A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Pedro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/20947
Resumo: A prática de ensino supervisionada desenvolvida na Academia d’Artes de Cinfães, permitiu gerar e desenvolver o estudo de caso com o tema “A relação Escola/Família – Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical”, convertendo-se este numa Investigação-Ação. No que diz respeito à Investigação: procurámos dar resposta à problemática quanto à Ação: realizaram-se um conjunto de atividades com objetivo de promover um maior envolvimento dos encarregados de educação no processo da aprendizagem musical dos seus educandos. A Ação desenvolvida permitiu concluir que os Encarregados de Educação envolveram-se mais no desenvolvimento das aprendizagens musicais dos seus educandos ao mesmo tempo que percepcionaram a necessidade de um acompanhamento destes no que respeita ao Ensino Vocacional. A investigação permitiu perceber que a envolvência dos Encarregados de Educação no processo educativo dos educandos é maior nas idades mais baixas e que existiu uma evolução positiva desta envolvência desde o início do ano letivo e com o decorrer das ações realizadas.
id RCAP_21d0f85572e437fe6fe1c0c9ba0eb744
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de CinfãesIniciação Musical, Envolvimento, Encarregados de EducaçãoA prática de ensino supervisionada desenvolvida na Academia d’Artes de Cinfães, permitiu gerar e desenvolver o estudo de caso com o tema “A relação Escola/Família – Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical”, convertendo-se este numa Investigação-Ação. No que diz respeito à Investigação: procurámos dar resposta à problemática quanto à Ação: realizaram-se um conjunto de atividades com objetivo de promover um maior envolvimento dos encarregados de educação no processo da aprendizagem musical dos seus educandos. A Ação desenvolvida permitiu concluir que os Encarregados de Educação envolveram-se mais no desenvolvimento das aprendizagens musicais dos seus educandos ao mesmo tempo que percepcionaram a necessidade de um acompanhamento destes no que respeita ao Ensino Vocacional. A investigação permitiu perceber que a envolvência dos Encarregados de Educação no processo educativo dos educandos é maior nas idades mais baixas e que existiu uma evolução positiva desta envolvência desde o início do ano letivo e com o decorrer das ações realizadas.Andrade, AlexandreRepositório ComumVaz, Pedro2018-02-01T17:23:22Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20947TID:201840715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:12.145037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães
title A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães
spellingShingle A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães
Vaz, Pedro
Iniciação Musical, Envolvimento, Encarregados de Educação
title_short A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães
title_full A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães
title_fullStr A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães
title_full_unstemmed A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães
title_sort A relação Escola/Família - Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical: Estudo de caso na Academia d’Artes de Cinfães
author Vaz, Pedro
author_facet Vaz, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Alexandre
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação Musical, Envolvimento, Encarregados de Educação
topic Iniciação Musical, Envolvimento, Encarregados de Educação
description A prática de ensino supervisionada desenvolvida na Academia d’Artes de Cinfães, permitiu gerar e desenvolver o estudo de caso com o tema “A relação Escola/Família – Contributos para o sucesso da disciplina de Iniciação Musical”, convertendo-se este numa Investigação-Ação. No que diz respeito à Investigação: procurámos dar resposta à problemática quanto à Ação: realizaram-se um conjunto de atividades com objetivo de promover um maior envolvimento dos encarregados de educação no processo da aprendizagem musical dos seus educandos. A Ação desenvolvida permitiu concluir que os Encarregados de Educação envolveram-se mais no desenvolvimento das aprendizagens musicais dos seus educandos ao mesmo tempo que percepcionaram a necessidade de um acompanhamento destes no que respeita ao Ensino Vocacional. A investigação permitiu perceber que a envolvência dos Encarregados de Educação no processo educativo dos educandos é maior nas idades mais baixas e que existiu uma evolução positiva desta envolvência desde o início do ano letivo e com o decorrer das ações realizadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-02-01T17:23:22Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/20947
TID:201840715
url http://hdl.handle.net/10400.26/20947
identifier_str_mv TID:201840715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134916464607232