarregados de Educação |
topic |
Iniciação Musical, Envolvimento, Encarregados de Educação |
description |
A prática de ensino supervisionada desenvolvida na Academia d’Artes de Cinfães, permitiu gerar e desenvolver o estudo de caso com o tema “A relação Escola/Família – Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical”, convertendo-se este numa Investigação-Ação. No que diz respeito à Investigação: procurámos dar resposta à problemática quanto à Ação: realizaram-se um conjunto de atividades com objetivo de promover um maior envolvimento dos encarregados de educação no processo da aprendizagem musical dos seus educandos. A Ação desenvolvida permitiu concluir que os Encarregados de Educação envolveram-se mais no desenvolvimento das aprendizagens musicais dos seus educandos ao mesmo tempo que percepcionaram a necessidade de um acompanhamento destes no que respeita ao Ensino Vocacional. A investigação permitiu perceber que a envolvência dos Encarregados de Educação no processo educativo dos educandos é maior nas idades mais baixas e que existiu uma evolução positiva desta envolvência desde o início do ano letivo e com o decorrer das ações realizadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-02-01T17:23:22Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/20947 TID:201840715 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/20947 |
identifier_str_mv |
TID:201840715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134916464607232 |